Por volta das 13h de sexta-feira, 24 de junho, atendendo solicitação feita ao telefone de denúncia uma equipe do Conselho Tutelar de Independência deslocou-se até ao Conjunto Santa Rita, no bairro Santa Rita, para averiguar uma ocorrência de abandono de incapaz.
De imediato a equipe do Conselho Tutelar entrou em contato com uma equipe policial e deslocaram para o bairro Santa Rita, os Conselheiros Elaine Cristina e Valbênia Sales juntamente com os policiais Manoel Lopes de Araujo e Ademar Pedrosa Ferreira.
Chegando ao local, os Conselheiros verificaram que a denúncia era verdade, de imediato localizaram a mãe das crianças, a Srª R.P.B.S, que estava na casa de uma amiga. Segundo o Auto de Prisão em Flagrante Delito “A Mãe abandonou os quatro filhos menores, sendo o mais novo de tres anos de idade trancados no interior da residência sem nenhum maior a prestar-lhes assistência.”
A infratora foi apresentada aquela ao Delegado da Policia Civil Dr. Ricardo de Castro Savoldi (Crateús) que de imediato decretou a prisão da Srª. R.P.B.S por abandono de incapaz que de acordo com Código Penal - Abandono de Incapaz:
Art. 133 - Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos.
Segunda a Srª R.P.B.S. “que saiu de casa por volta de 11:00 h após alimentar os filhos... Que, não havia se passado ainda nem dois minutos quando um equipe de policial militar foi até a casa onde estava a interrogando” afirmou mãe.
Em visita ao Conselho Tutelar
Para se ter uma idéia, percebi que o prédio onde está estalada a sede do Conselho Tutelar precisa de uma reforma, que é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos. Algumas denúncias precisam ser realizadas em campo, mas os Conselheiros não têm o carro à disposição.
“Fizemos de tudo para que a mãe tivesse consciência de que estava agindo erradamente com os seus filhos, recebemos várias denúncias sobre o abandono das crianças, tivemos a preocupação de aconselhar a mãe e aos familiares dela... mais lamentavelmente a mãe não nos deu ouvido” comentou a conselheira Elaine Cristina ainda sensibilizada com o acontecimento.
A Conselheira ainda nos informou que todos os membros do Conselho Tutelar estão à disposição da sociedade independenciana por 24 horas e até nos fins de semana, também fez uma alerta “Temos recebido muitas denúncias sobre maus-tratos e abandono de crianças, isso tem acontecido em todo o município. Nós, Conselheiros estamos de olho em todos os pais que porventura venham cometer alguns maus-tratos com as crianças. Não iremos nos omitir, cumpriremos nossa função e levaremos os responsáveis a justiça.” Comentou indignada a Conselheira Elaine.
O que diz o advogado da Mãe o Dr. Márcio Greyck Martins.
Na Tarde do dia 28/06, o advogado Márcio Greyck protocolou uma petição de pedido de liberdade provisória com pedido de fiança. “Tenho esperança que o juiz vai atender meu pedido” comentou o advogado.
Já na manhã no dia 29/06, o Dr. Cesar Morel Alcântara concedeu o pedido de liberdade a mãe R.P.B.S com fiança de um salário mínimo.
Comarca de Independência
Rua Santa Terezinha, 573 – Centro
Fone: (88) 3675-1204
Conselho Tutelar de Independência
Rua Alexandre Bonfim, S/N – Centro
Fone: (88) 3675-2359
Dr. Márcio Greyck Martins
Rua das Pedrinhas, 256 – Centro