segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quinta com Leitura, novo projeto desenvolvido pela Educadora Nice Peres

Educadora Nice Peres com seus alunos no projeto Quinta com Leitura.


A prática da leitura e a importância da literatura na formação pessoal e intelectual dos alunos nas séries iniciais encontram pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada das escolas brasileiras. Foi com esse objetivo de desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos das séries iniciais do ensino fundamental, que a professora Nice Peres lançou nesta quinta (06/10) o projeto Quinta com Leitura, que todas as quintas a turma do 5º ano na Escola Pequeno Príncipe passam à tarde na Biblioteca Comunitária Estação Leitura com o objetivo de ler e debater os livros que os alunos lerem durante a tarde. Todos levam um livro para que possam ler em casa e na próxima quinta debater entre os alunos e a Educadora Nice.

O objetivo geral do projeto é formar o leitor autônomo (alunos das séries iniciais), através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena. Prevê na motivação da leitura nas séries iniciais para a formação de leitores efetivamente comprometidos com a prática social. Tais objetivos podem ser traduzidos nas seguintes ações que vem sendo implementada paulatinamente.

A Biblioteca Comunitária Estação Leitura está aberta para novos projetos culturais e educacionais nas escolas municipais e particulares. Aberta durante a semana, a Biblioteca dispõe de livros e espaço para leitura e encontros sobre leitura e livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário