sexta-feira, 2 de março de 2012

Ematuba: Comunidade não tem água encanada e sofre com a falta de infraestrutura.

 Mercado Público de Ematuba.   




Nosso BLOG visitou o distrito de Ematuba e constatou o sofrimento dos moradores da localidade com a falta d’água. Não bastasse o problema da falta de água encanada, os moradores de Ematuba carecem de pavimentação de algumas ruas, área de lazer para os jovens e crianças. Segundo os moradores (que pediram para não se identificarem com medo de “perseguições”)  quando chove a situação piora, pois alguns pontos do distrito enchem de água e impossibilita a passagem dos pedestres. E bom ressaltar que há anos o distrito sofre com os problemas de melhoria sociais. São muitos moradores e todos clamam pela falta de apoio político e do poder público.
Também é bom ressaltar que os problemas da localidade da Ematuba não são da administração atual, o problema vem desde a criação do distrito.
Nossa equipe do BLOG identificou o problema da falta de água encanada que ainda não foi solucionada. Para a moradora esse é o principal problema da localidade. “É um absurdo ficarmos sem água”.
Igreja da Ematuba.
O BLOG entrevistou uma senhora que diariamente, tem que se deslocar de sua casa até um poço instalado na comunidade de São José e Cacimbinha. Seu esposo trabalha durante o dia todo, e ela acaba sendo obrigada a abastecer a casa. Segundo a dona de casa “aqui é muito sofrimento, a gente não aguenta mais, precisa ficar dando várias viagens, subindo e descendo se quiser ter água, por isso esse problema tem que se resolver é agora”, contou”.

Praça da Matiz, única area de lazer das crianças.

Para o consumo diário de água quem tem condições financeiras compram água dos carros pipas que custam cada carrada em torno de R$ 70,00 ou R$ 80,00 reias. Os moradores vão diariamente as localidades de Cacimbinha e São José em busca de água para suas casas em bicicletas, motos, a pé, jumento e até em Mané magro.
O poço artesiano é uma das poucas fontes de água que dispõem os moradores, mas, segundo eles, a quantidade é insuficiente para atender à demanda e às necessidades. Encontramos uma garotinha de apenas 10 anos, nos relatou com detalhes que a sua primeira atividade de todos os dias (é que ao invés de brincar com os amigos) é busca água no poço.  A garota conta que “a gente pega o balde e vai para o poço, depois leva a água pra casa. Outro dia fiquei até com febre e dor de cabeça de tanto carregar”, relatou a criança.

Um comentário:

Mariana Rodrigues disse...

Bom eu venho oferecer serviços de web design para a ong, eu preciso treinar e queria fazer isso p uma boa causa. meu email marirs1992@hotmail.com grata

Postar um comentário