sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dr. José Edvando Bezerra incentiva à Leitura e a Cultura de Independência.

Dr. José Edvando Bezerra é um exemplo da frase do escritor e historiador Euclides da Cunha que disse “o nordestino antes de tudo, um forte” nasceu de uma família humilde no sertão cearense, já jovem partiu em busca de uma vida melhor. Dr. José Edvando Bezerra fruto de um ventre religioso, sempre buscou na fé em Deus ajudar ao próximo e, principalmente, seus conterrâneos cearenses e independencianos.

Na infância até a adolescência foram tempos difíceis para a família e para o jovem Edvando, uma solução urgente precisava ser encontrada. Foi então que partiu em busca de um futuro melhor, sempre teve uma educação familiar exemplar, filho de Joaquim Augusto Bezerra e Carlota Lúcio do Nascimento. Viu no pai um exemplo, Joaquim sempre está lendo ou escrevendo algo, foi através do pai que o Dr. Edvando Bezerra teve a paixão por livros.

Ao chegar à cidade grande, logo se formou em Economia. Mesmo longe de seu município nunca esqueceu os conterrâneos.

Doações de livros

Preocupado com a educação de seus conterrâneos, o Dr. Edvando Bezerra patrocinou a doação para a Biblioteca Comunitária Estação Leitura, aproximadamente 31 caixas de livros, estima-se que seja mais de 1.000 livros. Com essa atitude de cidadania, certamente irá beneficiar as comunidades e os alunos das escolas públicas do município de Independência. Os livros irão fazer um enorme trajeto de Salvador/BA a Fortaleza/CE e posteriormente para Independência.

“Para mim é um orgulho ajudar ao povo de minha terra amada, através das doações dos livros espero de alguma forma ajudar meus conterrâneos” comentou o Dr. José Edvando Bezerra ao Blog da ONG História Viva.

Enciclopédia Joaquim Augusto Bezerra

Nascido no povoado simples de Aroazes (hoje município na cidade de Valença) do Estado do Piauí, no dia 24 de abril de 1922, filho de pais agricultores humildes, o Sr. Cícero Rodrigues Bezerra e D. Ana da Silva Mota, criaram seus filhos com honestidade e com temência a Deus, dando-lhes uma educação simples, mas com eficiência, sempre respeitando os seus semelhantes.

Joaquim Augusto Bezerra profundo conhecedor da história da região dos Inhamuns foi prefeito, vereador, tabelião, vice-prefeito e escritor, autor do livro 130 anos de permuta entre Piauí e Ceará. Dedica seu tempo em escrever a história do município de Independência.

Amado pelo povo independenciano recebeu o titulo carinhosamente dos conterrâneos de “Senhor das Águas” foi o principal articulador da construção dos açudes Barra Velho e Jaburu II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário