terça-feira, 6 de agosto de 2013

Raimunda Moura – Personalidade do Ano de 2013 – Prêmio Saci 2013

D. Raimunda Moura


Uma mulher humilde como exemplo de amor ao próximo, a Deus e a natureza. Ela é a nossa conhecida Raimunda Moura da Silva. Quando aqui chegou em Independência no ano de 1980 a vida já tinha lhe transformado numa guerreira da fé e da solidariedade.

Nasceu em Acopiara – Ce em 27/04/1927, filha de Manoel Alves de Moura e Maria Targina da Silva que morreram precocemente. Ficando sem seus genitores mudou-se para Senador Pompeu onde casou-se com Cícero da Silva que logo faleceu deixando-a grávida de sua única filha com que mora atualmente. Ao perder o marido foi acolhida por sua irmã e seu cunhado que era funcionário do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, em suas andanças chegaram em Independência e aqui D. Raimunda Moura fixou residência.

Em 1983 por incentivo do padre Miguel iniciou um trabalho pastoral criando a comunidade Barragem e integrando-se a diversas pastorais na paróquia Senhora Santana, dedicando-se de modo particular a pastoral da saúde.

De origem simples, a agricultora herdou de sua avó o gosto e o cuidado com as plantas medicinais, sendo uma ativista nata na preservação natureza e sustentabilidade ambiental. Incentivou nas diversas comunidades por onde passou a implantação de farmácias caseiras e o plantio de ervas medicinais onde as pessoas buscassem a cura através dos recursos naturais.

É detentora de muitas lutas no sindicato dos trabalhadores rurais trabalhadores(as) rurais  de Independência e sozinha rompeu o preconceito da fragilidade feminina e conseguiu erguer a sua pequena e nobre família formada por sua filha Célia, seus netos Niceliane e Eudo e sua bisneta Ariadna.

Em 2007 foi agraciada com prêmio “mulher destaque do ano” outorgado pela Fundação Senhor Pires por ocasião de sues 80 anos de vida.

Hoje aos 86 anos e mesmo com a saúde frágil ela é referência para a comunidade com animadora meiseira, benzedeira, amiga e defensora da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário