segunda-feira, 25 de abril de 2011

ONG e Paróquia disputam posse de prédio

FONTE: JORNAL O POVO - 25 DE ABRIL DE 2011
Rita Célia Faheina
ENVIADA A INDEPENDÊNCIA

ritacelia@opovo.com.br


A disputa do prédio é entre a ONG História Viva e a Paróquia de Independência. A ONG diz que a antiga estação foi cedida pela RFFSA e a Paróquia diz que o órgão apenas devolveu o terreno que antes era da igreja.

O prédio foi reformado. No local, voluntários da sede e distritos de Independência, no Sertão cearense, cuidam da biblioteca comunitária, da promoção de eventos culturais e, todo fim de semana, exibem um filme para a comunidade. Essa é a rotina da Organização Não Governamental (ONG) “História Viva”, que há três anos funciona na antiga estação ferroviária da RFFSA.

Mas há uma disputa pelo prédio e terreno onde está sendo construído pela ONG, um espaço destinado para apresentações de teatro, capoeira e aulas de flauta. A Paróquia de Independência reivindica a área que, segundo o padre Manoel Machado, é de propriedade da igreja, pois foi cedido pelo Exército Brasileiro. Já o presidente da ONG História Viva, Ricardo Assis, garante que foi dado um termo de concessão da RFFSA, em 2007, para que o prédio fosse usado com fins educacionais e culturais.


“De imediato, o juiz local deu uma liminar contra nós. Teríamos que devolver o prédio construído e reformado para a Paróquia, pois o padre (Manoel Machado) foi falar com o juiz. Mas fomos até ele e explicamos toda a proposta da ONG História Viva de preservação e incentivo da cultura. Foi quando o Juiz determinou a proposta de R$ 8 mil para pagarmos à Paróquia que ainda não deu a resposta se aceitava ou não”, explica Ricardo Assis. Ela acrescenta que, de imediato, a ONG não dispõe desse dinheiro.


O padre Manoel Machado conta que a Paróquia era proprietária dos terrenos onde foi construída a estação da RFFSA. Quando houve a extinção da via férrea em Independência, nos anos 80, o órgão federal fez um documento entregando os prédios maiores que tinham sido construídos na área e muitos estavam deteriorados. Segundo o sacerdote, o prédio da estação (atualmente sede da ONG), foi cedido pela Paróquia à Prefeitura que mantinha, no local, a banda de música. “Mas o prédio foi ocupado e oficializada a ONG (História Viva)”, completou.


Padre Machado diz o prédio foi descaracterizado, pois com a reforma retiraram as telhas e colocaram amianto e também está sendo construída uma área nos fundos da antiga estação ferroviária. “Queria que houvesse uma entidade que cuidasse da estação como ela era, sem intervenções. A paróquia não tem como manter”. Ele disse ainda que a igreja não deseja vender o prédio.


Ricardo Assis explica que o telhado do prédio, por ser muito antigo, tinha goteiras e seria necessária uma boa estrutura, por isso foi colocado amianto. A reforma, que inclui ainda a pintura e outros detalhes, foi possível graças ao prêmio que ganharam do Governo do Estado (Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Estado do Ceará). Ele disse que aguarda uma decisão da Paróquia.


O estudante Antônio Jordan aprova o material da ONG. “Sempre venho aqui para fazer pesquisas. Tem um material muito bom”, afirma ele, ao lado do amigo Matheus Soares.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Organização Não Governamental História Viva, com sede no antigo prédio da Estação de Trem de Independência, incentiva a leitura, cultura e lazer. No prédio funciona a biblioteca comunitária e um cine clube. São exibidos filmes nos fins de semana para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário