domingo, 2 de dezembro de 2012

Começou a construção da escola profissionalizante de Independência.


A partir do próximo ano, os jovens de Independência que finalizam o ensino fundamental irão contar com mais oportunidades de preparação para o mundo do trabalho. Já iniciou a mais de um mês a tão sonhada escola profissionalizante em nosso município. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), no inicio do ano assinou as ordens de serviço para à construção de 17 novas Escolas Estaduais de Educação Profissional. As unidades foram implantadas em Boa Viagem, Cariré, Iguatu, Itapajé, Itarema, Independência, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Marco, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Palmácia, Redenção, Santa Quitéria e Uruburetama.

 Os recursos são provenientes do Governo Federal e Tesouro Estadual. O investimento é de R$ 7.920.140,55 e o prazo de 240 dias para a entrega da escola. . 

A estrutura de 4,5 mil metros quadrados tem 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade escolar também vai dispor de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais
 A rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional apresenta um currículo que integra a formação geral do ensino médio às disciplinas dos cursos técnicos, com aulas das 7 horas às 17 horas. São modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Os estudantes contam com três refeições diárias, uniforme escolar, livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.
  
Nessa modalidade de ensino, o estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica.


                                              PROJETO DE LEI Nº  91  /2010

Denomina de Maria Altair Américo Sabóia a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante do município de Independência

Art. 1º Fica denominada de Professora Maria Altair Américo Sabóia a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante do município de Independência. 
Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Deputado Nelson Martins
Partido dos Trabalhadores
Líder do Governo

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Ceará em, 3 de maio de 2010.

  Justificativa

 Nascida em 20 de dezembro de 1931, a professora Maria Altair Américo Sabóia é natural de Independência, Fazenda Lindeza. Filha de Pascoal Soares Sabóia e Dúlia Américo Sabóia exerceu com grande afinco a profissão em que participou da formação de muitas pessoas no município de Independência.
        
 Cursou o CADES – Curso de Ensino Secundário em Português; Curso Superior de Pastoral Catequética no Rio de Janeiro. Teve como principais ocupações profissionais: professora no Ginásio Santana, diretora do Centro Educacional Padre Elício Mota por 15 anos, assessora pedagógica na administração da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC e foi diretora executiva da rádio cenecista de Pernambuco.

Durante sua vida, além do magistério, prestou grande colaboração na área social na catequese da Paróquia de Senhora Sant'ana, como presidente de associação assistencial de Independência, agente financeira e de divulgação da Comissão Municipal do MOBRAL, secretaria da sociedade de assistência ao menor – SAMI, diretora pedagógica do Centro Educacional de Novo Oriente e membro do Conselho Fiscal do Rutiro Esporte Clube


Deputado Nelson Martins
Partido dos Trabalhadores
Líder do Governo


Nenhum comentário:

Postar um comentário