quinta-feira, 5 de abril de 2012

Situação critica e preocupante do município de Independência.


Independência poderá na próxima semana decretar Situação de Emergência devido à estiagem. 

Comissão dos Conselho avalia a situação critica do municipio.
Tiveram reunidos ontem (04/04) no auditório da prefeitura a comissão dos Conselhos municipal. Vários presidentes de associações do interior, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mauro Rodrigues, o vereador Gonçalo Munduri, o Chefe de Gabinete, Dr. Rubens Bezerra, representante da Câmara Municipal Dr. João Alceu, Dr. João José da Ematecer, Luiz César da Defesa Civil e a secretaria de Saúde, Cinara Pedrosa e várias outras entidades. 

Todos foram unânimes em informar que o déficit hídrico vem crescendo desde inicio do ano e até o momento ocorreram apenas chuvas de pouca intensidade. Diante disso, nos últimos dias, a Comissão iniciou uma grande mobilização, a qual está envolvendo diversas entidades para fazerem um relatório para enviar para as autoridades competentes. 

 A situação de emergência parte de um decreto da Prefeitura baseado em um relatório da comissão, que relata as condições emergenciais do município. A Prefeitura pode pedir o reconhecimento federal. 

A equipe do BLOG tentou falar com o prefeito para saber se será feita uma solicitação ao Governo Estadual e Federal, além de decretar o município em Situação de Emergência, mais o prefeito estava viajando para Fortaleza. 

A situação é critica e preocupante na zona rural devido à estiagem e a seca que já é uma realidade em várias localidades, gerando uma falta d água em seus mananciais, tem levado muitos a buscarem alternativas para que pessoas e animais não venham morrer de sede. Uma dessas alternativas a utilização de carros pipas. 

Até o Barra Velha que já com a sua capacidade comprometida devido às chuvas que caíram este ano ainda são insuficientes para aumentar a quantidade de água no mesmo.

Em entrevista com o BLOG o presidente do Sindicato Rural Mauro Rodrigues comentou que já esteve reunido com dezenas de produtores e trabalhadores rurais do município a fim de fazer um levantamento e uma avaliação das perdas neste setor. 

Segundo Mauro Rodrigues “as localidades estão necessitando de água, a estiagem vem causando impactos que totalizam prejuízos de 100% da produção da safra”
 De acordo com Mauro Rodrigues “a pecuária é outro setor que vem sofrendo fortes impactos negativos. O gado não tem água para beber e esse é um problema muito grave, pois as fontes estão secando.” 

 Ainda segundo os levantamentos que estão sendo preparados pela Comissão para ser apresentado na terça (10/04) ao prefeito para que decrete urgentemente a Situação de Emergência.  

Será solicitada a disponibilidade de carros-pipa com o objetivo de atender a população com a distribuição de água potável nas localidades castigadas por períodos de seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário