domingo, 5 de agosto de 2012

Eric Lima Coutinho, ganhador do prêmio Leitor do Ano – 2012.

Eric Lima Coutinho, Leitor do Ano - 2012.

A ONG História Viva e Biblioteca Comunitária Estação Leitura divulga o vencedor do prêmio Leitor do Ano – 2012. Antonio Eric Lima Coutinho é aluno da escola Santana e tem o hábito de leitura. Eric Lima Coutinho leu 67 livros de literatura infanto-juvenil. Durante as datas de agosto de 2011 a agosto de 2012, foi constatado em nosso programa de leitura (ficha cadastral) o empréstimo de 67 livros para leitura. Durante este período Eric Lima Coutinho foi o leitor que mais leu livro na Biblioteca Comunitária Estação Leitura. Portanto foi escolhido pela Comissão Organizadora o melhor Leitor do Ano de 2012.

O prêmio Leitor do Ano - 2012 têm por objetivo incentivar o hábito da leitura proporcionando a crianças, jovens o contato com o universo literário, ampliando a visão do mundo e aumentado à forma critica e participativa dos mesmos.

Eric Lima Coutinho tem um hábito de leitura que impressiona até os adultos, ele frequenta a Biblioteca Estação Leitura frequentemente, durante a semana ler em torno de três livros. Para um jovem garoto de apenas 8 anos, isso é um belo exemplo.

Depois que a escola inicia o trabalho, é importante que a família não deixe de estimular a leitura. Acho que cabe à escola instigar a família a praticar um bom exemplo de leitura. As escolas devem ter muitos projetos interessantes de leitura, como por exemplo, dar um livro para o aluno levar para casa. Mais a Educadora e mãe de Eric fez ainda mais, colocou em seu filho o hábito e pratica de leitura que se tornou um vicio saudável.

Sabemos que formar leitores na adolescência é bem mais difícil porque o jovem já está envolvido com outras atividades e interesses. O ideal é começar pela literatura infantil. Muitas mães botam suas crianças no colo, em um lugar aconchegante e começam a ler para seus filhos. Livros coloridos chamam a atenção e as ilustrações fazem parte da história.

Outra forma de estímulo é presentear a criança com livros. Valoriza a leitura, mostra que é prazeroso. A leitura e a brincadeira precisam estar muito juntas na infância.

A entrega do troféu Leitor do Ano – 2012 será no dia 11 de agosto, às 19h00min na sede da ONG História Viva – Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão – Antiga RFFSA. A premiação contará com a presença do Escritor e Jornalista Flávio Paiva.

Parabéns a Eric Lima Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário