terça-feira, 11 de maio de 2010

Padre JACQUES MOURA - O Educador


Nasceu na cidade de Ipueiras no dia 7 de março de 1924, filho do Sr. José Rodrigues Moura e Srª. Luzia Cavalcante Moura fez o nível médio no seminário São José na cidade de Sobral, foi para a cidade de Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia.

Ordenou-se sacerdote no dia 7 de novembro de 1948, de inicio foi nomeado vigário da cidade de Cariré, pertencente a diocese de Sobral, permaneceu da paróquia de Cariré até o ano de 1951.

Chegou à cidade de Independência, no dia 6 de janeiro de 1952, cidade que iria mudar seu destino e sua vida, ao chegar ao município já encontrou um desafio árduo e um sofrimento inclemente.

No centro de Ciências Religiosas da prainha terminou seu Curso de teologia no ano de 1970 e no dia 20 de fevereiro de 1971 obteve sua licenciatura de Filosofia. Na Escola de administração do Ceara formou-se no ano de 1980 em Administração Pública.

Era um ano de uma severidade seca, a sede havia uma barafunda incontrolável, na realidade a zona urbana de Independência havia menos de mil pessoas morando na sede, mais a confusão estava devido êxodo dos moradores na zona rural para a zona urbana, pois, a seca assolava o interior.

Os moradores da zona rural viam a cidade atrás de um emprego, na época estavam construindo a estrada vicinal entre a cidade de Independência a Crateús. Sempre procurando o beneficio a população mais humilde da paróquia independenciana.

Em 1954 trabalhou pela elevação da capela de Novo Oriente a categoria paróquia. Tornou-se reitor do Seminário São José de Sobral em janeiro de 1955 e em 1956 deu inicio a sua maior obra educacional de sua vida e da História do município de Independência.

Foi a fundação do Instituto Senhora Santana com nível de 1º grau, posteriormente iniciou a grande campanha que mobilizou toda sociedade civil de Independência.

Logo, a sociedade correspondeu ao pedido do pároco, em 1959 foi o ano da criação do Ginásio Santana, foi nomeado diretor do ginásio, o colégio contava com curso de 1º grau, varias turmas terminaram o 1º grau. Foi quando o Pe. Jacques Moura percebeu outro problema que deveria solucionar o mais rápido possível.

Os alunos do Ginásio Santana terminavam o 1º grau e não tinham para onde ir para fazer o 2º grau. Ficavam sem fazer o restante dos estudos ou que tinham condições financeiras iam a Fortaleza para terminar os estudos.

O Educador Pe. Jacques Moura foi até Fortaleza para consegui uma nova entidade de ensino para o município. Junto com algumas personalidades que fizeram da educação sua meta de vida, conseguiram trazer para o município um estabelecimento de 2º grau, Campanha Nacional de Escola da Comunidade – CNEC.

De inicio recebeu o nome de Colégio Técnico Comercial de Independência, que posteriormente chamou de Centro Educacional Pe. Elício Mota e hoje chama – se E.E.F. Abigail Marques.

Foi capelão do Instituto Bom Pastor (1972 / 1973).

Vigário da paróquia Senhor do Bonfim (1973 / 1974).

Após dezoito anos de serviços religiosos na pastoral de Independência, mudou-se para a cidade de Fortaleza. No dia 7 de fevereiro de 1975 solicitou ao Bispo e obteve a dispensa das obrigações sagradas ordens.

Um comentário:

Instituto Casarão disse...

É de grande valor o trabalho de resgate da memória histórica do município de vocês, parabéns.
Aqui em Senador Pompeu também lutamos pela preservação do patrimônio cultural, são mais de 15 anos de luta no sentido de sensibilizar o poder públida para a importancia da preservação do patrimônio, mas até o momento nada de concreto foi feito. Mas a luta contitnua e todo o progresso foi por conta de iniciativa da sociedade civil organizada.
Visite o nosso blog.: www.institutocasarao.blogspot.com

Postar um comentário