terça-feira, 20 de março de 2012

Dia de São José, nada de chuva em Independência.

Aproximadamente mais da metade das áreas de plantio já receberam sementes de milho e feijão. Mesmo com índices de chuva muito abaixo da média para o município, há possibilidade de ser decretado estado de emergência.
Açude Falcão, baixo índice de água.
Além de ontem ser o Dia do Artesão, também foi comemorado o Dia de São José. Para os agricultores do Sertão, a esperança vem do céu. A crença é que se tivesse chovido ontem, era sinal de que o ano ia ser bom na roça.

Não tivemos nem sinal de chuva durante todo o dia de São José, somente um breve chuvisco, durante o dia de ontem os agricultores independencianos ficaram apreensivos esperando a chuva. Para muitos foi uma decepção, nada de chuva.

Embora a beleza do verde no sertão possa enganar, a vegetação esverdeada e os cantos dos pássaros não é indício de chuva farta. Os açudes, as cachimbas e os barreiros estão secando e o sertanejo se depara mais com dias assim do que com nuvens carregadas anunciando um bom inverno.

Em entrevista ao BLOG, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mauro Rodrigues disse “que em breve pode convoca de forma emergencial os membros dos Conselhos do município a fim de discutir e deliberar sobre os efeitos da seca no município. E dependendo da situação pode encaminhar ao poder executivo a solicitação para decretar estado de emergência” .

Os impactos na agricultura, principalmente do plantio de feijão e milho já estão evidentes e as perspectivas climáticas das próximas semanas indica que o quadro metrológico provavelmente não mudará. Diante do desânimo de alguns agricultores, o agricultor arranja forças pra continuar o trabalho e também se apoia em uma devoção secular. No mês de março, se celebra São José, a quem os agricultores recorrem quando falta chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário