domingo, 26 de agosto de 2012

VOTO CONSCIENTE - Prof. Arnaldo Cândido

                       Prof. Arnaldo Cândido

            Na teoria, a escolhas daqueles que seriam nossos representantes deviam ser exemplos de:

             Honestidade. Que combatessem a corrupção, e não, que fossem os primeiros a incentivá-la comprando votos. que fiscalizassem com imparcialidade, e não, que  já definissem  uma posição, de direita ou esquerda, situação ou oposição,  antes mesmo de serem ou não eleitos.

             Sabedoria, Que soubessem apresentar soluções para os problemas  sociais, e não que ficassem a todo tempo mudando nomes de ruas ou procurando pessoas para receberem titulo de cidadão, que realmente entendessem o seu papel, que conhecessem a lei orgânica do município, que  mostrassem verdadeiramente  ser sábios, e não sabidos ( pessoas dissimuladas que tentam  levar vantagem em tudo).  e desta arte a nossa politica esta cheia.

            Liderança.    Não é o autoritarismo que muitos tem, os verdadeiros lideres conquistam sua posição,  e não a  compram , como muitos , mostrando assim que na verdade  não deveriam se quer estar buscando esta posição. Os  líderes respeitam as opiniões e até mesmo as divergências, pois através destas extraem lições que servem cada vez mais para o seu crescimento, não se sentem desrespeitados quando são questionados, verdadeiros lideres são sempre os primeiros a dar o exemplo.

             Coerência ,    Que um dia defendem uma coisa, no outro, mudam completamente o discurso, somente o discurso, porque na verdade nunca tiveram uma posição definida, são mercenários, e na medida da oferta apoiam quem lhes garantir maior vantagem.

             Sensibilidade.  São ditadores que se apropriam  de cargos, secretarias ou entidades publicas para oprimirem e chantagearem aqueles que destas  precisam, tornando-os cativos,  sobre a recompensa de serem atendidos, ou penalizados, dependendo da posição que tomarem, Homens sem limites, que desrespeitam funcionários, ignoram leis, insensíveis  aos enfermos, idosos, ou pobres, vivem no engano e na mentira, sem temerem a verdade e a justiça.

            Poderia ainda citar diversas outras qualidades, que deveriam ser encontradas em pessoas que almejam esta liderança, qualidades estas  que nos deixaria certamente mais tranquilos,  quando estes tivessem que nos defender ou representar, mas em vez disto o que nos vemos no cenário político é quase sempre o oposto da teoria, Homens inchados de soberba, prepotência e altivez, vivem em  envoltos em conchavos politiqueiros no emaranhado  de mentiras corrupção e falsidades, não respeitam famílias, nem o passado, mancham , ou pelo menos tentam manchar a reputação de quem ainda tem. É um vale tudo, o que importa é conseguir os objetivos pessoais.

            É lamentável ver o cenário político,  em que vivemos, os que conseguem ocupar os cargos são  quase sempre os mesmos,  homens corruptos, carregados de processos, diante de uma justiça que  quando não é conivente, perde a credibilidade na morosidade, punições que parecem nunca atingi-los, por  tudo isso e diante desta impunidade, muitos  até zombam, perderam o temor e o respeito, e acham que se tornaram superior aos demais e comuns cidadãos.

           Mas temos em nossas mãos a  solução para arrancar, e extirpar  este tipo de câncer.  É através da manifestação livre, consciente, democrática e secreta. Seu “VOTO”. Através  deste instrumento tão poderoso que eles tentam a todo custo negociar, e como mercadoria de valor só perde, ou fica sem ela quem vende, portanto não negocie seu voto, com certeza você vai precisar dele, quando for cobrar as promessas não cumpridas.  Talvez  seria utopia encontrar pessoas que detenham todas estas qualidades, mas isto não nos o direito de desperdiçarmos, votando em qualquer um, mas do que valor, temos que ter a consciência que nosso voto tem consequências, positivas ou negativas, portanto, podemos fazer  através do  voto aquilo que esperamos que a justiça ou o dinheiro façam.
              


                                           Prof. Arnaldo Cândido
                                                                              

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu prof.Arnaldo! seria bom que todos eleitores de indp´s tivesse a curiosidade de ler seu comentário.

de: César Filho, Aluno do Colégio santana

Postar um comentário