quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Em Independência, alunos da rede estadual de ensino realizam prova do Spaece 2012.



Desde segunda – feira está sendo aplicado em Independência a prova do SPAECE. Durante os dias 19, 20, 21 e 22 de novembro pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A Seduc realiza as provas do Spaece 2012, para os alunos da rede pública estadual. O exame que avalia os alunos de 1º, 2º e 3º ano acontece nas EEFM Profª Maria Júlia Fialho e EEF Dep. Jerônimo Alves de Araújo. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

Na segunda-feira (19/11), vários alunos que estão cursando o 1º ano cientifico das escolas estaduais do município de Independência realizaram a prova. A prova também foi aplicada na tarde. Na terça-feira (20/11) também nos turnos manhã e tarde, alunos do 2º ano cientifico realizaram as provas nas áreas português e matemática. Nos dias 21 e 22 de novembro, Hoje (quarta-feira) e na quinta-feira, será a vez do exame ser aplicado para os alunos matriculados no 3º ano cientifico, nesse último serão aplicadas provas do mesmo estilo do Enem e será realizada em dois dias.

A Avaliação do Ensino Médio é realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste nível de ensino, envolvendo todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos em todo o Ceará; O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Os alunos que obtiverem resultados satisfatórios e com boa proficiência serão premiados com notebooks.

Este ano houve algumas mudanças. Entre estas mudanças podemos citar que os alunos do 3º ano terão que fazer provas da área das humanas. Outra mudança é quanto à redação. Este ano os alunos também terão que fazer uma redação, o que não ocorria em anos anteriores.


O que é o SPAECE?

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando desde 1972, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Esse Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SPAECE – Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O que a educação do Ceará ganha com o SPAECE?

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado, produzindo resultados por Aluno, Turma, Escola, Município e CREDE. Ao mesmo tempo os resultados têm servido de base à implementação de políticas públicas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios. O SPAECE tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir, a todos, igualdade e oportunidades educacionais.

Como podem ser utilizados os resultados?

Podem ser utilizados pelas diversas instâncias do sistema de ensino. Pelos gestores da instância central na formulação, reformulação e implementação de políticas, programas e projetos. No âmbito das unidades escolares, pelos diretores, especialistas, professores e pais na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola que garantam o alcance de metas estabelecido, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.

A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário