quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Oportunidade para aprender a concorrer

MinC realiza oficinas para interessados em participar dos editais voltados a produtores e realizadores negros

Com o objetivo de orientar interessados em participar dos novos editais direcionados aos produtores e realizadores negros, lançados no final do ano passado, o Ministério da Cultura, por meio das suas Representações Regionais, realiza oficinas de capacitação em diferentes cidades do País.


Para concorrer nos novos editais, basta se autodeclarar negro e ter mais de 18 anos Foto: Kid Jr

Uma delas acontece em Fortaleza, amanhã, no Museu do Ceará, ministrada pelo assessor do MinC Nordeste, Roberto Azoubel. A ideia é auxiliar o proponente a entender os editais e adequar sua proposta às exigências dos mesmos, além de mostrar como acompanhar o trâmite do projeto durante as etapas da seleção.

A participação nas oficinas é gratuita e não há nenhum pré-requisito. No caso de Fortaleza, a oficina é realizada em parceria do MinC com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Polêmica

Ao todo, os editais terão à disposição R$ 9 milhões, distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. Podem participar brasileiros que se auto-declarem negros, com mais de 18 anos, que atue nas áreas de artes visuais, circo, música, cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas, dança e teatro. As inscrições seguem até o dia 25 de março (cultura.gov.br).

Lançados pela ministra Marta Suplicy em 20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra -, os editais causaram polêmica no cenário artístico nacional, dividindo opiniões de produtores e realizadores.

Para alguns, trata-se de uma ação reparadora frente aos séculos de prejuízos e exclusão dos negros, não apenas no setor cultural; para outros, medida que apenas acentua o racismo e a discriminação.

Segundo material de divulgação do MinC, o objetivo dos editais é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção, de acordo com o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).

Ao todo, o pacote contempla cinco editais em linguagens distintas. O Edital de Apoio para Curta-Metragem - Curta Afirmativo, por exemplo, é realizado pela Secretaria do Audiovisual, voltado ao fomento de seis curtas-metragens inéditos (ficção ou documentário, de temática livre), produzidos ou dirigidos por jovens negros de 18 a 29 anos.

Já o Prêmio Funarte de Arte Negra, a cargo da Fundação Nacional de Artes, vai selecionar trinta e três projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória que contemplem a diversidade de expressões artísticas.

Tipos

Três editais estão abertos na área da Fundação Biblioteca Nacional. Um deles é o Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros, cujas inscrições têm prazo diferente - 30 de abril.

A proposta é formar parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, com vistas à produção de publicações de autores brasileiros negros, na forma de livros, em meio impresso e/ou digital.

Outra seleção aberta no setor da FBN é o Edital de Apoio a Pesquisadores Negros, com objetivo de selecionar projetos de pesquisa para concessão de bolsas. Por fim, está aberto o Edital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra, do qual poderão participar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Mais informações
Oficina de orientação aos editais para criadores e produtores negros. Amanhã, a partir da 14h, no Museu do Ceará (R. São Paulo, 51, Centro).
Contato: (85) 3101.2610

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER
 
Fonte: Caderno 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário