quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Compra de votos nas eleições: Retenção de títulos e documentos de identidade de eleitor. - Por Prof. Antonio Carlos


Diante do cenário atual, a participação de cada eleitor no processo eletivo é de  grande importância, pois cidadania se faz assumindo a responsabilidade na promoção do bem comum e na escolha livre e consciente dos candidatos aos cargos públicos.

A presença do grande número de partidos políticos, de candidatos de todo tipo de caráter, o desafio está em escolher corretamente, buscar critérios de escolha, conhecer a vida e a história deles, para não ser enganado por maus políticos.

Entre os crimes eleitorais, principalmente de compra de votos um que pode está sendo usado em nossa cidade é o de “Pedir indevidamente o seu titulo de eleitor ”.

Veja como funciona, o candidato não tem proposta e sabe que o eleitor que vende seu voto pode na hora mudar e votar em outro, daí ele paga para o eleitor para ficar com seu titulo eleitoral e um documento de identidade, sendo que depois do dia da eleição será devolvido os documentos. Com o documento de identidade busca-se mecanismos para fraudar colocando uma foto de um “laranja” mais ou menos com a idade do titular. Daí na hora de votar fica fácil.

Portanto não entregue seu titulo de eleitor a ninguém, isso pode lhe causar problemas diante da Justiça Eleitoral e provavelmente multa por não ir votar. O seu voto não pode ser vendido e nem comprado, porque corrupto é tanto aquele que compra como aquele que vende. O que um candidato como essa mentalidade pode fazer de bom para sua cidade?

Você que não concorda com esse tipo de candidato denuncie com alguma prova em mãos, use seu celular, sua câmera digital, fotografe e grave, registre os fatos e ligue para o Ministério Publico Eleitoral na Comarca de Independência por e-mail:www.tre-ce.jus.br ou presencialmente na Rua Santos Dumont – 166, Centro – Independência-CE.                            fone: (88) 3675 1380


Nenhum comentário:

Postar um comentário