quarta-feira, 12 de setembro de 2012

KLÉSIA PIMENTEL – A EDUCADORA.


Nascida em Crateús, seus pais são: Sr Antonio Alves de Araujo,(conhecido como Sr Totonho) e de Maria Neusa Pimentel de Araujo.

A quarta dos cinco filhos foi morar em Independência aos três anos de idade.

Esposa do Sr Laurentino Lopes Paiva, mães de Igor(7 a) e Iure(2)

Desde a mais tenra idade era engajada em movimentos religiosos, comunitários e atuante na pastoral da criança.

Sua pré-escola foi no antigo prédio do batalhão, com a fardinha azul da L.B.A, onde atualmente funciona a SEDE O.N.G História Viva, sua primeira professora foi a Sr Lucinda Sabóia. Depois fez a alfabetização da Escolas Reunidas. Atual, Maria Julia Fialho, cursou o Ginásio no Colégio Santana, o 1 Ano na extinta CNEC, terminando o Ensino Médio no Colégio Estadual Regina Pacis em Crateus.

Aos 18 anos foi morar com seus pais em Fortaleza, que trabalhou como vendedora lojista cursou 1 ano de direito na UNIFOR, porém, a dificuldade financeira a motivou a migrar para uma Universidade Pública e cursar Ciências Sociais e Pedagogia na UECE, que estudou por paixão. Sua mãe do lar, seu pai exercendo a função de motorista de ônibus não conseguia pagar tão alta mensalidade. Até o dinheiro para condução era racionado e administrado com aluguel do imóvel, casa sempre cheia de familiares, e todas as outras despesas que uma Metrópole nos obriga a pagá-la.

Engajou-se como líder estudantil, na presidência do grêmio. Foi monitora das disciplinas: Ciência Política e Teorias Sociológicas I e II. Tendo como Professor italiano Domenico Battochio, um grande exemplo de ensinamento de vida.

Bolsista da Funcap com o Projeto Pioneiro:
·         Banco de Dados: Conhecendo os Bairros de fortaleza
·         Medicina Holística: Comunidade 4 Varas Pirambu
·         Apresentação em Seminários Universitários
Especializou-se em Didática do Ensino Superior e Gestão de Projetos
Foi pesquisadora do SINE –ITD, Vox Populi.
Em 2001 retornou a Independência para atuar como educadora social, nas escolas municipais: Abigail, José Ferreira e Maria do Carmo. Residindo, apenas, um ano. Fez trabalho voluntário junto a Pastoral da Juventude.

Recebeu o título de cidadã independenciana, pelos serviços prestado ao município, homenagem do Sr Vereador Edmar Pimentel.

A saudade da família, falou mais alto e continuou a estudar e trabalhar.
Cursou Inglês, Espanhol e Língua Portuguesa no Imparh
Foi professora particular.

Recebeu convites para lecionar em Faculdades, onde pode conhecer 84 dos 184 municípios do Ceará, ministrando aulas ainda nos Estados do Piauí e Maranhão, pela faculdades; INTA de Sobral e ATENEU Fortaleza, dentre outras.

Monitora do Curso sobre Elaboração de Projetos Culturais para Secretaria de Cultura do Estado Ceara. Seu Mestrado e Doutorado pela Universidade Americana, Paraguay, em convênio da Universidade SEK-Chile. Foi idealizado através do intercambio do I.P.C.P que tem como incentivadora a Sr Ana Martha Abreu Coutinho, filha do saudoso deputado Alceu Coutinho (in memorian).

Sua Tese refere-se a temática sobre Educação do Campo: a importância sobre a E.F.A Dom Fragoso. Atuou como gestora em uma Escola de Ensino Médio da Rede Estadual.

É funcionária do serviço público municipal de Fortaleza e orientadora de Monografia e Pesquisa Científica.

No ano de 2011, desenvolveu o Projeto Pequenos Escritores junto a Creche Dom Aloísio Lorescheider, que teve o incentivo, apoio e presença do escritor cearense Flavio Paiva, que no ensejo foi homenageado com seu nome a Biblioteca da Escola.

Projetos Contemplados:
Premiação com Recurso Federal
·         Ética & Cidadania: Construindo Valores na Escola e na Sociedade(MEC)
·         Como Melhorar o Ensino Médio Noturno (MEC)
·       Organismos Colegiados como ferramenta de sucesso para a práxis da Gestão Escolar (MEC)
 Prêmio com Recurso Estadual
·         Presépio Vivo (SECULT)
·         Santo Reis do Oriente (SECULT)
·         Implantação para uma Biblioteca Comunitária: (SECULT)
Publicações:
·         A Filosofia Desmistificada
·         Entendendo Piaget
·         Projetos: Porque Elaborá-los
·         A Re-Engenharia da Educação
·         Criança: ser em construção & RE -construção

Esta é a biografia de quem tem muito a fazer, ensinar e sobretudo, aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário