segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ONG História Viva Participa do 4º For Rainbow – Festival Internacional de Filmes.

O FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual está consolidado como um dos mais importantes do Brasil, relacionado a esta temática e com acesso gratuito em todos os seus espaços. As exibições dos filmes e documentários aconteceram no Cineclube Estação, localizada na Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão. Após as exibições dos curtas houve debate sobre os temas relacionados aos filmes.


Nas quatro edições o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual.


O Ceará tem um histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT e o FOR RAINBOW busca interferir nessa realidade incentivando uma cultura de paz e celebrando a diversidade humana.


Na quarta edição, apesar de contar com menos recursos materiais, o FOR RAINBOW ofereceu muito mais atrações. O festival tornou-se internacional e inaugurou sua mostra competitiva de longas metragens apresentando filmes, entre os quais, brasileiros ainda inéditos no Ceará. Em três mostras foram 61 filmes do Brasil e de diversas outras partes do mundo, formando um caleidoscópio audiovisual de manifestações estéticas da multidiversidade humana vivenciada em nosso planeta.


Além das mostras audiovisuais, o FOR RAINBOW apresenta espetáculos de teatro, dança, música e exposição multimídia de artes visuais. Durante o festival acontecem também várias mesas de debates, uma oficina de realização e oficina de música e a mostra educativa, com exibições seguidas de debates, em dois centros culturais da periferia de Fortaleza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário