sábado, 9 de janeiro de 2010

De onde vem o nome Independência?


Um estudante, um pesquisador, um historiador ou qualquer cidadão procurar nas bibliotecas algum livro sobre a História do município de Independência não irá encontrar, pois não há nenhum livro escrito com a história de Independência.
Um dos principais fatos históricos que precisamos decifra é De onde vem o nome “Independência’? Na internet ou em artigos escrito por independenciano, encontram-se duas versões de como surgiu o nome Independência. A primeira versão era sobre um rio que cortava a sede do município com o nome de Independência, esta versão é falsa, pois sabemos que o único rio que corta a sede é o Cupim. A segunda versão é sobre a perda da autonomia que o município que teve a primeira perda em 1893 e a segunda em 1931. Sendo assim alguns pesquisadores acreditam que em função desta ida e vinda (da autonomia) que surgiu o nome de Independência.
Surgiu outra versão ainda não divulgada, é que o nome Independência surgiu devido à participação de moradores da povoação Pello Signal a Guerra do Jenipapo (Piauí). Esta versão quem defende é o pesquisador Sr. Joaquim Augusto Bezerra (ex-Tabelião e ex-prefeito). Em busca de um esclarecimento mais especifico está aprofundando em mais detalhes documentais. Lembramos que não estamos afirmando que o nome vem dar Guerra do Jenipapo, a pesquisa agora que começou. Segundo a afirmação do Sr. Joaquim Augusto Bezerra breve lançara um livro sobre o tema com fontes documentais. O fato é que sabemos pouco sobre a história do município, esperamos que mais pesquisadores divulgassem seus artigos e pesquisas sobre a História de Independência

Nenhum comentário:

Postar um comentário