domingo, 28 de outubro de 2012

Tem Saci no Passeio!

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1196942:

Novo livro do escritor Flávio Paiva que fala do personagem será lançado, hoje, às 10h, no Passeio Público
Era para ser apenas o ensaio fotográfico para uma revista local da qual seria capa, numa tarde qualquer de 2009, no Passeio Público. Mas Flávio Paiva viu além da paisagem cheia de bucolismo e história. Enquanto a equipe da publicação preparava os equipamentos para iniciar as fotos, o escritor e colunista do Diário do Nordeste viu uma menina usando a farda da escola a observar tudo ao seu redor. Ali, nascia a ideia para "Se Você um Saci", que ele lança, hoje, a partir das 10 horas, no próprio Passeio Público, no Centro, onde também se passa a história criada por ele. "A luz, o clima, tudo estava contribuindo para aquele momento", conta.

A obra é a sua oitava voltada para o público infanto-juvenil. "Ela mostra o Saci de uma forma totalmente ressignificada", garante. É a segunda vez que ele escreve sobre a figura travessa do folclore brasileiro. Antes, já tinha lançado "Festa do Saci". De acordo com o autor, desta vez, o personagem nem ao menos aparece nas ilustrações de Julião Jr., que fotografou e aplicou os desenhos sobre as imagens reais. "Em apenas uma passagem, há uma insinuação de sua presença. É quando algumas flores caem sobre um espelho d´água e, uma delas, se assemelha a um gorro vermelho, exatamente como aquele que o Saci usa", revela Flávio. "A confirmação ou não de sua presença fica por conta do Saci que há em cada leitor".
 Flávio ressalta que, numa cidade grande como Fortaleza, é cada vez mais difícil visualizar o personagem, "mas isso ainda é possível em lugares onde haja muitas árvores". Ele lamenta, portanto, que o Saci seja constantemente lembrado como algo do "passado". Flávio é um dos maiores entusiastas do Dia do Saci, celebrado todo 31 de outubro, em contraponto ao Halloween (o Dia das Bruxas, popular nos Estados Unidos).

O livro, segundo Flávio, acaba sendo um resultado desses anos de militância pró-Saci. Nos últimos cinco anos, Flávio vem promovendo festas em vivências em torno da causa. Tudo devidamente registrado. "Tem sido um período muito rico de aprendizado e troca de experiências em torno do tema", afirma Flávio, para quem o livro é parte de um processo de valorização deste capítulo da cultura nacional.

Mistura
Além do livro em si, o escritor se associou à cantora e compositora Valerie Mesquita para gravar também uma faixa que serve como trilha-sonora para a história da menina Jaci, protagonista de "Se Você Fosse um Saci" (ouça no QR Code ao lado). "A ideia foi dar uma característica mais pop ao projeto", explica Flávio.

Ele conta ainda que o evento de lançamento será também uma oportunidade de vivência. "A festa está marcada para o mesmo local onde a história se passa. Os leitores vão poder folhear o livro e perceber o cenário ao vivo", justifica.

A festa contará com a participação especial da Companhia Dona Zefinha, que fará uma performance, e da educadora musical Joyce Custódio, responsável por contar e cantar a história do livro. Ao mesmo tempo, haverá uma feira de troca de brinquedos usados integrada a uma ação nacional, do Instituto Alana. Todas as crianças e responsáveis estão convidados, então, a levar brinquedos em bom estado que não queiram para trocar com outros participantes. Afinal, como diz o lema da iniciativa, trocar é mais divertido do que comprar".

Mas e Saci, vai ter no dia do lançamento? "Vai estar cheio", adianta Flávio.

Mais informações:
Lançamento do livro "Se Você Fosse um Saci", de Flávio Paiva, hoje, às 10 horas, no Passeio Público (Centro). Participação da Cia. Dona Zefinha e de Joyce Custódio

FILIPE PALÁCIOREDATOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário