
A escolha dessa data para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil foi feita em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen.
Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos.
Entre suas obras destaca-se:
O patinho feio;
O soldadinho de chumbo;
As roupas novas do imperador.
A data é comemorada em mais de 60 países e é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.
Essa literatura engloba desde os clássicos da literatura mundial aos livros apenas ilustrados e estimula o universo cognitivo da criança, aumentando seu potencial de aprendizado.
Humberto Eco disse certa vez:
"Qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil. As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia".
Assim, a literatura infantil procura dar sentido a fatos que a
conteceram, estão acontecendo ou vão acontecer no mundo real.
Essa é a razão que estimula as pessoas a continuar contando histórias.
O texto literário infantil é capaz de criar situações que promovam a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.
A literatura leva a mente das crianças a navegar pelo mundo da imaginação e lhes dá a oportunidade de fazer incríveis viagens pelos lugares mais inusitados do mundo, conhecendo novos amigos, novos lugares e muitas novas histórias para que sejam compartilhadas com seus amiguinhos.
São as boas histórias infantis que conquistam o coração de
uma criança e nela desperta a sede pela literatura.
Escritor Flávio Paiva
O jornalista e escritor Flávio Paiva (nasceu em Independência / CE) vai lançou um novo livro/cd infanto-juvenil: “A Casa do meu melhor amigo”, pela Cortez Editora. O lançamento contou com show de Lucas Espíndola e Rodolfo Rodrigues e a participação especial de Ná Ozzetti e Orlângelo Leal (Banda Dona Zefinha), interpretando músicas do CD que integra o livro. O show será transmitido ao vivo pela internet.
QUEM É
Flávio Paiva é o mesmo autor de “Flor de Maravilha”, “Benedito Bacurau – o pássaro que não nasceu de um ovo”, “Titico Achou um Anzol”, “A Festa do Saci” e “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol”.
SERVIÇO
- Mais informações no Blog oficial do livro/cd:
www.cortezeditora.com.br/acasadomeumelhoramigo.