sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Professores com salários atrasados em Independência fizeram paralisação.

Professores em manifestação - FOTO: F. Sousa 

Insatisfeitos com o atraso dos salários, os professores do município de Independência realizaram desta quinta-feira (16), uma paralisação na rede municipal de ensino. As aulas foram suspensas na sede do município. 
A categoria também reivindica o cumprimento do pagamento do piso nacional dos professores que foi instituído pelo governo federal desde 1º de janeiro deste ano. A lei obriga todos os municípios a pagarem o piso.
Arnaldo Cândido  presidente da APROFI.

Em entrevista ao BLOG o presidente da APROFI Arnaldo Candido afirma que foram desrespeitados pelo Secretario de Administração e Educação, quando enviou oficio pedindo explicações sobre o atraso dos salários e os secretários não receberam os ofícios do sindicato.
Arnaldo explica que o motivo principal da paralisação foi o atraso dos salários dos professores “Desde o dia 5 de agosto que os salários estavam atrasados, sabemos que o dinheiro do FUNDEB já foi depositado, estão não há motivos para o atraso.” Os professores denunciam que apesar da existência da lei, em Independência o piso não está sendo pago.
Os professores da rede municipal realizaram a Caminhada da Indignação. Essa paralisação já estava prevista caso o prefeito não pagasse o salário que estava atrasado desde o dia 5.
A Paralisação contou com mais 100 educadores e funcionários da Secretaria de Educação, os educadores em marcha pela cidade e entregando panfletos sobre as reivindicações pelas ruas de Independência.
  
 Arnaldo Candido tentou durante dias conversar com o secretário de Finanças do município, mas segundo ele, se recusava. “Há principalmente grande falta de diálogo. O Secretario de Finanças não quer conversar com a gente. Além de há muito tempo que o prefeito não nos recebe em audiência”, conta.

“Já explicamos aos pais e alunos, e principalmente, a sociedade o porquê da paralisação, pois muitos ainda não sabiam. Estaremos novamente conversando com a comunidade a nos incentivar nessa luta”, afirma Arnaldo com a perspectiva de atrair mais professores na manifestação.

Outra manifestação

Segundo Arnaldo caso o salário atrase novamente no próximo dia 5 os professores irão fazer um ato público e nova paralisação.

No final da tarde desta quinta (16/08) a Secretaria de Educação depositou alguns salários dos professores, segundo informou o presidente da APROFI. Também informou que a paralisação foi suspensa até uma nova reunião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário