quinta-feira, 26 de março de 2009

I° Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva- 2009


EDITAL

1 – Homenagem:
O Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva visa homenagea o escritor e jornalista Flávio Paiva, filho ilustre do município, autor de vários livros com reconhecimento nacional; é jornalista e atualmente colunista semanal do Jornal Diário do Nordeste.

2 – Objetivo:

2.1 – Incentivo a leitura e a valorização de novos escritores independencianos.

3 – Participação:

3.1 – Participarão do I º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva – 2009, os alunos das escolas públicas e particulares do município, entre 12 anos completos a 17 anos completos que estejam matriculados.

4 – Inscrições:

4. 1 – As inscrições ocorrerão entre os dias 30 de março a 30 de abril, de 8h ás 12 h e de 14h ás 17 h.
4.2 - local das inscrições: sede da ONG História Viva – Casa da Memória e Estação Leitura ou nas Diretorias das Escolas.
4.3 – As inscrições serão efetivadas mediante preenchimento de ficha de requerimento de inscrição, juntamente com a autorização dos pais ou responsáveis.

5 – Organização:

5.1 - A organização ficará a cargo da ONG História Viva que é uma entidade filantrópica com a finalidade de uma perspectiva comum de transformação social, refletindo sobre os graves problemas da exclusão social. ONG História Viva tentará eliminar discriminação e promover a inclusão social e a cidadania para todos os independencianos. A nossa missão é a execução de programas de qualificação profissional dos adolescentes, através da educação, e contribuir com o incentivo a leitura.

6 – Das Categorias do Temas:

6.1 – Serão aceitos trabalhos nas categorias Crônica, Conto, Poesia e Literatura de Cordel, como forma de estímulo à liberdade criativa, podendo a premiação do 1º, 2º e 3º lugares ser em uma só categoria ou em categorias variadas, de acordo com a decisão irrevogável do Júri.

6.2 – Cada participante poderá se inscrever com no máximo até três trabalhos inéditos, na(s) categoria(s) que desejar, com conteúdo digitado em papel no formato A4, fonte Arial, tamanho 12, com espaço 1,5. A escolha pela participação em categorias diferentes não implica em alteração no limite total de três trabalhos por participante.

6.3 – O tema do Iº Concurso Literário Escritor Flávio Paiva é INDEPENDÊNCIA, MINHA INSPIRAÇÃO, podendo ser ficção ou não ficção, desde que aborde aspectos da cultura, da memória e da história do Município. Serão valorizados os trabalhos que apresentem melhor distinção autoral e que demonstrem maior coerência com o tema proposto.

6.4 - Os trabalhos deverão ser apresentados em três vias, sendo cada uma das três vias lacradas em envelope, em que conste apenas o pseudônimo do autor na parte externa.

6.5 - Fica expressamente vedada a identificação dos autores em qualquer parte dos trabalhos.

6.6 – O autor só será identificado em ficha própria, de inscrição.

6.7 – O trabalho deverá ser entregue até o dia 30 de junho, das 08h00minh ás 12h00minh e 14h00min h a 17h00min h, na sede da ONG História Viva – Rua Cícero Justino, S/N – Batalhão – Antiga RFFSA.

7 – Comissão Julgadora:

7.1 – A Comissão Julgadora do Iº Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva - 2009 é composto por no mínimo 5 (cinco) profissionais de reconhecido mérito e competência no meio literário e professores da Língua Portuguesa, convidados mediante proposta da ONG História Viva.

7.2 – A Comissão julgará os trabalhos até o dia 15 de julho.

7.3 – No dia 1º de agosto, será divulgada a lista do vencedor do Prêmio.
www.onghistoriaviva.blogspot.com

OBS: Será publicada uma entrevista do vencedor do site da ONG.

7.4 – A divulgação também será através de e-mail dos melhores colocados, e pela F.M Independência.

7.5 – A entrega da premiação será no dia 8 de agosto de 2009 (primeiro sábado que antecede o Dia do Estudante), às 19h na sede da ONG História Viva – Casa da Memória e Estação Leitura – Rua Cícero Justino, S/N – Centro – Independência – CE. – 63640-000.

8 – Premiação:

8.1 – O primeiro colocado no Iº Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva – 2009 receberá das mãos do escritor Flávio Paiva.

  • Primeiro Colocado: Um computador, certificado de participação e um livro autografado pelo escritor.

  • Ao Segundo Colocado: um DVD, certificado de participação e um livro autografado pelo escritor Flávio Paiva.

  • Ao Terceiro Colocado: um Mp3, e um certificado de participação e um livro autografado pelo escritor Flávio Paiva.


9 – Cronograma:


30 de março a 30 de abril.

Inscrições para o Iº Prêmio Literário de Independência
Local na sede da ONG História Viva ou nas Diretorias das Escolas Publicas e Particulares.


30 de junho


Prazo para entrega do trabalho.
Trabalho com no mínimo 3 laudas, formato A4, escritas em fonte arial, tamanho 12, com espaço 1,5.


15 de julho.


Prazo para a Comissão Julgadora julgar os trabalhos
Os membros da Comissão serão escolhidos pela ONG.


1 de agosto


Serão divulgados os dez melhores alunos.


Divulgação através de www.onghistoriaviva.blogspot.com


8 de agosto


Entrega dos prêmios :
Sede da ONG.


10 – Disposições Gerais:


10.1 – No ato da inscrição o aluno aceitará, expressamente, todas as disposições deste regulamento.


10.2 – É vedada a participação na Comissão Julgadora de membros que tenham interesse direto ou indireto nos trabalhos que estiverem em processo de seleção.


10.3 – Os membros da Comissão Julgadora firmarão documento antes do inicio dos trabalhos, em que declararão plena observância do disposto no subitem anterior.


10.4 - Cada trabalho será avaliado por, no mínimo 2(dois), membros da Comissão Julgadora em conjunto.


10.5 – A decisão final será tomada pelo conjunto da Comissão Julgadora.


10.6 – A decisão da Comissão Julgadora terá caráter soberano e irrecorrível.


10.7 – Os casos omissos deste regulamento serão decididos soberanamente pela ONG História Viva.


10.8 - É vedada, neste concurso, a participação dos Familiares dos membros da Comissão Julgadora e dos Membros da Diretoria da ONG, bem como de parentes até o 2º grau.


10.9 - Quaisquer referências expressa aos alunos agraciados com o I º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva - 2009, por parte do meio de comunicação, deverá indicar o seguinte: “Vencedor do Iº Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva – 2009”.


10. 10 – Por envolver interesses de incapazes, e dado o caráter indisponível de tais interesses, quando envolvam crianças e adolescentes, será feita a comunicação devida ao membro do Ministério Público, oficiante na comarca.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Flávio Paiva visita a ONG História Viva

O Escritor e a ONG



Na manhã no dia 21 de março (sábado) foi um dia especial para ONG História Viva, em uma reunião histórica, a sede da ONG foi palco da visita do escritor e jornalista Flávio Paiva, que debateu junto com a diretoria sobre o Iº Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva que será realizado pela ONG, o concurso é para incentivar a leitura e o surgimento de um novo escritor independenciano, também participou da reunião o escritor Antônio Menezes que colaborou com a elaboração do edital.



Além de conhecer a Casa da Memória e Estação Leitura o escritor Flávio Paiva conheceu o projeto da ONG para a cultura local, era um dia especial para o Flávio Paiva que completou 50 anos junto com seus familiares e amigos, foi um privilégio para ONG receber em sua sede um escritor consagrado nacionalmente, foi na sede que Flávio Paiva divulgou seu novo trabalho o livro Eu era Assim... que será lançado em Fortaleza no final do mês.




Ficamos honrados em ter como amigo e colaborador o escritor Flávio Paiva, um independenciano que busca em seus livros dar um significado aos jovens sobre a cultura brasileira, através de seus trabalhos tem conscientizado aos brasileiros a necessidade de resgatar e preservar a cultura popular e a ONG também ficará ao lado desse escritor que tenta evitar a destruição dos mitos populares.


Flávio Paiva, Nosso Parabéns!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

O Médico Salvador


Francisco Joel Martins


Em 30 de novembro de 1942, nasce na cidade de Nova Russas no Estado do Ceará, uma das mais importantes personalidades no município de Independência, filho de José Hermenegildo Martins e Laura Torres, iniciou seus estudos no Ginásio Monsenhor Tabosa na cidade de Nova Russas, depois foi a cidade de Sobral estudar no Colégio Sobralense, que concluiu o ginásio.

Então, mudou-se para Fortaleza para dar continuidade aos estudos nos Colégio Cearense e Lourenço Filho terminou o segundo grau. Em de dezembro de 1968 passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal do Ceará, dava-se inicio de uma brilhante carreira que salvaria inúmeras vidas em Independência.

Em 9 de julho de 1968 casou com Maria Cavalcante Martins em Fortaleza, no matrimonio nasceram três filhas, Joelma Cavalcante Martins, Maria Clara Cavalcante Martins e Iara Cavalcante Martins. Durante sua vida profissional ocupou muitos cargos importantes, entre eles:

Diretor do Hospital São Rafael – Altamira – Pará;
Diretor do Hospital São Maria – São Bento - Maranhão;
Chefe de Postos de Saúde Público em Ipueiras;
Chefe de Postos de Saúde Público em Independência;
Fundador e Diretor do Hospital Santa Maria em Independência;
Fundador e Presidente do Lions Clube de Independência;
Presidente do REC ( Rutilo Esporte Clube);
Vice – prefeito em dois mandatos (1982 a 1988 e 1991 a 1995);
Secretario de Saúde de Independência;
Deputado Estadual.

Como Deputado Estadual foi responsável pelo asfaltamento na estrada de Independência a Cruzeta e outras obras. Foi um dos políticos mais influentes do município, durante toda sua vida em Independência não teve o reconhecimento pelo seu trabalho profissional por parte do poder público.

Francisco Joel Martins, um profissional e político de grande importância para Independência.