PERSONALIDADE DO ANO

-->

Joaquim Augusto Bezerra – Personalidade do Ano de 2014 – Prêmio Saci 2014


Sr. Joaquim Augusto Bezerra foi exemplo de administrador, no dia 25 de março de 1955 a 25 de março de 1959, assumiu a câmara municipal foi o vereador mais votado, foi eleito Presidente da Câmara durante os 4 anos seguindo, amigo do Dep. Aquiles Peres Mota foi o principal articulador da emancipação de Novo Oriente, a sessão aconteceu no dia 11 de maio de 1957. Sempre ajudou a administrar com competência e eficiência as obras realizadas no município.

Foi candidato a prefeito pelo Partido União Democrática Nacional (UDN) toda campanha direcionada para as classes mais humildes. Suas metas durante a campanha foram:


  • Preocupação com o homem do campo;

  • Construção de escolas na zona urbana e rural;

  • Escolas rurais para os filhos dos agricultores;

  • Instalação do 1º Posto de Saúde de Independência;


  • Luz elétrica;


  • Conservação das estradas;

  • Apoio ao Comercio;


  • Construções de açudes para o combate a seca;

  • Arborização na cidade;


  • Salário digno para o funcionalismo.

    È um Homem de Visão, o povo reconheceu seu trabalho a frente do legislativo, foi eleito Prefeito de Independência, aumentando sue responsabilidade de Homem Público, sua posse foi uma festa no Salão Paroquial, dezena de pessoas compareceram na posse.
Na manhã no dia 25 de março de 1963, deu-se inicio de umas das administrações mais progressista que o município já teve, com sua "Visão de Futuro" o Sr. Joaquim Augusto deu um “salto” para o progresso jamais visto no município.

Foi uma administração com o compromisso social, vejamos algumas das obras realizadas pelo o Sr. Joaquim Augusto:


  • Instalação e Funcionamento do 1º Posto de Saúde do município;


  • Vinda do 1º Médico;


  • Criou a Secr. Da Agricultura, Indústria e Comercio (SAIC);


  • Contratou um especialista na área da Agricultura (Dr. José Lopes Chaves);


  • Banheira Carrapaticida;


  • Balança de pesagem de gado;

  • Construção de um aterro e um bueiro na rua cap. Mota (hoje rua Cel. Senhor Pires);

  • Colocou telefones e geradores de energia na zona rural;

  • Construiu vários cacimbões;

  • Construção do Cemitério São Joaquim;

  • Construção de Escolas;

  • Construção do Campo de Pouso.
E de acordo com o jornal “O Estado” construiu “umas das mais belas praças infantil do estado do Ceará” o Parque Infantil D. Luiza Távora, que contou com a presença do Governador Virgilio Távora.

A ONG História Viva tem a obrigação de resgatar essa belíssima historia de uns dos homens que mais contribuíram para o progresso da região dos Inhamuns.


Todos os dados e fatos relacionados nesse texto são comprovados por fotos e documentos.
Hoje, Sr. Joaquim Augusto é reconhecido pela sociedade como o “Senhor das Águas”. Bem, essa é outra História Viva...

 

Raimunda Moura – Personalidade do Ano de 2013 – Prêmio Saci 2013

 

Uma mulher humilde como exemplo de amor ao próximo, a Deus e a natureza. Ela é a nossa conhecida Raimunda Moura da Silva. Quando aqui chegou em Independência no ano de 1980 a vida já tinha lhe transformado numa guerreira da fé e da solidariedade.
Nasceu em Acopiara – Ce em 27/04/1927, filha de Manoel Alves de Moura e Maria Targina da Silva que morreram precocemente. Ficando sem seus genitores mudou-se para Senador Pompeu onde casou-se com Cícero da Silva que logo faleceu deixando-a grávida de sua única filha com que mora atualmente. Ao perder o marido foi acolhida por sua irmã e seu cunhado que era funcionário do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, em suas andanças chegaram em Independência e aqui D. Raimunda Moura fixou residência.
Em 1983 por incentivo do padre Miguel iniciou um trabalho pastoral criando a comunidade Barragem e integrando-se a diversas pastorais na paróquia Senhora Santana, dedicando-se de modo particular a pastoral da saúde.
De origem simples, a agricultora herdou de sua avó o gosto e o cuidado com as plantas medicinais, sendo uma ativista nata na preservação natureza e sustentabilidade ambiental. Incentivou nas diversas comunidades por onde passou a implantação de farmácias caseiras e o plantio de ervas medicinais onde as pessoas buscassem a cura através dos recursos naturais.
É detentora de muitas lutas no sindicato dos trabalhadores rurais trabalhadores(as) rurais  de Independência e sozinha rompeu o preconceito da fragilidade feminina e conseguiu erguer a sua pequena e nobre família formada por sua filha Célia, seus netos Niceliane e Eudo e sua bisneta Ariadna.
Em 2007 foi agraciada com prêmio “mulher destaque do ano” outorgado pela Fundação Senhor Pires por ocasião de sues 80 anos de vida.
Hoje aos 86 anos e mesmo com a saúde frágil ela é referência para a comunidade com animadora meiseira, benzedeira, amiga e defensora da natureza.

 

 

Dr. Joel Martins – Personalidade do Ano - 2012



Dr. Joel Martins – O Salvador
No sertão de Nova Russas, nascia no dia 30 de novembro de 1942 um menino que iria mudar a história de Independência, filho de José Hermenegildo Martins e Laura Torres Martins. O menino tornou-se uma das mais importantes personalidades de Independência, Dr. Francisco Joel Martins - O Salvador.
Começou os estudos no Ginásio Monsenhor Tabosa em Nova Russas, tempos depois, transferiu-se para cidade de Sobral, onde concluiu os estudos no Colégio Sobralense. Mudou-se para Fortaleza estudou nos colégios Cearense e Lourenço Filho onde terminou o antigo segundo grau.
Logo passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal do Ceará, Formou-se no dia 16 de dezembro de 1968. 
Na data de 9 de julho de 1968 casou-se com Maria Cavalcante Martins na cidade de Fortaleza, teve três filhas : Joelma Cavalcante Martins, Maria Clara Cavalcante Martins e Iara Cavalcante Martins.
Durante sua vida profissional salvou varias vidas em seu hospital Santa Maria. Ocupou vários cargos públicos importantes, foi Diretor do Hospital São Rafael em Altamira - Pará, Diretor do Hospital Santa Maria em São Bento - Ma., Chefe de Postos de Saúde Pública em Ipueiras e Independência, Diretor do Hospital Santa Maria em Independência, Presidente do Clube Rutiro Esporte Clube, Fundador e Presidente do Lion’s Clube de Independência.
Na vida politica foi vice-prefeito por dois mandados, de 1982 a 1988 e 1991 a 1995, como Deputado Estadual realizou varias obras nos municípios de Inhamuns, foi o principal realizador do asfaltamento da BR de Independência a Cruzeta, ajudou na aparelhamento da Policia Militar em Independência.

Dr. Joel Martins, homem público e honesto com mais de 30 anos de serviços prestados a comunidade de Independência, muitas vezes injustiçado por alguns políticos locais, nunca guardou mágoas, sempre disposto a ajudar as comunidades mais humildes.
Premiação

A entrega do troféu Personalidade do Ano será no dia 11 de agosto, às 19h00min na sede da ONG História Viva – Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão – Antiga RFFSA. A premiação contará com a presença do Escritor e Jornalista Flávio Paiva.

Maria do Carmo Pimentel - Personalidade do Ano – 2011 – Prêmio Saci.

Maria do Carmo Pimentel, uma vida dedicada à Educação de qualidade.
Maria do Carmo Pimentel Dedicou toda sua vida a escola Profª Maria Julia Fialho, como professora e posteriormente Diretora, sempre carismática e dedicada à educação do município, sempre buscou dentro de sua experiência aplicar uma postura ética na escola tratando todos os alunos, professores e pais como sendo de sua própria família.
Dentre tantos professores que passaram pela Escola Profª Maria Julia Fialho, Maria do Carmo Pimentel tem uma história especial. Ela não foi apenas uma docente com muitos anos de casa. Maria do Carmo dedicou 27 anos de sua vida à Escola, da qual foi professora e Diretora. A Educadora Maria do Carmo Pimentel, que recebe o título de Personalidade do Ano 2011 – Prêmio saci é uma das maiores referências na Educação em nosso município.
De infância pobre e sem muitas perspectivas, Dona Maria do Carmo Pimentel desde criança sonhava em ser professora. Naquele tempo a educação era menos acessível do que hoje, pois na maioria das vezes as escolas, isso é quando existiam, eram particulares e não estavam entre as prioridades da família.
Maria do Carmo Pimentel sempre batalhou muito e começou a trabalhar desde menina para ajudar os pais. Foi para Fortaleza com seus pais, onde começou a estudar e se formou no Instituto Geociências na UFC em 1969, também cursou o curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.
Em Fortaleza fez vários outros cursos educacionais, no total cursou 18 cursos na área de educação. Em maio de 1957 assumiu as funções de professora da antiga escola reunidas que hoje se chama Escola Profª Maria Julia Fialho, durante anos lecionou com muita dedicação e amor a profissão.
Durante muitos anos foi Diretora da Escola Profª Maria Julia Fialho sempreexerceu a profissão como um sacerdócio por mais de 27 anos.
Foram exatos 40 anos dedicados a educação entre professora e Diretora, foram muitas idas e vindas na busca pelo aprendizado e de uma educação de qualidade para o município.
Sobre esse devido reconhecimento a Dona Maria do Carmo Pimentel, devemos reconhecer e a estimar melhor nossas personalidades em nosso município, Vida de professor não é mesmo fácil e o reconhecimento não faz parte desta profissão, mais quando se é pioneira em alguma coisa o mínimo esperado é a valorização deste serviço prestado.
Maria do Carmo Pimentel, nosso muito obrigado





A ONG História Viva elege a Srª Francisca Ozanira Macêdo Pinto a Personalidade do Ano de 2010. A cerimônia de entrega do Prêmio Saci - 2010 será no dia 14 de agosto, as 18h30min na sede da entidade –Espaço Cultura História Viva na antiga RFSSA.

Francisca Ozanira Macêdo Pinto nasceu no dia 20 de abril de 1935, na Fazenda Espírito Santo, filha de Antonio Lopes Pinto e Ana Macêdo foi batizado na matriz de Senhora Santana pelo Padre Elicio Mota. Viveu seus primeiros anos de vida na Fazenda Canto no município de Crateús em companhia de seus pais e quatro irmãos, são eles: Ozana, Oséas, Osaneide e Onésia.

Com 6 anos perdeu o seu Pai e sua mãe ainda jovem teve de enfrentar as dificuldades da vida e cuidar de seus cinco filhos. Mulher guerreira e sua fé em Deus encarou com determinação a vida. Aos 10 anos iniciou os estudos na cidade de Crateús Cursou o ensino fundamental na Escola Normal (hoje Regina Pacis) conseguiu o diploma de professora. Iniciou sua carreira profissional no Instituto Monsenhor Juveniano Barreto, em Parambu. Em 1957, junto com Padre Jacques Moura veio lecionar em Independência no Instituto Santana e na escola do 4º Batalhão de Engenharia. Tambem foi professora na Escola Maria Júlia Fialho.

Em 1959 ajudou na Fundação do Ginasio Santana, tendo como Diretor o Padre Jacques Moura, com ida do Padre Jacques Moura para Fortaleza assumiu até hoje o cargo de Diretora, em toda vida profissional entregou-se de corpo e alma a causa nobre da Educação.

Outros serviços prestados no Centro Educacional Pe. Elicio Mota, na Escola Dep. Jeronimo Alves de Araújo, no antigo MOBRAL, Conselho Paroquial e fez parte do Conselho Fiscal do Rutilo Esporte Clube.

Em sua carreira profissional fez vários cursos, entre eles:

Curso de habilitação em Geografia; Curso de Secretária, Curso de Orientação Pedagógica; Curso de Aperfeiçoamento de Diretores e etc.

Srª Francisca Ozanira Macêdo Pinto – Personalidade do Ano - 2010, nosso obrigado.




MARIA STELA BEZERRA - UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO
-->
-->

Srª Maria Stela Bezerra Pereira nasceu no dia 18 de novembro de 1918, em Independência. Filha do casal Francisco Pereira Chagas e Isabel Rodrigues de Melo, foi a primeira dos nove filhos. Sua vida sempre foi direcionada para Igreja Católica. Foi aluna da Profess ora Maria Júlia Fialho, e aos 16 anos fez concurso para professora.

Professora na Fazenda Floresta e em Cachoeirinha do Pai Senhor em Tauá, às vezes fazia o trajeto montada em cavalo, eram tempos difíceis mais nunca desistiu de lecionar. Em 18 de agosto de 1965 aposentou-se do magistério, mais continuou a ensinar no Ginásio Santana.

Srª. Maria Stela Bezerra Pereira é uma Educadora que contribuiu para ensinamento da alfabetização em nosso município. Em 2009 foi eleita a Personalidade do Ano recebeu o “Prêmio Saci – 2009” pela ONG História Viva. O Prêmio tem por objetivo agraciar personalidades que se destacam nas áreas da Educação, Judiciária, Empresarial, Política, Jornalística, Esporte e outras áreas.

A ONG História Viva tem orgulho de homenagear a educadora Heroína, Guerreira e Batalhadora. Um belo exemplo para todos os educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário