Em setembro de 2010 a revista Fale! completará 10 anos de publicação ininterrupta. Desde nossos primeiros dias tínhamos a pretensão de listar, baseados no conceito de influência, a lista — mas não um ranking — dos Cearenses Mais Influentes. A ideia não é original, tem inspiração na revista americana Time que, anualmente, faz várias listas de influentes. A mais famosa é a que lista as 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo que, em 2010, incluiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos mais influentes na categoria Líderes ao lado de Barack Obama, Dominique Strauss-Kahn, Nancy Pelosi e Sarah Palin.
Para quem está no topo do mundo, como a Time, fica mais fácil listar. Pelo menos em tese há ali maior isenção e maior distanciamento. Mesmo com criteriosa metodologia o viés político, digamos, subjetivo, pode incidir na lista final. Em última instância é a redação quem finaliza a lista a partir de centenas de nomes. Ainda no caso da última lista da Time, por exemplo, Hugo Chávez apareceu nas prévias mas não na final. Mas eles estão lá, no topo do mundo, influenciando a periferia.
Para quem está numa comunidade menor, publicar uma lista dos Mais Influentes pode estimular uma nova coleção de desafetos. Portanto, cuidamos de ser criteriosos.
Associamos o conceito de influência diretamente à capacidade de influenciar e não diretamente a quem, episodicamente ou acidentalmente, está exercendo algum tipo de poder constituído. Mesmo assim quem habita este status leva vantagem, sim, em relação aos influentes da sociedade civil. Não é à toa que a categoria Políticos constitui a maior lista. Mesmo assim, creia leitor, nossa lista não é sobre a inflluência do poder mas sobre o poder da influência. Portanto, mesmo os políticos no exercício de mandatos, influentes no sentido tradicional, podem transcender a isso e evoluir para a ‘fase dois’ de influência. No famoso Dicionário Aurélio o adjetivo Influente é definido como “quem influi ou exerce influência”. Ele traduz prestígio, reconhecimento e credibilidade.
Credibilidade, também, de quem elabora a lista. Por isso, foram necessários 10 anos de Fale! para maturar e desenvolver esta ideia. Arevista criou cinco categorias: Políticos, Empresários & Empreendedores, Artistas & Intelectuias, Profissionais Liberais e Esportes. No site da revista Fale! www.revistafale.com.br foi abertauma consulta online, livre de qualquer sugestão, isto é, sem indução de nomes e de categorias.
A consulta ficou no ar durante quatro meses. Centenas de pessoas votaram, cent nomes apareceram, inclusive alguns ilustres cearenses que já estão em outro plano espiritual, como o carismático Padre Cícero e o líder empresarial Luiz Esteves Neto.
No entanto, numa lista de 30, muitos nomes votados ficaram de fora. A lista final obedece rigorosamente o conceito de influência. Não somente a influência cravada ao longo da história, mas a influência que concilia aquela variável e ganha consistência no agora. Até porque esta lista se repetirá, doravante, anualmente. Ao menos parcialmente, ela certamente se renovará a cada ano. Mas os critérios de independência, seriedade, credibilidade e isenção são valores consolidados. Portando, em nome do agora, e é este quem constrói a história, saudamos os 30 Cearenses Mais Influentes de 2010.
Luís Sergio Santos - Editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário