quinta-feira, 17 de maio de 2012

E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho completa 67 anos.

Em 22 de junho de 1980, pelo decreto 14.507 modificou o nome da escola para Profª Maria Julia Fialho.


Fundado em 1952, a E.E.F.M Profª Maria Júlia Filaho no município de Independência/CE , tem prestado relevantes serviços à comunidade. Atualmente tem matriculado cerca de 500 alunos em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos). As aulas são ministradas em três turnos onde os alunos recebem um ensino de qualidade, baseado na filosofia histórico crítica, seguindo as diretrizes que vigoram nos PCN’s e na Proposta Pedagógica, incluindo oficina de Arte, Dança, Teatro, Escolinha Craques do Futuro (Futsal), Inglês e Música.

A idéia de se fundar a escola Profª Maria Júlia Filaho foi das professoras Maria Hozana Pires de Saboya, Ceci América e Ana Falcão uma escola para aqueles que não tinham condição de seguir os estudos em outros municípios. Apesar das dificuldades enfrentadas na época, os amigos foram o traço mais forte e em uma reunião realizada em entre as professoras citadas expôs suas ideias sobre o assunto a várias pessoas da comunidade que se mostraram muito interessadas.

O prédio onde funciona a Escola Maria Júlia Fialho construído em 1952 no Governo de Armando Falcão, tendo como construtor o Sr. Antonio Brigido Vieira, em 1958 a escola não funcionou no prédio foi emprestado para a criação do Ginásio Santana pelo período de 5 anos, passando a funcionar em prédio pertencente a Paróquia, na época as professoras eram: Terezinha Maria de Jesus Lima, Ester Ferreira Bonfim, Maria Rita Carvalho Loureiro e Maria de Jesus Sales.

Foi em 1980 que os então Deputados Aquiles Peres Mota e Fialho vieram para a inauguração da Escola Profª. Maria Julia Fialho, hoje a escola é referência de ensino na Região dos Inhamuns


Nenhum comentário:

Postar um comentário