domingo, 29 de julho de 2012

Padre JACQUES MOURA - O Educador


Nasceu na cidade de Ipueiras no dia 7 de março de 1924, filho do Sr. José Rodrigues Moura e Srª. Luzia Cavalcante Moura fez o nível médio no seminário São José na cidade de Sobral, foi para a cidade de Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia.

Ordenou-se sacerdote no dia 7 de novembro de 1948, de inicio foi nomeado vigário da cidade de Cariré, pertencente a diocese de Sobral, permaneceu da paróquia de Cariré até o ano de 1951.

Chegou à cidade de Independência, no dia 6 de janeiro de 1952, cidade que iria mudar seu destino e sua vida, ao chegar ao município já encontrou um desafio árduo e um sofrimento inclemente.

No centro de Ciências Religiosas da prainha terminou seu Curso de teologia no ano de 1970 e no dia 20 de fevereiro de 1971 obteve sua licenciatura de Filosofia. Na Escola de administração do Ceara formou-se no ano de 1980 em Administração Pública.

Era um ano de uma severidade seca, a sede havia uma barafunda incontrolável, na realidade a zona urbana de Independência havia menos de mil pessoas morando na sede, mais a confusão estava devido êxodo dos moradores na zona rural para a zona urbana, pois, a seca assolava o interior.

Os moradores da zona rural viam a cidade atrás de um emprego, na época estavam construindo a estrada vicinal entre a cidade de Independência a Crateús. Sempre procurando o beneficio a população mais humilde da paróquia independenciana.

Em 1954 trabalhou pela elevação da capela de Novo Oriente a categoria paróquia. Tornou-se reitor do Seminário São José de Sobral em janeiro de 1955 e em 1956 deu inicio a sua maior obra educacional de sua vida e da História do município de Independência.

Foi a fundação do Instituto Senhora Santana com nível de 1º grau, posteriormente iniciou a grande campanha que mobilizou toda sociedade civil de Independência.

Logo, a sociedade correspondeu ao pedido do pároco, em 1959 foi o ano da criação do Ginásio Santana, foi nomeado diretor do ginásio, o colégio contava com curso de 1º grau, varias turmas terminaram o 1º grau. Foi quando o Pe. Jacques Moura percebeu outro problema que deveria solucionar o mais rápido possível.

Os alunos do Ginásio Santana terminavam o 1º grau e não tinham para onde ir para fazer o 2º grau. Ficavam sem fazer o restante dos estudos ou que tinham condições financeiras iam a Fortaleza para terminar os estudos.

O Educador Pe. Jacques Moura foi até Fortaleza para consegui uma nova entidade de ensino para o município. Junto com algumas personalidades que fizeram da educação sua meta de vida, conseguiram trazer para o município um estabelecimento de 2º grau, Campanha Nacional de Escola da Comunidade – CNEC.

De inicio recebeu o nome de Colégio Técnico Comercial de Independência, que posteriormente chamou de Centro Educacional Pe. Elício Mota e hoje chama – se E.E.F. Abigail Marques.

Foi capelão do Instituto Bom Pastor (1972 / 1973).

Vigário da paróquia Senhor do Bonfim (1973 / 1974).

Após dezoito anos de serviços religiosos na pastoral de Independência, mudou-se para a cidade de Fortaleza. No dia 7 de fevereiro de 1975 solicitou ao Bispo e obteve a dispensa das obrigações sagradas ordens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário