terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Miss Brasil em Independência.

Miss Brasil 1979 - Marta Jussra - em Independência.

Um dos fatos históricos e riquíssimo de nosso município foi à presença da Miss Brasil 1979 – Marta Jussara da Costa em Independência. Nos anos dourados 70 e 80, a cidade de Independência viveu um período rico em cultura e educacional, naquela época havia a eterna e gloriosa CNEC, uma escola com compromisso de oferecer educação e cultura aos jovens independencianos.

Um dos vários movimentos culturais que a escola oferecia não só para os estudantes, mais para toda sociedade era as famosas festas da Rainha do Milho e A Mais Bela Cenecista nesta época independência viveu movimentos sociais e culturais marcantes. Lembramos que isso só era possível em virtude de algumas pessoas com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade.

Eis algumas dessas personalidades: Pe. José Jacques Moura, Francisca Hosanira Macedo Pinto, Maria Altair Américo Sabóia, Joaquim Augusto Bezerra, Ana Eliria Bezerra Fialho, Cacilda Sales, Maria do Carmo Pimentel, Maria Júlia Fialho


Os desfiles para a escolha da mais bela cenecista de Independência sempre foi bem representada pela beleza feminina. Quem não se lembra dos “Centros Cívicos” que movimentaram a juventude cenecista dos anos 80 e proporcionaram a sociedade independenciana algumas das maiores festas sociais da nossa cidade das festas animadas pela Os Trepidantes e Black Banda. Nada de “Ai se eu te pego” ou “tal de Enfica” não havia esses “absurdos” de hoje, havia sim um romantismo que embalou paixões e casamentos até os dias de hoje.

Além das tertúlias, que marcaram uma geração e eram realizadas todos os sábados à noite, após a santa missa, na quadra da CNEC ou no REC.Quantos alunos não passaram pelos bancos da CNEC e através dos ensinamentos ali aprendidos, venceram na vida e hoje se destacam em cargos ou funções importantes por todo o Brasil..

E foi numa destas festas que a Miss Brasil 1979 – Marta Jussara veio até independência para presenciar a festa da mais bela cenecista de Independência. Foi uma grande festa que movimentou os jovens na época.

Marta Jussara da Costa (São Paulo, 1959) foi eleita Miss Rio Grande do Norte 1979 e foi a primeira representante desse Estado a conquistar o título de Miss Brasil no mesmo ano, realizado em Brasília (DF). No concurso de Miss Universo, realizado em 19 de julho desse ano em Perth (Austrália), ficou em quarto lugar e no quesito traje típico foi a segunda colocada. Em 2009, trinta anos após sua eleição como Miss Brasil, outra candidata do Rio Grande do Norte, Larissa Costa, ganha o concurso nacional.

Vida atual

Anos após fazer sua sucessora, Marta Jussara casou com um empresário italiano com quem tem dois filhos. Hoje ela vive na cidade de Ravena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário