quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fim da Piracema deve aumentar oferta de peixes em Independência.

Açude Barragem (Cupim)
 Após quatro meses de período do "defeso", os pescadores, que estavam recebendo auxílio desemprego, voltam às atividades. Desde ontem (01/05) voltou a ser liberada a pesca com redes e tarrafas nos açudes de Independência, principalmente, nos açudes Barragem, Barra Velha e Jaburu II.
A pesca é liberada para todos pescadores seja amador ou profissional, desde que o mesmo tenha porte de uma carteira com autorização para praticar a atividade. Os pescadores que não possuem o documento estão requisitando-o junto à colônia dos pescadores em Crateús.
Açude Barra Velha
 Na Piracema entre outubro e março, os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade dos açudes.
Todos os anos algumas espécies de pescado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies. Eles têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas e outros artifícios por pescadores e outras pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes. 
Açude Jaburu II

Durante a piracema ficou proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes, tarrafas, covos e outras armadilhas que aniquilam a vida nos açudes.
Segundo a direção da Associação dos Pescadores de Independência, quase 40 pescadores cadastrados receberam durante quatro meses o auxílio desemprego no valor de um salário mínimo mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário