domingo, 18 de novembro de 2012

Professores de Independência da Rede Estadual visitaram a X Bienal Internacional do Livro em Fortaleza

Professores da Rede Estadual de Ensino de Independência.


No último sábado, dia 17, os professores da Rede Estadual de Ensino de Independência visitaram a Xª Bienal Internacional do Livro de Fortaleza. As escolas são EEFM Profª Maria Júlia Fialho e a EEF Dep. Jerônimo Alves de Araújo. Os professores viajaram num ônibus fretado pela CREDE 13. A visita teve como objetivos atualizar os professores da educação para as práticas em sala de aula.

A visita que foi organizada pela CREDE 13 e as escolas, um dos objetivos foi levar os professores a conhecer o espaço na Bienal onde eram oferecidas oficinas, palestras e encontros com escritores renomados. A visita era voltada à formação do professor-leitor e com objetivo de ampliar o uso do livro dentro e fora da sala de aula, também para ampliar o gosto pela leitura.

A visita iniciou-se pelo vislumbre de imagens de renomados escritores por todos os lados na dentro e fora do prédio. Todos os professores foram explorar as polaroides dos escritores. Os professores conversaram dentro de cada espaço, abordando as Bienais de Fortaleza e as ideias de cada espaço. Foram observados no percurso olhares sobre os processos criativos em diversos espaços, onde mais de um livro do mesmo escritor se reuniam.

Educadora Nice Peres da EEF Dep. Jeronimo Alves de Araújo.

Os professores percorreram toda a Bienal, cujo conjunto de obras constitui fios, linhas, tempo, aquilo que permanece e o que perece. A Bienal propiciou aos professores discussão sobre a iminência dos diálogos sobre arte no grupo. A palavra circulou e se fez matéria pela voz dos educadores e seus repertórios, muitas vezes, carregados do olhar característico de suas áreas de formação.


Educadora Joelia Teles da EEFM Profª Maria Júlia Fialho.

A Professora Nice Peres da EEF Dep. Jerônimo Alves de Araújo, comenta “aprendi muito com a visita a Bienal, pude fazer uma leitura profunda e crítica de cada escritor e períodos. Hoje, tenho bagagem para sentir a arte e refletir acerca das diferentes manifestações artísticas, essa experiência usarei em sala de aula”. Afirma a educadora encantada com a reflexão que tece cada estande.

A visita foi uma experiência muito enriquecedora, pois as exposições encantavam os olhos tanto dos professores presentes no evento. Além da visita e das experiências vivenciadas pelos profissionais da educação, cada um pode ampliar seu acervo literário pessoal aproveitando as incríveis promoções. Foi oferecido um Cartão Livro – Brasil Card do valor de R$ 100,00 para cada professor.


Professoras Luiziane e Silvânia

Para o Diretor Francisco Amaro da EEFM Profª Maria Júlia Fialho “O mais interessante foi termos a possibilidade de manter contato com os escritores e a chance de comprar uma infinidade de novas obras com preços acessíveis”.

No final da visitação, os professores se reuniram fora do prédio para conversar sobre todo o percurso e os estandes que se destacaram na Bienal. A visitação a Bienal propor reflexões que levaram em consideração as experiências pessoais de cada professor como forma de aproximação com a leitura. Agora estarão ainda mais preparados para acompanhar os alunos no desenvolvimento em sala de aula




Nenhum comentário:

Postar um comentário