Os moradores do distrito de Monte Sinai na zona rural participaram de novenário em louvor a São Sebastião. A festa religiosa foi marcada por forte devoção e fé. Antes de iniciar a novena os moradores fizeram uma caminhada pelas ruas do distrito com a imagem do São Sebastião de baixo de uma forte chuva com relâmpagos e trovões.
O encerramento do festejo ocorreu no ultimo dia 20, dia dedicado ao santo, juntamente com procissão, celebração de novena. Após a novena houve um leilão e uma seresta.
No Ceará, São Sebastião é padroeiro das paróquias de Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Mangabeiras, Mulungu, Choró, Apuiarés e co-padroeiro de Aquiraz e também de Ipaumirim.
Muitos participam das celebrações, sentados nas calçadas das casas, que ficam no entorno da capela, em frente à praça da localidade.
Soldado queria afirmar a fé dos cristãos
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Santa Luciana resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário