segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Secretario de Saúde Elicio Gonçalves; “Estamos preparados para a gripe H1N1”

"Temos uma equipe médica 24 horas de plantão" relata Sr. Elicio Gonçalves.


Nos últimos dias estamos vivemos um momento delicado, é comum vemos nas ruas pessoas usando máscara em proteção contra a gripe H1N1, em virtude da cidade vizinha de Pedra Branca já ter casos confirmados da gripe. Nesta semana todo esse medo foi por causa de uma adolescente que foi até a cidade de Quixerabomim fazer uma prova e na volta parou na cidade de Pedra Branca para fazer um lanche. Ao chegar a Independência teve sintomas de uma gripe, de imediato foi medicada no hospital local e transferida até a cidade de Crateús. Foi feito os exames e constatou ser uma gripe comum, mesmo assim, provocou certo medo na população de Independência.

O BLOG procurou o Secretario de Saúde Sr. Elicio Gonçalves para esclarecimento sobre o assunto da gripe H1N1. O Secretario nos recebeu gentilmente em seu gabinete na Secretaria de Saúde para uma entrevista exclusiva sobre o tema que vem abalando a população local.


" Nosso médicos estão preparados e treinados para combater a gripe"

Entrevista realizada no dia 02 de dezembro, às 15:30 no Gabinete do Secretário.

RA – Recentemente uma pessoa suspeita de gripe H1N1 em Independência foi levada até a cidade de Crateús. O exame foi positivo?

Elicio Gonçalves - Bom, vejamos muito bem, Pedra Branca está passando com dificuldade com a gripe suína, pois eles já têm em média mais de 400 notificações, além das notificações já tem casos positivos a gripe H1N1. Mais é bom ressaltar que os casos são leves, ou seja, gripe simples. Através do laboratório estão comprovando que foram aquelas pessoas que tomaram a vacina. Embora o Ministério nunca nos avisou que a vacina tem a validade de um ano, foi o que aconteceu em Pedra Branca pois as vacinas já estão mais de ano.

Em Independência estamos em estado de alerta, através da imprensa estamos informando a população e nossos profissionais já estão treinados e preparados, Estamos com uma equipe de 7 médicos nos PSFs, Começando pela COHAB que é o Dr. Diego e sua equipe, do PSF da Setenta o Dr. Mário e sua equipe, no Centro de Saúde a Drª Edileusa e sua equipe, no Iapí a Drª Alana e sua equipe, no Monte Sinai o Dr. Abelardo e sua equipe, na Traqueiras o Dr. Pedro e sua equipe, na Ematuba a Drª Paula e sua equipe, além de temos médicos de plantão 24 horas no hospital. Hoje temos um grande estoque de Tamiflu e um número grande kit para exames.

RA – Está havendo uma interação entre Pedra Branca e Independência?

EG – Estamos monitorando o município de Pedra Branca, a boa notícia é que está caindo os casos de gripe em Pedra Branca.

RA – O Município está preparado para um susto da gripe H1N1?

EG – Não queremos que isso aconteça mais se vier estamos preparados.

RA - Temos profissionais preparados para combater a gripe?

EG – Toda a equipe de médicos estão preparados nos PSF, também temos 7 enfermeiras nos PSF, 3 odontólogos , temos auxiliar de enfermagem , agentes administrativos, ou seja, temos uma grande equipe preparada além dos médicos de plantão 24 horas no hospital. Toda equipe preparada para gripe e também preparados para a Dengue.

RA – O Hospital municipal tem leitos suficientes para um suposto susto da gripe H1N1?

EG – Vejam bem, nossos leitos são em torno de 16 a 20 leitos, caso venha acontecer o suposto susto temos como ampliar colocar colchões nos corredores, temos o quarto da UTI que podemos improvisar. Mais queremos e evitar a gripe chegar na cidade, mas se chegar estamos preparados.

RA – A Secretaria de Saúde tem algum plano especifico para combater a gripe?

EG – O plano especifico que temos é uma mobilização social, e o povo está sempre alerta, todos devem contribuir, quem tiver alguém doente de gripe em sua casa não esconder, deve levar logo ao médico.

RA – A necessidade de uma campanha de vacinação?

EG – Não, primeiro o Brasil não tem estoque de vacinas, até por que a vacina só passa a tem efeito após 15 dias. Agora todos devem ter cuidado lavar as mãos, evitar falar próximo ao outro e sempre lavar as mãos com álcool.

RA – Temos visto pessoas usando mascaras, há a necessidade deste medo?

EG – De maneira nenhuma, essas pessoas podem involuntariamente está passando medo a população. Devemos sim ficar sempre em alerta e vigiar a todo o momento.

RA – Então não há perigo?

EG – Até o momento de maneira nenhuma.

RA – Caso apareça um caso da gripe, como a Secretaria irá agir?

EG – Temos o medicamento Tamiflu em grande quantidade.

RA - Qual o conselho do Secretario de Saúde para a população?

EG – O importante neste momento é a vigília e um acompanhamento de perto. Qualquer suspeita ir até o hospital. Não há necessidade de tumulto, estamos preparados para qualquer caso da gripe. Fiquem todos tranqüilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário