sexta-feira, 18 de março de 2011

Na 1ª visita ao Brasil, Obama vai discutir economia e biocombustíveis


A primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil terá foco na economia, segundo informações da Casa Branca. Obama chega ao país no sábado (19) acompanhado da mulher, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha. Ele fará uma visita de cinco dias pela América Latina, onde visitará, além do Brasil, Chile e El Salvador.


"A América Latina teve um tremendo avanço econômico na última década (...) e está desempenhando um papel cada vez mais importante. O crescimento econômico é prioridade para Obama. A viagem centrará nas oportunidades comerciais e econômicas", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, destacando que a região cresceu a uma taxa de cerca de 6%.

Falando sobre o Brasil, o porta-voz destacou que o país é hoje a sétima maior economia do mundo e que o novo governo da presidente Dilma Rousseff será uma boa oportunidade para estreitar a relação econômica entre os dois países. "O Brasil teve no ano passado uma taxa de crescimento de 7,5% e passou de devedor do FMI para credor. Além disso, melhorou a renda da população brasileira e isso dá aos Estados Unidos a chance de ampliar as relações comercial e econômica com o Brasil", afirmou Carney.


Segundo a Casa Branca, o terremoto no Japão e a crise líbia não alteram a agenda do presidente dos Estados Unidos. O governo destacou que Obama, mesmo distante, acompanhará a situação nessas regiões.


Obama desembarcará na Base Aérea de Brasília às 8h. Por volta de 10h, ele será recebido por Dilma no Palácio do Planalto. Será a primeira reunião realizada entre Obama e Dilma e, segundo a Casa Branca, um dos assuntos que será abordado é questão da energia, em especial biocombustíveis e petróleo. "O Brasil está se tornando um dos principais negociadores no mercado global de energia com a recente descoberta do pré-sal", afirmou Carney.


A realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo no Brasil também está na pauta dos presidentes. Segundo a Casa Branca, será uma oportunidade para os países conversarem sobre as questões de infraestrutura. Ainda em Brasília, Obama terá uma reunião com empresários.

No domingo (20), Obama seguirá para o Rio de Janeiro, onde visitará visita uma Unidade de Polícia Pacificadora e fará um discurso ao público na Cinelândia, praça no Centro do Rio. Em El Salvador, Obama se reunirá com o presidente Mauricio Funes para tratar sobre o desenvolvimento e a segurança. Antes, no Chile, o presidente americano deve reunir-se com o presidente Sebastián Piñera, com o qual abordará a cooperação econômica, e pronunciará um discurso sobre a América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário