sexta-feira, 30 de março de 2012

Comissão Gestora do Barra Velha reuni-se para debater o baixo nível de água do açude.

Comissão Gestora do Barra Velha em reunião no Sindicato dos Trabalhadores.

Em uma reunião realizada no inicio da semana, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um recorrente problema voltou a estar em pauta. A Comissão Gestora da Barragem do Barra Velha, formada por várias entidades, discutia a questão da liberação da água da Barra Velha, visando amenizar, ainda que provisoriamente, a falta de água nas localidades Riacho do Gado e Nova Olinda, em especial a este último que muito tem sofrido com a estiagem dos últimos meses.

Na reunião estavam presentes os representantes de algumas das instituições que compõem a Comissão Gestora, entre eles os vereadores Gonçalo Munduri e Dr. João Alceu, o representante da COGERH, Dr. Júnior , o representante da Cagece, Luciano Coutinho, representante da ONG História Viva, Ricardo Assis, Sr. Moacir Rosa representante da Associação dos Criadores e vários presidentes das associações.

A situação do açude Barra Velha já é preocupante, pois segundo Dr. Junior representante da COGERH, o Barra Velha está somente com 44% de sua capacidade e pode chegar em dezembro com apenas 16% de sua capacidade, colocando em alerta a população na sede do município de Independência. 

 
O representante da COGERH justificou que defendia a liberação das comportas do Barra Velha para que esse problema seja amenizado das localidades já citadas.” Estamos em situação de emergência. O que precisamos é água para o consumo humano e animal, pois já tem gente passando sede”.comentou o mesmo.

Uma série de termos técnicos e dados de pesquisas foram apresentados o que deixou a entender que a atual situação da Barra Velha, também por falta de chuvas em nossa região, não está satisfatória e que a liberação da água poderia, num futuro próximo, causar problemas para população da cidade caso as chuvas não ocorram. No entanto, ressaltou-se também que a situação em que município se encontra é de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário