sábado, 25 de abril de 2015

Biblioteca Comunitária Estação Leitura visita as escolas municipais em Independência


A Biblioteca Comunitária Estação Leitura, que pertence a ONG História Viva iniciou um Projeto Itinerante levando a Biblioteca nas Escolas. A ideia surgiu da Lidiane Costa (membro e funcionaria da Biblioteca) o projeto já começou a visitar as escolas de período integral. A biblioteca conta com um rico acervo da literatura e esse ano traz uma novidade, para trabalhar com os pequenos, o Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva com o tema: Cuidar da Água, Cuidar da vida.  Os alunos participam de um ambiente de leitura onde acontecem interações entre aluno-aluno e professor-aluno.

O projeto leva até as escolas e creches um baú de livros onde os alunos além da leitura dos livros participam das histórias contadas, que por meio dos contos, conscientiza os alunos sobre o uso da água, para não desperdiçar e zelar pelo planeta.

As atividades de intermediação da leitura tornam o currículo mais eficaz e orientado para um melhor desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão.


Lidiane Costa com seu baú já visitou várias escolas, entre elas o Pequeno Príncipe, Escola Santana, Escola José Ferreira de Melo e Fundação Senhor Pires.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Escritor Flávio Paiva comenta sobre a importância da leitura.


VIIº Prêmio literário Escritor Flávio Paiva com inscrições abertas


As inscrições para o 7º Prêmio Literário Flávio Paiva, no município de Independência, prosseguem entre os dias 13 até 24 de abril e podem ser realizadas na sede da organização não governamental (ONG) História Viva ou nas escolas da cidade. Podem participar alunos entre 13 e 17 anos que estejam matriculados em escolas públicas e particulares do município.

O nome do prêmio é em homenagem ao escritor e jornalista Flávio Paiva. Nascido em Independência, Flávio é autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, gestão compartilhada, mobilização social, memória e infância. Oito dos seus livros são dedicados ao público infantil.

As categorias para inscrever os textos são crônica, conto, poesia e literatura de cordel. Cada participante pode inscrever até três trabalhos inéditos, não importando a categoria. A banca julgadora é formada por professores e escritores da região, que trabalham de forma voluntária.

Serviço

Prêmio Literário

Inscrições: até 24 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Divulgação da lista dos vencedores: 1 de agosto
Premiação: 15 de agosto

Informações: ONG História Viva - Casa da Memória e Estação Leitura (Rua Cícero Justino, S/N – Centro, Independência-CE)