quarta-feira, 13 de abril de 2011

COMEÇA ASSIM... Saudades...

No ano de 1997, alguns jovens residentes na Rua Ana Nery, bairro Liberdade (antigo rabo da gata) na cidade de Independência, decidiram formar um grupo folclórico, esses jovens além de serem vizinhos, amigos de infância, alguns eram também colegas de aula na CNEC, fatores que até hoje contribuem com a caminhada do grupo. O objetivo inicial era participar das festividades das escolas, gincanas e outros eventos culturais, mas principalmente, FESTA JUNINA, esse sempre foi o maior objetivo. Foi decidido que o nome do grupo seria: GRUPO DE JOVENS DA ANA NERY.

A nossa primeira atividade foi em 1997, na gincana de 01 ano da FM COMUNITÁRIA INDEPENDÊNCIA, apresentamos peças teatrais, paródias, danças, fizemos um painel numa parede, além de arrecadar CD’S para a emissora que completava um ano. Nessa gincana muitas pessoas participaram mais algumas nunca se firmaram como membros do grupo. Vencemos a gincana e ganhamos como prêmio um passeio para Fortaleza.

Então, cumprindo nosso objetivo principal, em 1998 formamos o Arraiá da Ana Nery, começamos a ensaiar no mês de maio no pátio da Secretaria de Ação Social, e de cara, nosso primeiro problema, era muito grande o número de pessoas que compareceu para ensaiar, muita gente, de várias ruas. Ensaiamos uma ou duas vezes, mas não cabia no espaço, então reunimos os principais integrantes, no futuro, A COORDENAÇÃO do grupo, fizemos uma reunião para solucionarmos o problema,(essa foi a primeira de centenas de outras, tudo aqui sempre foi decidido em conjunto), chegamos a conclusão que deveríamos formar duas quadrilhas; o Arraiá da Ana Nery e o Arraia do Mandacaru, as pessoas mais próximas ficariam no Ana Nery, as demais, no Mandacaru.

Assumiríamos o compromisso de ensaiarmos o Mandacaru, e ele sempre participar dos festivais junto com a Ana Nery. Essa reunião aconteceu na casa do Bida (in memória), quando abrimos à porta, a Ana Nery estava cheia de gente, aquelas pessoas que sentiam que seriam tiradas, principalmente as meninas, cuidaram de trazer as mães para nos inibir da decisão.

Os homens também estavam lá. Gente da rua 70, da Horácio Falcão, até da Ferrolândia que na época tinha a melhor quadrilha de rua, na nossa opinião. Não teve jeito demos a notícia pra todos os presentes, dissemos quem ficaria na Ana Nery e quem iria para a outra, os que foram para o Mandacaru, sentiram-se excluídos e começaram a chorar, outros nos criticavam, jogavam pragas, foi um verdadeiro tumulto. Inexperientes, não sabíamos como solucionar aquele problema, que tinha seu lado positivo, os jovens queriam ser do Arraiá da Ana Nery, mesmo sem nunca terem visto. Ah, tinha uma moça da Ana Nery que foi colocada para o Mandacaru. Que no futuro seria um destaque no Grupo, foi dispensada, considerada muito criança ainda. Fizemos uma nova reunião, decidimos que não teria Mandacaru, tiramos os 12 pares necessários e os demais, que quisessem, seriam suplentes, podendo participar dos ensaios e a qualquer momento substituir alguém no caso de uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário