terça-feira, 24 de julho de 2012

Missa do Vaqueiro reúne fé e tradição em Independência


 A Missa do Vaqueiro é um evento religioso e tradicional na cultura popular do sertão e na cidade de Independência, a missa é celebrada a céu aberto, onde quase 100 vaqueiros desfilam nos seus cavalos em procissão, levando oferendas ao altar. A missa oferece atrações musicais da região, como os aboiadores. A Missa do Vaqueiro tem sua origem no assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó que foi morto no dia 09 de julho de 1954, nas caatingas do Sítio Lages. A primeira missa foi celebrada em 1971.



Montados em seus cavalos, preparados como se estivessem na lida diária da caatinga – com seus gibões, chapéus de couro, botas, luvas, couraças – os vaqueiros do sertão de Independência se encontraram ontem ( 23/07) em frente a Horta Pastoral para mais uma edição da Missa dos Vaqueiros.

O evento, que acontece há vários anos, representa um momento de homenagens, reflexões, ao mesmo tempo em que desempenha um papel fundamental na conscientização social sobre as dificuldades enfrentadas por esse representante legítimo dos sertões, principalmente, neste ano de seca. A missa foi às 9h desse a celebração foi conduzida pelo padre Machado e  contou com a participação de aboiadores.
 Antes de se encontrarem para missa, a vaqueirama tomou um café da manhã reforçado e depois desfilou pelas principais vias centrais da cidade. No caminho, fé e emoção tomaram conta dos sertanejos. Na missa, o ofertório chega ser um dos momentos mais marcantes, quando colocam diante do altar, todo o material alusivo ao seu dia a dia no campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário