segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sucesso no lançamento do livro do Escritor Flávio Paiva.

Toizinho Rodrigues, pai do escritor e personagem principal do livro comprou um livro para ajudar a entidade.


O jornalista e escritor Flávio Paiva lançou na noite de ontem(10/09), a sua mais recente obra: "Toizinho e Socorro, uma intensa e fervorosa flor". No livro de memória, o autor trata da infância, adolescência e do amor que uniu seu Toizinho e Dona Socorro (pai e mãe do escritor). O lançamento foi seguido de autógrafos, e aconteceu na Casa da Memória e Estação Leitura, localizada na Rua Cícero Justino, antiga RFFSA em Independência, às 19 horas.

A obra do escritor Flávio Paiva traz a trajetória de seu pai Toizinho Rodrigues, um agropecuarista, que durante anos criou ovelhas e carneiros da raça Bergamácia e Santa Inês em Independência, onde a ovinocaprinocultura destacava-se na economia regional.

Assim, nasceu neste meio em contato com a natureza e feiras agropecuárias sobre raças de ovelhas que seu pai participava. Seu Toizinho foi reconhecidamente vencedor em vários eventos no Ceará.

Na ocasião do lançamento do livro, será comemorado o aniversário de 90 anos do seu pai Toizinho Rodrigues, que é uma pessoa conhecida em todo o Município como produtor agropecuarista da localidade.

A iniciativa do escritor se constitui num resgate histórico e afetivo de pessoas que são referências para a cidade, no caso seus próprios pais.

Além disso, tem um caráter filantrópico, uma vez que a renda deverá contribuir na aquisição do terreno, no sentido de ampliar o leque da ONG na promoção da cultural local.

Belíssimo exemplo foi dado pela família do escritor Flávio Paiva, todos os membros da família do escritor. Pai, filhos, esposa, primos e irmã compraram um livro para contribuir com a entidade ONG História Viva.

A ONG História Viva existe desde 2007, e já fundou uma biblioteca comunitária, com mais de 2 mil livros, um clube infantil e já venceu vários prêmios culturais, inclusive um sobre a biografia de Machado de Assis, escrita em cordel.

A ONG também está inscrita na Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e funciona num espaço exíguo, a antiga estação ferroviária, daí a necessidade de expansão de área construída.

O escritor Flávio Paiva sempre engajado em causas sociais, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos livros foi doado para a entidade filantrópica ONG História Viva para compra de um terreno em que será construído um espaço para teatro, escola de música, capoeira e dança que servirá para as crianças e jovens de Independência.

As aulas de teatro, música, capoeira e dança serão gratuitas. Flávio Paiva é colunista semanal do Diário do Nordeste, com publicações todas as quintas-feiras, no Caderno 3.

Além de uma diversificada bibliografia, voltadas para públicos distintos, tem uma atenção especial para a infância.

Para crianças escreveu e compôs "Flor de Maravilha" (20 histórias e 20 músicas), "Benedito Bacurau - o Pássaro que não nasceu de um ovo" (prefácio de Rubem Alves e leitura e ilustrações musicais feitas por Antônio Nóbrega), "A Festa do Saci" (acompanha CD com 13 músicas interpretadas por Giana Viscardi, Marcelo Pretto, Suzana Salles e Orlângelo Leal), "Titico achou um anzol" (aventura com aves e animais da caatinga) e "Fortaleza - de dunas andantes à cidade banhada de sol".


MAIS INFORMAÇÕES:

ONG História Viva - Rua Cícero Justino, 140- Batalhão

Independência /CE

telefone: (88) 92479550

O Lançamento do livro foi assunto em vários jornais, abaixo os links:

Jornal O Povo (10/09/2011)

Capa do Vida & Arte e pág. 4


http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2011/09/10/noticiavidaeartejornal,2295743/memorias-de-flavio-paiva-viram-livro.shtml

Diário do Nordeste (10/09/2011)

Caderno Regional, pág. 4

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1039370

Coluna Comunicado (10/09/2011)

Lembranças e sons


O jornalista Flávio Paiva, colunista do Caderno 3, do Diário do Nordeste, lança hoje na Casa da Memória, em Independência, o livro "Toinzinho e Socorro - Uma intensa e fervorosa flor". Com partituras, inclusive.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1039582&coluna=1


O Estado (09/09/2011)

Arte e Diversão, pág. 15

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=21&noticiaID=53914


Nenhum comentário:

Postar um comentário