sexta-feira, 20 de maio de 2011

E.E.F. José Ferreira dos Santos, um exemplo a ser seguido.

Os alunos da E.E. F José Ferreira dos Santos visitaram a Biblioteca Comunitária Estação Leitura, a visita faz parte de um projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela escola.

Segundo a Educadora Chaguinha, o projeto de incentivo à leitura objetiva contribuir com o fortalecimento da escola pública de educação básica do município.

Quarenta e oito alunos, ligado à escola pública E.E. F José Ferreira dos Santos (cohab) do município de Independência, participaram, terça a noite (17/05), das atividades do Dia Temático da Escola. Os alunos visitaram a Biblioteca Comunitária Estação Leitura (antiga RFFSA), localizada na Rua Cícero Justino, 140 próximo a quadra de esportes.

Por meio da divisão de três grupos, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e conhecer sobre a história da biblioteca e dos livros e um pouco sobre a antiga estação férrea, como funciona a organização do acervo e sua restauração.

Os alunos estavam acompanhados pelos competentes e dedicados educadores Meire, Randlês, Chaguinha e Irandir Sabóia, todos os professores da escola. Aos professores percebemos a metodologia de ensino tendo como base uma postura construtivista sócioeducativa, buscando sempre a formação dos alunos através da leitura.

Alunos da Educadora Meire em grupo lendo o livro.

Segundo informou a professora Irandir Sabóia, o dia temático sobre a leitura é muito comum da escola, e sempre aborda um ou outro assunto do qual giram várias atividades voltadas para alunos da escola.

“Em nossas aulas sempre abordamos temas como drogas e violência, buscando dá um conhecimento aos alunos para a vida lá fora” comentou a educadora Irandir.

O grupo de alunos foi recebido pelos membros da ONG História Viva: Expedito Martins, Lidiane Costa, Karol, Domingos Helton, Nice Peres e Talivia Sabóia. Após as boas vindas foi dado inicio a leitura de uns livros para cada aluno, todos leram e debateram sobre a leitura.

Alunos do Educador Ranglês apresentando a peça teatral.

Teve uma brincadeira lúdica e uma apresentação de mini teatro sobre os livros que foram lidos: O pássaro sem cor, Mistério da Biblioteca e etc.

“Impressionante como muitos não conheciam essa biblioteca e os serviços disponíveis. Mostramos que se trata de uma biblioteca comunitária e que é uma excelente fonte de pesquisa e informação”, afirmou Expedito Martins, diretor da ONG.

As atividades prosseguiram até as 21:20 hs, mas um dos pontos altos da noite foi a realização e apresentação das pequenas peças teatrais, e alguns alunos explicaram e analisaram os livros e a importância da leitura.

Logo após, as brincadeiras lúdicas e apresentação das peças teatrais foi servido um lanche patrocinado pela educadora Irandir Sabóia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário