quarta-feira, 29 de junho de 2011

Em Independência, Mãe é presa por abandono de incapaz.

Conjunto Santa Rita, local onde mora a mãe das crianças.

Por volta das 13h de sexta-feira, 24 de junho, atendendo solicitação feita ao telefone de denúncia uma equipe do Conselho Tutelar de Independência deslocou-se até ao Conjunto Santa Rita, no bairro Santa Rita, para averiguar uma ocorrência de abandono de incapaz.

De imediato a equipe do Conselho Tutelar entrou em contato com uma equipe policial e deslocaram para o bairro Santa Rita, os Conselheiros Elaine Cristina e Valbênia Sales juntamente com os policiais Manoel Lopes de Araujo e Ademar Pedrosa Ferreira.

Chegando ao local, os Conselheiros verificaram que a denúncia era verdade, de imediato localizaram a mãe das crianças, a Srª R.P.B.S, que estava na casa de uma amiga. Segundo o Auto de Prisão em Flagrante Delito “A Mãe abandonou os quatro filhos menores, sendo o mais novo de tres anos de idade trancados no interior da residência sem nenhum maior a prestar-lhes assistência.”

A infratora foi apresentada aquela ao Delegado da Policia Civil Dr. Ricardo de Castro Savoldi (Crateús) que de imediato decretou a prisão da Srª. R.P.B.S por abandono de incapaz que de acordo com Código Penal - Abandono de Incapaz:

Art. 133 - Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos.

Segunda a Srª R.P.B.S. “que saiu de casa por volta de 11:00 h após alimentar os filhos... Que, não havia se passado ainda nem dois minutos quando um equipe de policial militar foi até a casa onde estava a interrogando” afirmou mãe.

Em visita ao Conselho Tutelar

Conselheiros Tutelares"24 horas à disposição da sociedade"

Em uma visita ao Conselho Tutelar de Independência, fomos buscar informações de como andavam os trabalhos dos conselheiros em nosso município e sobre o fato lamentável que ocorreu com as crianças. Lá conversamos, com os conselheiros Elaine Cristina, Turbiana Canuto e Albano. Os mesmos nos informaram, de que estão dando andamento nos trabalhos do Conselho, mas que os mesmos necessitam de muitos melhoramentos, entre os melhoramentos transportes para irem à zona rural.

Para se ter uma idéia, percebi que o prédio onde está estalada a sede do Conselho Tutelar precisa de uma reforma, que é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos. Algumas denúncias precisam ser realizadas em campo, mas os Conselheiros não têm o carro à disposição.

“Fizemos de tudo para que a mãe tivesse consciência de que estava agindo erradamente com os seus filhos, recebemos várias denúncias sobre o abandono das crianças, tivemos a preocupação de aconselhar a mãe e aos familiares dela... mais lamentavelmente a mãe não nos deu ouvido” comentou a conselheira Elaine Cristina ainda sensibilizada com o acontecimento.

A Conselheira ainda nos informou que todos os membros do Conselho Tutelar estão à disposição da sociedade independenciana por 24 horas e até nos fins de semana, também fez uma alerta “Temos recebido muitas denúncias sobre maus-tratos e abandono de crianças, isso tem acontecido em todo o município. Nós, Conselheiros estamos de olho em todos os pais que porventura venham cometer alguns maus-tratos com as crianças. Não iremos nos omitir, cumpriremos nossa função e levaremos os responsáveis a justiça.” Comentou indignada a Conselheira Elaine.

O que diz o advogado da Mãe o Dr. Márcio Greyck Martins.

Dr. Márcio Greyck " Foi um fato lamentável..."

“Acompanhei a mãe até Crateús para garantir os direitos constitucionais, na realidade à mãe das crianças é muito ingênua e não teve nenhuma maldade em deixar as crianças sozinhas, ela me disse que teria indo à casa de uma amiga buscar comida para as crianças” comentou o Dr. Márcio Greyck.

Na Tarde do dia 28/06, o advogado Márcio Greyck protocolou uma petição de pedido de liberdade provisória com pedido de fiança. “Tenho esperança que o juiz vai atender meu pedido” comentou o advogado.

Já na manhã no dia 29/06, o Dr. Cesar Morel Alcântara concedeu o pedido de liberdade a mãe R.P.B.S com fiança de um salário mínimo.

Comarca de Independência

Rua Santa Terezinha, 573 – Centro

Fone: (88) 3675-1204

Conselho Tutelar de Independência

Rua Alexandre Bonfim, S/N – Centro

Fone: (88) 3675-2359

Dr. Márcio Greyck Martins

Rua das Pedrinhas, 256 – Centro

Fone: (88) 3675-1605 – 9689-5800

Cadê os Campinhos de Futebol?


Leia mais em: www.rikardoassis.blogspot.com


Quadra da Tia Base, consturida nos anos 60, ainda é a única àrea de
lazer para nossas crianças e jovens.

O antigo hábito de brincar na rua parece não combinar com a nova realidade de Independência. Mas, como não existe nenhuma área de lazer estruturada na cidade para crianças e adolescentes e, pasmem, os campinhos de futebol sumiram, não existem mais aqueles campinhos de futebol que havia antigamente nos bairros. Muitos dos jovens e crianças continuam andando de bicicleta e jogando bola em local arriscado, onde são expostos a riscos.

Quero deixar aqui minha opinião às autoridades de Independência em relação aos esportes especificamente ao futebol. Hoje, em nossa cidade as crianças não têm espaço para a prática do futebol, não há espaço adequado e nem a atenção adequada, devem-se fazer alguns campinhos de futebol nos bairros carentes de nossa cidade.

Alguns campos de futebol já não existem mais, a única quadra de futebol ainda é a velha e boa quadra da Tia Base feita pelo EXÉRCITO, mais precisamente pelo 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA, 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO - 2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO no ano de 1960. É bem verdade que existe uma quadra na Cohab e outra ainda em construção no Conjunto Santa Rita, mais ambos ainda não está adequada para o uso do esporte.



terça-feira, 28 de junho de 2011

Poder Legislativo de Independência em Recesso.

Camara Municipal de Independência.

A Câmara Municipal de Vereadores de Independência a partir do dia primeiro de junho entraram em recesso. A Câmara Municipal de Vereadores trabalhará, nesse período, burocraticamente, em turno normal, até o reinício dos trabalhos dos Vereadores, que tem retorno previsto, para o dia útil do mês 1º de agosto.

Já no 1º dia útil de agosto, haverá a realização da primeira Sessão Ordinária do ano. Os atos do Poder Legislativo de Independência, já estão sendo comandado pelo novo Presidente, o Vereador Geraldo Cavalcante.

Em uma enquête feita pelo BLOG, no período 31 de maio a 20 de junho, a maioria dos votantes não concordou com o recesso do legislativo. A enquête era:

A CÂMARA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA JÁ ESTÁ EM RECESSO, OS VEREADORES TEM 2 MESES DE “DESCANSO” JUNHO E JULHO. VOCÊ CONCORDA COM O RECESSO DOS VEREADORES?

Sim - 0 - 0 %

Não 13 – 100 %

1. O que é e como funciona o recesso parlamentar?

O recesso é um período em que os parlamentos interrompem suas atividades funcionais. É como os 30 dias de férias que os trabalhadores têm por ano, só que os parlamentares normalmente acompanham as férias escolares – ou seja, aproveitam o recesso tanto em dezembro e janeiro como também em julho. Em Independência, o legislativo tem como recesso os meses de junho e julho e também dezembro e janeiro.

2. O recesso funciona da mesma forma nos parlamentos federais (Senado e Câmara), estaduais (Assembléia Legislativa) e municipais (Câmara dos Vereadores)?

Não. O recesso é regulamentado pelo regimento interno dos parlamentos. O Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas estaduais e as Câmaras Municipais têm autonomia para estipular seus recessos de acordo com suas realidades e necessidades.

3. Senadores, deputados e vereadores recebem salário normal no recesso? Há benefícios, como adicional de férias?

Não há benefícios. Assim como os trabalhadores comuns, os parlamentares recebem o salário normal e mais o terço de férias referente a um mês de salário. E isso independente do recesso durar mais que 30 dias e acontecer duas vezes por ano.

4. O recesso pode ser cancelado? Quem tem esse poder?

Sim. Pode ser cancelado para a convocação de sessões extraordinárias. Isso normalmente acontece quando há algum assunto que precisa ser debatido com urgência ou quando alguma matéria ficou pendente no término das sessões ordinárias. Quem pode cancelar o recesso e convocar as sessões extraordinárias são os presidentes do Senado, da Câmara Federal, das Assembléias e das Câmaras Municipais, além do presidente da República.

5. Em caso de convocações extraordinárias durante recessos, há pagamento de salário extra?

Não. No início de 2006 o Congresso Nacional aprovou uma outra emenda constitucional que determina que nenhum parlamentar de qualquer casa legislativa do Brasil pode receber remuneração extra caso seja convocado para sessões extraordinárias durante o recesso parlamentar. Curiosamente, não houve mais convocações extraordinárias no Senado e na Câmara depois disso. Antes da emenda, os parlamentares que atuavam no Congresso recebiam 25.694,40 reais pelas convocações extras, o equivalente a dois salários. Tanto a emenda que extinguiu a remuneração extra como a que diminuiu o tempo de recesso foram uma reação indireta à indignação na sociedade por causa do escândalo do mensalão, denunciado em meados de 2005.

6. Só as sessões param no recesso? Gabinetes e comissões continuam funcionando?

Nada que tenha caráter deliberativo funciona. Portanto, as comissões param. É montado apenas um esquema de plantão no período. Já os gabinetes costumam ficar abertos, já que há trabalho burocrático, correspondências e uma série de assuntos de interesse dos parlamentares que precisam ser resolvidos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Violência em Independência: Garoto de 9 anos foi atingido na perna com uma bala perdida.

Leia mais em : www.rikardoassis.blogspot.com

A Bala atingiu a perna do garoto de 9 anos.

O fato que chamou atenção dos independencianos foi um acontecimento policial, uma criança de apenas 9 anos identificado por F.A.C.S foi alvejada com um tiro na perna. O fato ocorreu na madrugada de quarta (22/06) no bairro Conjunto Santa Rita, na localidade conhecida por “Morro do Urubu” a localidade fica na saída de Independência para distrito de Ematuba.

De acordo com a mãe, que ouviu o filho chorar por volta das duas horas da madrugada, mas achou normal que o menino chorasse, pois era comum ele acordar de madrugada assustado. “Não ouvir nenhum tiro na madrugada, mais minha outra filha e o vizinho ouviu dois tiros” comentou a Maria das Graças Ferreira Silva, mãe do garoto alvejado.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Francês Torres: “Fui traído pelo meu partido...”

Leia mais em: www.rikardoassis.blogspot.com entrevista com Francês Torres.
Foto oficial da eleição de 2008.

O ex-prefeito Francês Torres pode se orgulhar de ser um dos maiores políticos de Independência. Nascido em Independência/CE foi por várias vezes eleito vereador e por duas vezes prefeito.

À frente da Prefeitura de Independência entre janeiro de 1989 a janeiro de 1993 e novamente em janeiro de 2001 a janeiro de 2004. Teve uma atuação legislativa atuante com o mandato de Vereador, além de ter sido presidente da Câmara Municipal de Independência.

Francês Torres sempre com expressiva votação das eleições que participou. Atencioso, sereno e ciente da importância do exercício democrático e político que tem em Independência, o ex-prefeito Francês Torres concedeu entrevista exclusiva ao BLOG, na qual fala, sem pressa e dentre outros assuntos, acerca da cogitada pré-candidatura à prefeito em 2012 e da traição que sofreu em 2008.

Quem é Francês Torres?

Nome completo: Francisco Rodrigues Torres

CPF: 040.615.433-34

Data de nascimento: 22/06/1946

Idade: 65 anos

Município de nascimento: Independência /CE

Nacionalidade: Brasileira

Município de residência: Independência /CE

Sexo: Masculino

Estado Civil: Casado

Grau de Instrução: Lê E Escreve

Ocupação principal declarada: Outros

Cargo disputado em 2008: Vice-Prefeito

Município onde concorreu: Independência

UF onde concorreu: CE

Nome na urna: Francês Torres

Número eleitoral: 40

Nome do partido: Partido da Social Democracia Brasileira

Sigla/ número do partido: PSDB /45

Coligação: Independência de Todos (PSL / PSDB / DEM / PT / PSB)

Situação da candidatura em 2008: Deferido

Vida Política

Vereador em 1971 a 1973; 1973 a 1977; 1977 a 1983; 1983 a 1988.

Prefeito em 1989 a 1993 e 2001 a 2004.