segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fundada a Associação dos Árbitros de Independência.


Foi realizada ontem (27/05) pela manhã no REC uma reunião que reuniu vários árbitros e desportista de Independência com o objetivo de funda uma Associação dos Árbitros de Independência. A Associação irá atua em todos os eventos desportistas do município.

Durante a reunião foi exposto o principal objetivo da associação, praticamente todos os filiados irão ser são aproveitados nos futuros eventos, também será realizado novos cursos de arbitragem que serão realizados em nosso município para os árbitros filiados na Associação.

Também existe uma preocupação de melhorar ainda mais o nível técnico dos arbitros, através da realização de reuniões, reciclagens e cursos. Na próxima semana será realizada uma nova reunião com a presença de mais arbitros e desportista e será apresentada o estatuto da associação.

Na reunião foi eleito como presidente da associação o arbitro Clodoaldo Pedrosa e como vice o Evanildo Fernandes (Pifane), posteriormente será apresentado na próxima reunião mais detalhes sobre os novos projetos da associação.

.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Marcela Torres - Um exemplo a ser seguindo, Parabéns.

 Marcela Torres, é funcionaria do CDL de Independência durante as horas vagas dedica seu tempo ao voluntariado, vem aos longos dos anos prestando um grande serviço a comunidade de Independência. Ela trabalha voluntariamente para o site porronca.com, durante eventos, festas, comemoração, aniversários faz uma cobertura através de fotos e redação da noticias.

Hoje nas grandes cidades é comum nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais, um grande número de pessoas que ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ainda que não se chamem a si mesmos de voluntários.

Com esse trabalho que Marcela Torres realiza (sem ganhar absolutamente nada) proporciona aos filhos de independência que moram em outros estados e municípios noticias sobre o que está acontecendo em nosso município.

Ao doar sua energia e sua generosidade, Marcela Torres e muitos outros voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.

Devemos ressaltar que existem outras grandes entidades filantrópicas em Independência, tais como: ONG História Viva e a Fundação Senhor Pires, que juntas preocupam com a cultura local e a educação de qualidade para as crianças e jovens. Nessas entidades existem bibliotecas com bons livros e um espaço adequado para leitura e interpretação de textos.

Os voluntários que se preocupam com a qualidade de vida dos outros, ao se mobilizarem por causas de interesse da sociedade e comunitário, estabelecem laços de solidariedade e confiança mútua que protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e faz de cada um de nós um ser humano melhor.

Gostaria de agradecer a todos os voluntários que trabalham nas entidades ONG História Viva, Fundação Senhor Pires e do site Independenciano.com. Nosso muito obrigado, pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

Sobre Voluntariado

1. Todos podem ser voluntários
Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação
Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

5. Voluntariado é escolha
Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto às necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6. Cada um é voluntário a seu modo
Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7. Voluntariado é compromisso
Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social
Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica
É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha a comunidade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fundação Senhor Pires continua até sexta a 10a. Semana Nacional de Museus


 A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio. A fundação Senhor Pires apresenta até sexta suas artes museológicas além de promover eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. 




A Fundação Senhor Pires recebeu todas as escolas do município além de entidades culturais interessados em participar da 10ª Semana de Museus para a visitação as escolas devem agendar. A Fundação também convidou a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria fundação. 

sábado, 19 de maio de 2012

O Guerreiro se recupera rápido.

Valterlin Coutinho e Ana Glaucia no lanche. Foto: Thays Mota. 
 A equipe do BLOG foi até a cidade de Fortaleza para ver a rela situação do empresário Valterlin Coutinho (pré-candidato), após sofrer uma AVC onde foi socorrido ao hospital local, onde posteriormente foi transferido para a cidade de Crateús, sendo levado para o Hospital da Unimed.

Posteriormente foi transferido para a cidade de Fortaleza, por orientação medica, Valterlin Coutinho está no momento na casa do advogado Walfranio Coutinho. Ao chegamos fomos recebido pela esposa do Valterlin Coutinho, Srª Ana Glaucia, que comentou com alegria que seu esposo estava se recuperando muito bem. 
Drª Thays Mota, Ana Glaucia e Dr. Roberto Lessa. 


Entrevistamos os médicos que estão tratando do Valterlin Coutinho Dr. Roberto Lessa (fisioterapeuta), Drª Tais Mota (fisioterapeuta), Drª Ana Célia de Castro (fonoaudióloga) e a Drª Georgia Vieira (fonoaudióloga). Perguntamos quando Valterlin Coutinho estará recuperado?  Todos foram unanime em informar que em breve Valterlin estará recuperado.

“É impressionante a recuperação do Valterlin, ele tem muita força de vontade” comentou o Dr. Roberto Lessa. Podemos constatar a recuperação do Valterlin que já falou algumas frases e caminhou alguns passos até o banheiro.

“Estou confiante que em breve estaremos em Independencia junto com nossos amigos” comentou a esposa do Valterlin Ana Glaucia.

Estamos todos torcendo pela recuperação do Valterlin Coutinho.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho completa 67 anos.

Em 22 de junho de 1980, pelo decreto 14.507 modificou o nome da escola para Profª Maria Julia Fialho.


Fundado em 1952, a E.E.F.M Profª Maria Júlia Filaho no município de Independência/CE , tem prestado relevantes serviços à comunidade. Atualmente tem matriculado cerca de 500 alunos em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos). As aulas são ministradas em três turnos onde os alunos recebem um ensino de qualidade, baseado na filosofia histórico crítica, seguindo as diretrizes que vigoram nos PCN’s e na Proposta Pedagógica, incluindo oficina de Arte, Dança, Teatro, Escolinha Craques do Futuro (Futsal), Inglês e Música.

A idéia de se fundar a escola Profª Maria Júlia Filaho foi das professoras Maria Hozana Pires de Saboya, Ceci América e Ana Falcão uma escola para aqueles que não tinham condição de seguir os estudos em outros municípios. Apesar das dificuldades enfrentadas na época, os amigos foram o traço mais forte e em uma reunião realizada em entre as professoras citadas expôs suas ideias sobre o assunto a várias pessoas da comunidade que se mostraram muito interessadas.

O prédio onde funciona a Escola Maria Júlia Fialho construído em 1952 no Governo de Armando Falcão, tendo como construtor o Sr. Antonio Brigido Vieira, em 1958 a escola não funcionou no prédio foi emprestado para a criação do Ginásio Santana pelo período de 5 anos, passando a funcionar em prédio pertencente a Paróquia, na época as professoras eram: Terezinha Maria de Jesus Lima, Ester Ferreira Bonfim, Maria Rita Carvalho Loureiro e Maria de Jesus Sales.

Foi em 1980 que os então Deputados Aquiles Peres Mota e Fialho vieram para a inauguração da Escola Profª. Maria Julia Fialho, hoje a escola é referência de ensino na Região dos Inhamuns


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Professores de Independência terão um aumento de 3%, segundo a APROFI.

Arnaldo Cândido, presidente da APROFI.


Em reunião realizada na manhã de ontem na prefeitura de Independência, A APROFI (Associação dos professores de Independência) aceitou a contraproposta salarial da prefeitura de Independência. 

A contra proposta aprovada amenas do ano passado de apenas 3% de reajuste, segundo o presidente da APROFI, Arnaldo Candido “ lamento muito recebemos somente 3% de reajuste, se deixamos para agosto vem a questão eleitoral”.

Além disso, A APROFI continuará desde já as negociações sobre aumento da hora atividade, nova negociação de reajuste salarial, ajustamento da licença prêmio, renegociação dos valores pagos e outros assuntos de interesses dos professores.

Reajuste 

A APROFI negociava desde o início do ano o reajuste para seus filiados, requerendo de 8% a 12% de regência de classe. 

“No começo o prefeito Bezaliel Pedrosa ofereceu 12% de regência para os professores. Mais algumas pessoas rejeitaram tal valor” comentou o presidente Arnaldo.

 O Poder Executivo baixou para 3% e tendo a proposta agora acertada. Atualmente os professores têm dentro de sua jornada semanal de trabalho, de 20% à 25% de hora atividade, que é destinada à planejamento, elaboração de atividades, estudos e demais atividades para bom andamento das aulas e ensino dos alunos. 

A reivindicação, de acordo com a Lei do piso nacional é para que essa hora atividade passe a ser de 1/3 (33.3%) da jornada semanal. O piso nacional para quem trabalha 20h semanais também faz parte desse ponto da negociação. 


A APROFI entendem que os 3% colocados pela prefeitura ainda é pouco para a categoria que tem a missão de formar cidadãos e cidadãs e por isso quer aumentar o valor pago na regência de classe, por isso, vai lutar por um novo valor em julho. 




domingo, 13 de maio de 2012

Internacional é o campeão do IIº Campeonato de Nova Olinda em Independência.

Internacional, campeão do campeonato em Nova Olinda.
 O Internacional de Nova Olinda coroou sua bela campanha com uma contundente vitória por 3 a 0 diante do Bacas de Adão e se sagrou campeão do campeonato de Nova Olinda, neste domingo (13/5). Os gols de Lucas garantiram o título. Ao todo foram 6 vitórias na campanha do time.  Com o título consolidou ainda mais a hegemonia do futebol na zona rural. 


 Quando começou a partida agredindo bastante o time do Bacas do Adão, mas o primeiro gol saiu apenas no segundo tempo. Lucas fez jogada individual pela esquerda e buscou o ângulo do goleiro do Bacas do Adão a bola explodiu no fundo da rede.


O novamente Lucas apareceu para mandar para as redes com um golaço de primeira, deixando assim em 2 a zero. Aos 38, o Bacas de Adão quase empatou com centroavante em finalização cruzada, que obrigou goleiro Jorge a fazer grande defesa.
Bacas do Adão, segundo colocado do campeonato.


No minuto seguinte, Lucas armou um contra-ataque em velocidade para o Internacional, que com um chute seco no canto direito do goleiro ampliou o marcador no segundo tempo. Com 3 a zero a torcida começou com os primeiros gritos de campeão já surgiram nas arquibancadas.
Com o fim do Campeonato de Nova Olinda, o Internacional consagrou campeão do IIº Campeonato de Futebol de Nova Olinda edição 2012.
Artilheiro foi o jogador Lucas do Internacional com 11 gols, o goleiro menos vazado foi Jorge com nenhum gol sofrido. O clube que ficou em 3 lugar foi Red Bull e 4 colocado foi o Cruzeiro.

Torcida prestigiando o jogo. 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Em Independência continua a vacinação H1N1

Posto de Saúde do Centro, principal local de vacinação.

 A campanha de vacinação contra a gripe sazonal e H1N1 terá início no sábado ultimo sábado, dia 5. A distribuição das doses para imunização às Unidades Básicas de Saúde (UBS) começou no sábado e segue até o dia 25 de maio.


As vacinas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde começaram a chegar semana passada para abastecer as unidades. As Equipes também já recebeu capacitação para aplicar a vacina. O lançamento da campanha foi no sábado. O posto de saúde e os PFS irão funcionar das 8h às 17h durante a campanha de vacinação

A funcionaria Lindalva do Posto de Saúde do Centro, informou que o público alvo é as crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes, idosos a partir de 60 anos. “A meta do Ministério da Saúde é alcançar, pelo menos, 90% de cobertura nos grupos prioritários. Por isso, pedimos à população que procure as unidades de saúde para receber a vacina e não deixe para a última hora”, destaca.

No caso dos acamados, Lindalva informa que, a partir de 7 de maio, equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. Também lembra que a zona rural como Iapí, Tranqueiras, Ematuba e Monte Sinai já receberam uma equipe de vacinação.



quarta-feira, 9 de maio de 2012

ONG Historia Viva em breve divulgará o nome da Personalidade do Ano de 2012

Sede da ONG Historia Viva.

A Diretoria da ONG História Viva, do Município de Independência definirá no mês de junho  a escolha da Personalidade do Ano 2012. Já forma feitas algumas reuniões com os membros para definir o nome, a última reunião foi sábado (05/05) muitos nomes de independencianos foram citados, mas a comissão ainda não definiu o nome;
O Prêmio tem por objetivo reconhecer personalidades de Independência que se destacam nas áreas da Educação, Judiciária, Empresarial, Político, Jornalística, Esporte e outras áreas.
Em 2009 foi eleita a educadora Maria Stela, em 2010 a educadora Ozanira Macedo Pinto e no ano passado a educadora Maria do Carmo Pimentel. Por todo o mês de fevereiro e março a Comissão da ONG História Viva deve apresentar para a sociedade independenciana a personalidade de 2012.
O prêmio será entregue no dia 11 de agosto com a presença de vários independencianos ilustres, entre eles o escritor Flávio Paiva. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS PREOCUPADO COM A SECA EM INDEPENDÊNCIA.


Preocupado com a situação irregular do inverno no município de Independência, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais vem se reunido com os representantes das comunidades rurais para definir metas para o combate da seca no município.

Para o presidente do STTR de Independência, Mauro Rodrigues, "As reuniões serve para discutirmos a estiagem (Seca), a seca está afetando nosso município, a situação na zona rural tá difícil, o nosso Sindicato de Trabalhadores Rurais, já vem tendo diversas ações, como reuniões com o Governo estadual e municipal já enviamos várias propostas para convivemos com a estiagem".

Continuando Mauro Rodrigues afirmou para o BLOG que em nosso município já tem diversas localidades que está sem água para o consumo humano e está faltando para os animais, pois nossas cisternas não pegaram água, algumas localidades os Agricultores (as) nem conseguiram plantar, portanto foi perda total da safra, e mesmo tendo chovido muito pouco em nosso município, a perda chega a 100%. Portanto precisa de uma ação imediata dos governos para amenizar o sofrimento dos Agricultores(as).

sábado, 5 de maio de 2012

Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou manifestações nesta sexta em Independência.

Trabalhadores rurais na Rua das Pedinhas.
 Agricultores familiares do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Independência iniciaram um protesto por volta das 8h desta sexta-feira (04/05) cobrando empenho do poder executivo por causa da seca e reivindicando acesso universal à água no município. O sindicato alega que há vários meses os trabalhadores rurais estão sofrendo com a falta de chuvas. A mobilização teve concentração no centro pastoral de onde os agricultores saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, acompanhados por um carro de som, com faixas e falas no microfone.

 Cerca de quase mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as localidades do município realizaram o ato público. Na ocasião, os trabalhadores entregarão uma pauta de reivindicações à Prefeitura.  com propostas que possam viabilizar, de forma urgente, as ações para minimizar os efeitos da seca na vida das famílias agricultoras.



A respeito da universalização do acesso à água, o sindicato cobra dos governos Municipal que aceleram as ações previstas de perfurações de poços, e mais carros pipas para a população na zona rural.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escola Dep. Jerônimo Alves de Araújo tem o maior número de alunos inscritos do prêmio Literário Escritor Flávio Paiva - 2012

Escola Dep. Jeronimo Alves de Araújo.

No último dia 29 de abril encerraram as inscrições do IV° Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva, o tema é “Vantagens e desvantagens da tecnologia na nossa vida” para alunos nas escolas públicas e particulares no município, de 12 a 17 anos que estejam matriculados nas escolas, as inscrições foram feitas nas escolas.

O objetivo do prêmio é incentivar a leitura e, principalmente, a valorização de novos escritores, serão aceitos trabalhos nas categorias: Crônica,ContoPoesia e Literatura de Cordel, como forma de estímulo à liberdade criativa, podendo a premiação do 1º, 2º e 3º lugares ser em uma só categoria ou em categorias variadas, de acordo com a decisão irrevogável do Júri.

Para o 1° colocado a premiação é um notebook e a E.E.M Dep. Jerônimo Alves de Araújo foi a que teve mais alunos inscritos, a escola Dep. Jerônimo Alves de Araújo já teve como vencedor uma aluna em 2009.


Abaixo a relação das escolas e a quantidade de alunos inscritos:

E.E.M Dep. Jerônimo Alves de Araújo – 110 inscritos;
E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho – 66 alunos inscritos;
Escola Coração de Maria – 50 inscritos
EE.E.F. Abigail Antunes Marques – 45 inscritos;
Ginásio Santana – 21 inscritos.
Escola Pequeno Príncipe – 14 inscritos;
E.E.F José Ferreira do Santos – 8 inscritos;
Cachoeira do Fogo – 5 inscritos
E.E.F.M Profª Maria Júlia Fialho ( Ematuba)  – 4 alunos inscritos;


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Biblioteca Comunitária Estação Leitura e ONG História Viva lança projeto "Leitor do Ano"

Biblioteca Comunitária Estação Leitura
 Este projeto surge com o objetivo de incentivar os jovens, crianças e alunos na leitura e escrita. O projeto funciona como um concurso, onde as crianças e jovens de 7 a 14 anos são incentivadas a leitura e a escrita. Todos são cadastrados na Biblioteca com uma ficha de cadastros e uma carteira.
Inicia-se no mês de janeiro e no decorrer do ano as crianças emprestam livros na biblioteca e preenchem uma ficha de leitura a cada livro que lêem. Esta ficha é entregue na biblioteca juntamente com a devolução do livro. No final do ano as fichas são analisadas e selecionadas levando em consideração o conteúdo, os erros de grafia, o capricho e desta seleção saem o vencedor do concurso.
Alunos na Escola Pequeno Príncipe 
 Pensando justamente em valorizar a leitura nas crianças e o interesse que ela pode gerar nos jovens, foi que a Biblioteca lança aos leitores da biblioteca o projeto “ Leitor do Ano”


A promoção começou e vai até o dia 11 de agosto, dia da entrega do prêmio “Leitor do Ano” que será entregue com a presença do Escritor Flávio Paiva. Para participar é só ir até a Biblioteca Comunitária Estação Leitura e preencher uma ficha de inscrição e começar a levar livros para casa e fazer uma leitura, depois responder um questionário sobre o livro

Alunos da E.E.F. José Ferreira dos Santos
  É importante que as respostas sejam corretas e sobre o livro.. Os vencedores serão anunciados aqui no blog e em nossas páginas no Twitter e no Facebook até o dia 01 de agosto.

A campanha é uma das atividades realizada pela Biblioteca Comunitária Estação Leitura e a ONG História Viva projeto de Incentivo à Leitura, neste período, haverá cobertura especial com o objetivo de incentivar a leitura e a formação de leitores e mediadores de leitura. 
Alunos da Pequeno Príncipe 

“A escola tem papel fundamental para incentivar a leitura e para formar novos leitores. Os livros são o melhor caminho para os estudantes ampliarem seu repertório cultural, conhecerem visões de mundo diferentes e se familiarizarem com a língua portuguesa”.

Visando proporcionar as crianças e jovens uma maior variedade de opções, investimos em nossa biblioteca Comunitária, e hoje contamos com acervo de mais de 2.000 livros indicados a todas as idades que levam nossos jovens ao maravilhoso mundo da fantasia.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fim da Piracema deve aumentar oferta de peixes em Independência.

Açude Barragem (Cupim)
 Após quatro meses de período do "defeso", os pescadores, que estavam recebendo auxílio desemprego, voltam às atividades. Desde ontem (01/05) voltou a ser liberada a pesca com redes e tarrafas nos açudes de Independência, principalmente, nos açudes Barragem, Barra Velha e Jaburu II.
A pesca é liberada para todos pescadores seja amador ou profissional, desde que o mesmo tenha porte de uma carteira com autorização para praticar a atividade. Os pescadores que não possuem o documento estão requisitando-o junto à colônia dos pescadores em Crateús.
Açude Barra Velha
 Na Piracema entre outubro e março, os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade dos açudes.
Todos os anos algumas espécies de pescado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies. Eles têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas e outros artifícios por pescadores e outras pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes. 
Açude Jaburu II

Durante a piracema ficou proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes, tarrafas, covos e outras armadilhas que aniquilam a vida nos açudes.
Segundo a direção da Associação dos Pescadores de Independência, quase 40 pescadores cadastrados receberam durante quatro meses o auxílio desemprego no valor de um salário mínimo mensal.