HISTÓRICO DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL ENTRE OS MUNICÍPIOS DE
CRATEÚS E INDEPENDÊNCIA.
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Espaço Cultural História Viva - Antiga RFFSA. |
Cuida-se o presente estudo de histórico da estrada
de ferro construída pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA – RFFSA
entre os Municípios de Crateús e Independência.
Inicialmente o projeto de implantação/construção do
trecho ferro viário, era de Piquet Carneiro/Crateús.
Inicialmente coube ao então Ministério de Viação e
Obras Públicas, posteriormente Ministério dos Transportes.
Por força da Portaria nº 336, de 28 de Maio de 1952,
foi aprovado o projeto para implantação/construção dos 48kms de Crateús a
Independência.
Os estudos do trecho de Independência para Crateús,
foram feitos pelo Dr. Francisco Aires Coelho Cintra, no período de outubro e
novembro de 1951, enquanto que os estudos de Piquet Carneiro para Independência
foram executados pelos Drs. José Corrêa Costa e Francisco Aires Coelho Cintra,
tendo início em outubro de 1951 e seu término em junho de 1952.
O trecho projetado de Crateús para Independência e
aprovado pela Portaria à epígrafe, foi locada pelo senhor Durval Borges.
A Estação da RFFSA(Batalhão) era ponto de encontro. |
Coube, por sua vez, as construtoras Castro &
Ferreira e Langer a execução dos serviços, esta com sede em Fortaleza e aquela
em Recife, Pernambuco.
O trecho ferroviário (Crateús) – Piquet Carneiro foi
delegado ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção por convênio entre o
antigo Ministério de Viação e Obras Públicas e o antigo Ministério da Guerra,
datado de 07 de Junho de 1955.
Contudo, cabe aqui registrar, que a ferrovia Crateús
– Piquet Carneiro , tinha uma extensão de 181,00 km.
A infra-estrutura teve início no Km 0,00 (Crateús)
ao km 50,00 (Independência), com obras
de artes especiais.
- Ponte Tourão no Km 2,00 com 52 metros de
comprimento (Crateús)
- Pontilhão Dezoito no Km 18 com 10 metros de
comprimento (idem)
- Ponte Adão no KM 23,00 com 80,00 metros de
comprimento. (idem).
- Ponte Riacho Madeira no Km 27,00 com 10 metros de
comprimento. (independência)
- Ponte Cunha no Km 30,00 com 10,00 metros de
comprimento. (idem)
A ponte Adão, no KM 23 com 80 metros de comprimento
é de encher os olhos, pela sua grandiosidade. Parece-nos que foi construída
ontem.
No Km 23,00 (Adão), tinha um posto telegráfico; 2
casas de mestre de linha; 3 casas para trabalhador; casa de força e caixa
d’água com capacidade de 35.000 m³.
No Km 50 (esplanada ferroviária de Independência)
foram construídos:
Uma Estação de 3º classe
Uma casa para Agente
Uma casa para Mestre de Linha
Quatro casas para trabalhador
Uma casa de Força (energia)
Uma caixa d`água com capacidade para 35.000 litros.
Na esplanada de Independência, foram edificados os
seguintes prédios:
Armazém
Depósito (centro pastoral)
Alojamento
Casa de força e luz.
Homens trabalhando na construção da linha férrea. |
Com efeito, em 26 de Novembro de 1975 o 1º
Grupamento de Engenharia de Construção entrega a RFFSA, sistema regional de
Recife, faz entrega da obra sem compromisso de qualquer natureza com terceiros,
inclusive sem ônus de qualquer espécie.
É importante ressaltar, que os prejuízos dos
proprietários do Km 0 (Crateús) ao KM 50 (Independência) foram enormes, visto
que os mesmos tiveram suas propriedades rurais utilizadas sem o devido processo
legal de desapropriação.
Com efeito, o 4º BEC, fez uma cessão de material
metálico (trilhos) da superestrutura de aproximadamente 46 Km do sub-trecho
Crateús-Independência para a 2ª Divisão-Cearense, no trecho Crateús-Oititica.
Desse modo, os cortes e aterros executados não foram
mais conservados estando a merecer praticamente todo o serviço de recuperação.
Após o termo de entrega sem qualquer ônus de
qualquer espécie, começaram a destruição em massa do trecho
Crateús/Independência dos dormentes, além da retirada dos trilhos do
remanescente de 4 km.
Os cortes e os aterros apresentam muita erosão.
Nas proximidades de Independência há um corte com uma extensão de mais ou menos
um KM, com profundidade de cerca de 8 metros na pedra.
Registre-se, por fim, que existe nesta cidade muitos
funcionários e pensionistas dos ex-funcionários da REFFSA.
Na época da conclusão do trecho, na estação de
Independência, existia o seguinte letreiro:
IV EXÉRCITO
1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA
4º QUARTO BATALHÃO DE
ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO
INDEPENDÊNCIA
Um comentário:
Lembranças inesquecíveis desse local quando eu ainda era um garoto nos anos 60... se eu fosse contar minha história de vida nesse lugar onde nascí, mesmo morando nele só até aos 14 anos de idade, com certeza eu ficaria dias e dias aqui teclando... Um forte abraço a todos os meus Conterraneos e familiares de Independência.
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