terça-feira, 14 de agosto de 2012

ONG História Viva é destaque no Diário do Nordeste.


Escritor Flávio Paiva e o Paulo Ítalo vencedor do prêmio literário.

 Independência. A ONG História Viva e a Biblioteca Estação Leitura entregaram, neste Município, as premiações aos estudantes vencedores do 4° Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva. A escolha foi realizada durante o período de 19 de março a 27 de abril passados, envolvendo quase a totalidade das escolas públicas e particulares de Independência, entre os alunos de 12 a 17 anos.

O tema escolhido foi "Vantagens e desvantagens da tecnologia na nossa vida". O aluno poderia concorrer nas categorias: Crônicas, Poesias, Contos e Literatura de Cordel. O primeiro colocado foi o aluno da Escola Santana, Paulo Ítalo Rufino Sabóia, que ganhou um notebook.

O evento contou com a presença do escritor Flávio Paiva, cantor e compositor Júlio César, educadora Klésia Pimentel, entre outros independencianos admiradores da arte e cultura. O objetivo do Prêmio, que foi entregue no sábado passado, é incentivar a leitura e, principalmente, a valorização de novos escritores.

Inscrições

A obra inscrita poderia ser ficção ou não ficção, desde que abordasse aspectos da cultura ou da memória de familiares. A comissão julgadora valorizou os trabalhos que apresentaram melhor distinção autoral e que demonstraram maior coerência com o tema proposto.

Mais de 200 inscrições ocorreram neste ano, advindos de alunos de escolas da sede e zona rural de Independência.

Para Ricardo Assis, presidente da ONG História Viva, o incentivo à leitura é essencial para o aprendizado do aluno. "É importante na nossa compreensão do mundo e do sentido das coisas que estão ao nosso redor, daí o valor deste Prêmio aqui em nosso Município", analisa. A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2009 e desde então se tornou tradicional no Município.

O Prêmio escolheu também o Leitor do Ano 2012, o aluno Antonio Eric Lima Coutinho que no último ano (de agosto de 2011 ao mesmo mês deste ano) leu 67 livros de infanto-juvenil da Biblioteca Comunitária Estação Leitura. Durante este período, foi o leitor que mais efetuou empréstimos de livros na Biblioteca Comunitária Estação Leitura. Portanto, foi escolhido pela Comissão Organizadora o melhor Leitor do Ano de 2012.

"Eric Lima Coutinho tem um hábito de leitura que impressiona até os adultos. Ele frequenta bastante a Biblioteca Estação Leitura. Durante a semana, lê em torno de três livros. Para um jovem garoto de apenas oito anos, isso é um belo exemplo", ressalta Assis.

Destaque

Outro destaque da noite, foi o médico Francisco Joel Martins. Homem público que prestou serviços à população durante anos no hospital Santa Maria e, no campo político, foi vice-prefeito e deputado estadual.

A ONG História Viva tem em sua missão incentivar o hábito de ler. Defende que este hábito deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é importante e acima de tudo prazeroso, e se torne um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

De acordo com seus organizadores, somente através da leitura que proporciona a capacidade de interpretação. Aposta que toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, para possibilitar uma população mais informada e crítica.

FIQUE POR DENTRO

ONG prioriza a memória da cultura popular

A ONG História Viva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo o fomento de ações que contribuam para manter viva a memória cultural popular relacionada com os usos, costumes e tradições da diversidade cultural brasileira. Mantém um Ponto de Leitura, um Cineclube Estação, uma Biblioteca Comunitária Estação Leitura com mais de 1.500 livros, Casa da Memória e espaço cultural sendo o acesso livre para a comunidade. A ideia é formar leitores na adolescência, sabendo-se que é uma etapa mais difícil porque o jovem já está envolvido com outras atividades e interesses. Outra forma de estímulo é presentear a criança com livros.

Mais informações:
ONG História Viva e Biblioteca Comunitária Estação Leitura
Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão
Independência /CE
Telefone: (88) 92479550
REPÓRTER
SILVÂNIA CLAUDINO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário