sexta-feira, 1 de julho de 2011

Açude Jaburu II mudou de nome...

Leia mais : www.rikardoassis.blogspot.com

O Fato histórico sobre a mudança do nome do Açude Jaburu II em Independência.

Açude Jaburu II, progresso para a região.

Tudo iniciou no dia 17 de agosto de 1963, quando o então prefeito de Independência, Joaquim Augusto Bezerra, enviou um oficio para o Governo do Estado do Ceará, Sr. Virgilio Távora, solicitando a construção de um açude no leito do Rio Jaburú.

O oficio iniciava com as seguintes palavras: “Resumo das reivindicações apresentadas pelo município de Independência, ao Exmo. Sr. Governador do estado do Ceará, por ocasião da reunião dos prefeitos da zona noroeste do estado, na cidade de Tamboril, presidida pelo Dr. Antonio Perilo de Sousa Teixeira, Presidente do Conselho de Assistência Técnica aos Municípios, no dia 12 de maio de 1963.

2ª A Construção de um (1) açude público sobre o leito do rio Jaburú, no lugar “Malhada Vermelha”, onde existe um excelente local, com proporções para uma represa de 200.000.000 M³.

Assim, foi escrito o oficio para o Governador do Estado solicitando a construção do Açude no leito do rio Jaburú. No dia 25 de fevereiro de 1965, o Governador Virgilio Távora enviou um telegrama para o prefeito Joaquim Augusto Bezerra respondendo o oficio:

“Governador Virgilio Tavora

Fortaleza – Ce.

Restam poucas esperanças inverno neste município quando prejuízos se avolumam morrente rebanhos dizimados conseqüência falta chuvas PT Milhares cabeças gados pereceram maior quantidade ameaçada se Deus não favorecer sua infinita bondade PT Levas trabalhadores começam deslocar paus araras rumo a Brasília desvanecidos positivação inverno PT Lembro preclaro Governador incluir Plano Emergência construção Açude Jaburú com estudos quase concluídos VG construção estrada carroçável primeiro ordem Independência Parambú VG construção açude Gentio distrito Coutinho alem outras obras alçada governos estadual e federal PT

Saudações

Joaquim Augusto Bezerra

Prefeito Municipal – Independência, 25.2.1965”