quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Santa Luzia: elo entre o passado e o presente.

Paredão de pedras na localidade de Santa Luzia.

Em independência existe uma localidade que demonstra todo o passado do município de Independencia, é verdadeiramente o elo entre o passado e o presente. A localidade é a Santa Luzia, lá tem vários fatos históricos que conta um pouco da história de Independência.

Em Santa Luzia existem ainda as ruínas da primeira igreja construída no município pelo os escravos. A igreja construída no inicio no séc. XVIII é um dos pontos históricos da localidade.


Acima do paredão existe uma barragem construida pelos escravos.

Além das ruínas da antiga igreja dos escravos, a localidade da Santa Luzia tem uma belíssima paisagem da natureza. Também ainda existem descendentes de escravos morando na localidade.

Mais o que atrai os visitantes é a arte rupreste. Existem várias manifestações de antigos povos pré-históricos na localidade de Santa Luzia. Realmente a localidade é o elo entre passado e o presente. Vale apenas conhecer os pontos históricos de Santa Luzia.


Ruinas de 1ª igreja constuida pelos escravos em Independencia.

Arte Rupestre

É reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. O termo rupestre vem do francês e significa “gravação” ou “traçado”, fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística. Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.

Para alguns especialistas, o reconhecimento dessas pinturas como sendo algum tipo de arte é bastante complicado, pois nem sempre temos a completa certeza de que as pinturas tratam de algum sentido representativo ou estético. Além disso, muitas pessoas se equivocam ao pensar que a arte rupestre se localiza somente na Pré-História. Pesquisas recentes comprovam que esse tipo de arte se desenvolveu em diferentes periodizações da história do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário