quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Betiza: O retorno da Rainha da Sanfona na região dos Inhamuns.


Existe uma mulher de fibra e uma grande sanfoneira no município. O nome dela é Betiza popularmente conhecida por Rainha da Sanfona de Independencia. Há muito tempo sem fazer apresentações, mas como quem foi Rainha nunca perde a majestade, Betiza deu um show de Forró Pé de Serra na noite de Natal e na comemoração dos 53 anos de casamento do Casal Sr. Ludugero e D. Toinha.

Tive uma grata satisfação em conhecer um talento na sanfona, eu a conhecia como pessoa mais não como um talento musical. Devemos valorizar talentos como a Betiza que toca o legitimo Forró Pé de Serra. Valorizar a musicalidade é uma forma de valorizar a nossa Cultura Popular e reconhecer os talentos existentes em nosso município.

Faço aqui uma sugestão ao Secretario de Cultura ou ao Senhor Prefeito que nas próximas apresentações culturais em nossa cidade contrate-a. A Sanfoneira Betiza tem talento e simplicidade, além de ser uma apresentação rara, não é toda cidade que tem uma mulher talentosa tocando uma sanfona.

Vamos valorizar os talentos em nosso município.

Betiza sempre gostou de Sanfona, principalmente, em tocar forró Pé de Serra, Porém aprendeu a tocar de ouvido, o gosto sempre foi voltado para música. A Rainha da Sanfona mesmo ainda nova podia ouvir o som da sanfona e aprender somente ouvido, e assim iniciou ainda menina e já se apaixonara pelo instrumento. Perdia o sono imaginando como poderia aprender a tocar.

Iniciou com instrumento de 4 baixos para experimentar, desse dia em diante a sanfona foi sua parceira inseparável. Talento descoberto, Betiza se tornou a sanfoneira oficial do município, ia a cavalo para as festas e tocava forró à noite todo, daí já passou a ser chamada Betiza da Sanfona.

A carreira como sanfoneira já se estabelecera quando mudou para a cidade e com uma sanfona maior passou a fazer festas se tornando logo popular no interior e na cidade. Ao Tocar sanfona nas festas fazia o público vibrar e dançar.

Dona Betiza já não faz nas festas, só toca agora em festas de amigos, o que mais gosta de tocar é o forró do Luiz Gonzaga. Consegue botar todo mundo para dançar com seu jeito especial de tocar. O que mais impressiona é sua força de vontade, sua paixão pela música que mesmo há muito tempo sem tocar, ainda consegue atravessar as noites tocando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário