A melhor maneira de resguardar o patrimônio história do município é trabalhar a preservação dentro de um contexto de desenvolvimento local, trabalhar a preservação do patrimônio é trabalhar desenvolvimento. O antigo prédio da RFFSA faz parte da identidade do povo de Independência, o trem está no imaginário do Independenciano e a preservação do prédio e de sua história deve caminhar no sentido dar preservação da História local.
Foi com esta visão que a ONG História Viva foi completada pelo edital Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Estado do Ceará, com o prêmio o prédio da antiga estação foi totalmente reformado, graça ao empenho do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ que patrocinou a reforma.
Hoje, o prédio faz parte da sede da ONG História Viva, existe no espaço cultural História Viva uma Biblioteca Comunitária com mais de 1.500 livros, um Ponto de Leitura, um Cineclube e uma área para eventos culturais.
Por força da Portaria nº 336, de 28 de Maio de 1952, foi aprovado o projeto para implantação/construção dos 48kms de Crateús a Independência.
O trecho projetado de Crateús para Independência e aprovado pela Portaria à epígrafe, foi locada pelo senhor Durval Borges.
Coube, por sua vez, as construtoras Castro & Ferreira e Langer a execução dos serviços, esta com sede em Fortaleza e aquela em Recife, Pernambuco.
Nas proximidades de Independência há um corte com uma extensão de mais ou menos um KM, com profundidade de cerca de 8 metros na pedra.
Registre-se, por fim, que existe nesta cidade muitos funcionários e pensionistas dos ex-funcionários da REFFSA.
Na época da conclusão do trecho, na estação de Independência, existia o seguinte letreiro:
1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA
4ºBATALHÃO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO
INDEPENDÊNCIA
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