terça-feira, 3 de maio de 2011

Educadora Maria Altair Américo Sabóia - Um bom exemplo para educação de Independência.

Nasceu no dia 20 de dezembro de 1931 na Fazenda Lindeza, Filha de Pascoal Soares Sabóia e Júlia Américo Sabóia, estudou na cidade de Independência o curso primário. Suas primeiras professoras foram Srª. Ana Pimentel Madeira, Srª Maria Neusa Américo Bezerra e Srª. Hosana Pires de Sabóia.

Em 1947 foi professora contratada pela Prefeitura do município ensinou na Fazenda Ipueiras durante cinco meses e ensinava particular em casa. Em 1950 foi para o Educandário Eunice Wesver na cidade de Maranguape, concluiu o curso ginasial e pedagógico no Ginásio Santa Rita em Maranguape.

Trabalhou no Educandário da função de professora, inspetora de crianças, enfermagem e professora do estado. Em janeiro de 1961 a 1963 com o apoio do Pe. José Jacques Moura e Lucinda Pires de Saboia terminou o curso de aperfeiçoamento ensino secundário.

Já no ano de 1960 foi professora no Ginásio Santana, como professora do estado, lecionando as matérias Português, História, O.S.P.B. e Moral e Cívica. Ficou até 1981 quando aposentou por tempo de serviço. Foi convidada pelo Bispo Diocesano de Crateús, D. Antonio Batista Fragoso, a fazer o curso Superior de Pastoral Catequética no ISPAC na cidade do Rio de Janeiro durante três anos prestou serviços a Diocese de Crateús.

Em 1970 foi nomeada pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) como Diretora do Centro Educacional Pe. Elicio Mota em Independência, onde realizou um belíssimo trabalho durante 15 anos.

Em 1984 foi convidada pelo Prof.º Felipe Tiago Gomes – Superintendente Nacional da CNEC, para ser a Assessora Pedagógica da Administração Nacional da CNEC. Prestou seus serviços na Administração Estadual como administradora interina, já na Paraíba foi Diretora Executiva da Rádio Cenecista de Picuí e Supervisora Estadual da CNEC do estado do Ceará.

Colaborou com as seguintes entidades:

Paróquia Nossa Senhora Sant’Ana de Independência;

Coordenadora da Catequese Paroquial;

Presidente da Associação Assistencial de Independência;

Comissão Municipal do MOBRAL;

Secretária da Sociedade de Assistência ao Menor de Independência (SAMI);

Ematerce – Educação Rural;

Diretora Pedagógica do Centro Educacional de Novo Oriente;

Diretora do Centro Educacional de Independência;

Membro do Conselho Fiscal do Rutilo Esporte Clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário