segunda-feira, 12 de agosto de 2013

5º PRÊMIO LITERÁRIO ESCRITOR FLÁVIO PAIVA É DESTAQUE NO DIÁRIO DO NORDESTE


Prêmio incentiva leitura e escrita entre estudantes de escolas públicas

Autores dos melhores trabalhos receberão notebook e tablet. O tema deste ano foi a educação para o sucesso

Independência. Prêmio de literatura que já se tornou referência neste município chega à quinta edição colecionando resultados ainda melhores com jovens estudantes. A ONG História Viva homenageou, no último fim de semana, os quatro melhores trabalhos no 5º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva.

Muitos jovens estudantes do município ampliaram o interesse pela escrita aos serem instigados a dar opinião sobre temas cotidianos FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O Prêmio é realizado anualmente e já beneficiou cerca de 1.200 alunos da rede de ensino de Independência. O vencedor deste ano foi Francisco Breno Soares de Sousa, aluno da Escola de Ensino Médio Jerônimo Alves de Araújo, que escreveu um cordel dentro do tema "A educação e o meu lugar no mundo", e como subtema, "Como a educação pode contribuir na nossa trajetória de realizações".

Os participantes concorreram nas categorias: crônicas, poesias, contos e literatura de cordel. A solenidade contou com a presença do jornalista e escritor Flávio Paiva, que dá título ao evento. Ele entregou a premiação ao vencedor deste ano.

Autoridades municipais, diretores de Escolas, professores, alunos, familiares, agentes de cultura e membros da ONG prestigiaram o evento, que proporcionou ao município um resgate de sua memória e cultura.

Reunidos em torno da quinta edição do Prêmio, que já é tradicional no município e começa a atrair os olhares da região, o público presente pode presenciar a força da leitura e escrita como mola propulsora e agregadora da sociedade. A ONG História Viva recebeu os agradecimentos de todos os presentes por manter a chama da memória e cultura local por meio do concurso e demais manifestações artísticas e culturais, à medida que incentiva e capacita crianças e adolescentes no município.

Oportunidade

Para o aluno vencedor, Francisco Breno, o prêmio traz a oportunidade de crianças e adolescentes valorizarem ainda mais a leitura e produção de textos. Aluno do anexo da Escola, situado na localidade de Tranqueiras, Breno concorreu pela primeira vez ao Prêmio, do qual se orgulha.

"Acredito que é através da educação que se consegue vencer, e coloquei isso em meu texto. Acho o prêmio uma excelente iniciativa porque nos incentiva a ler, escrever e compreender que a leitura tem uma importância muito grande na nossa vida", destaca o vencedor, que recebeu um notebook como prêmio.

Com a história de uma princesa que escrevia muito bem e sonhava em ensinar aos camponeses a ler e escrever, a adolescente Terezinha Byatriz Vieira Melo, da Escola de Ensino Fundamental Abigail Antunes Marques ganhou a segunda colocação no prêmio. Ganhou um tablet.

A terceira colocada, Ana Letícia Araújo, do anexo da Escola de Ensino Médio Jerônimo Alves de Araújo, escreveu sobre o desejo de uma garota do interior do Estado em conseguir estudar e seguir carreira profissional. A menina ganhou uma caixa de som com pendrive. A professora Nádja Nara, que acompanhou os alunos do anexo da Escola Jerônimo Alves - escola que teve seis alunos entre os dez primeiros colocados - mostrou que parte da vitória de seus alunos é resultado do acompanhamento e da orientação dos educadores.

Qualidade

"Acompanhamos todo o processo, da inscrição à orientação de leituras e produção dos textos. Cada redação que recebia de meus alunos vibrava muito, com a qualidade dos textos. Fizeram excelentes trabalhos e mereceram a vitória", analisa.

Para o presidente da ONG, Ricardo Assis, a vitória dos alunos é mérito dos professores. "É uma alegria para nós ver alunos se dedicando à leitura e acreditamos que isso em grande parte é mérito de seus professores, que assim dão belo exemplo", pontua Ricardo Assis.

Criação

O vice-presidente da ONG, Expedito Martins, comemorou a quinta edição do Prêmio Literário como um avanço na cultura e educação do município. Contou que o Prêmio surgiu em 2009, com o objetivo de contribuir com a cultura local, incentivar o hábito da leitura e escrita entre os jovens e descobrir novos talentos.

"Após muitos debates decidimos oferecer essa contribuição ao município e procuramos o escritor Flávio Paiva, natural do município, para autorizar o seu nome para o prêmio, haja vista que ele é uma prova viva de que o estudo é o melhor caminho para uma vida de sucesso", afirma Expedito Martins.

Na primeira edição, o Prêmio teve como tema "Independência, minha inspiração"; no ano seguinte, "Saci e a natureza, conhecer para preservar". Em 2011, "A mais bela história que já ouvi", no quarto foi "Vantagens e desvantagens da tecnologia na nossa vida".

Mais Informações
Prêmio Literário Flavio Paiva
ONG História Viva - Rua Cícero Justino, 140, Independência
Telefones: (88) 9247-9550/ 9974-5540

Diário do Nordeste - Regional

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Raimunda Moura – Personalidade do Ano de 2013 – Prêmio Saci 2013

D. Raimunda Moura


Uma mulher humilde como exemplo de amor ao próximo, a Deus e a natureza. Ela é a nossa conhecida Raimunda Moura da Silva. Quando aqui chegou em Independência no ano de 1980 a vida já tinha lhe transformado numa guerreira da fé e da solidariedade.

Nasceu em Acopiara – Ce em 27/04/1927, filha de Manoel Alves de Moura e Maria Targina da Silva que morreram precocemente. Ficando sem seus genitores mudou-se para Senador Pompeu onde casou-se com Cícero da Silva que logo faleceu deixando-a grávida de sua única filha com que mora atualmente. Ao perder o marido foi acolhida por sua irmã e seu cunhado que era funcionário do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, em suas andanças chegaram em Independência e aqui D. Raimunda Moura fixou residência.

Em 1983 por incentivo do padre Miguel iniciou um trabalho pastoral criando a comunidade Barragem e integrando-se a diversas pastorais na paróquia Senhora Santana, dedicando-se de modo particular a pastoral da saúde.

De origem simples, a agricultora herdou de sua avó o gosto e o cuidado com as plantas medicinais, sendo uma ativista nata na preservação natureza e sustentabilidade ambiental. Incentivou nas diversas comunidades por onde passou a implantação de farmácias caseiras e o plantio de ervas medicinais onde as pessoas buscassem a cura através dos recursos naturais.

É detentora de muitas lutas no sindicato dos trabalhadores rurais trabalhadores(as) rurais  de Independência e sozinha rompeu o preconceito da fragilidade feminina e conseguiu erguer a sua pequena e nobre família formada por sua filha Célia, seus netos Niceliane e Eudo e sua bisneta Ariadna.

Em 2007 foi agraciada com prêmio “mulher destaque do ano” outorgado pela Fundação Senhor Pires por ocasião de sues 80 anos de vida.

Hoje aos 86 anos e mesmo com a saúde frágil ela é referência para a comunidade com animadora meiseira, benzedeira, amiga e defensora da natureza.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sai o resultado do prêmio literário Escritor Flávio Paiva - 2013.

O 5º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva foi realizado durante o dia 01 de abril a 15 de maio em quase todas as escolas públicas e particulares do município de Independência, entre os alunos de 12 a 17 anos. O tema escolhido foi “A educação e o meu lugar no mundo e o subtema: Como a educação pode contribuir na nossa trajetória de realizações?”. O aluno poderia concorrer nas seguintes categorias: Crônicas, Poesias, Contos e Literatura de Cordel.
Os alunos vencedores foram:



NOTAS DO V PRÊMIO LITERÁRIO ESCRITOR FLÁVIO PAIVA - 2013
ORDEM
ALUNO
ESCOLA
NOTA
FRANCISCO BRENO SOARES DE SOUSA
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
23,0
TEREZINHA BYATRIZ VIEIRA MELO
EEF Abigail Antunes Marques
22,0
ANA LETÍCIA ARAÚJO 
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
21,1
ANDRESSA DE ARAÚJO SILVA
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
20,9
RITA NÁGILA VIERA DE MACÊDO
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
20,7
DAVID GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA
EEFM Profª Maria Júlia Fialho
20,5
APARECIDA EMANUELA OLIVEIRA
EEF Abigail Antunes Marques
20,5
OLÁVIA GISLAIA RODRIGUES DE SOUZA
EEF Abigail Antunes Marques
20,4
MARIA KARISSE ALVES DE SOUSA
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
20,0
10º
ANTONIA DAIANE VIEIRA DE SOUSA
EEM Dep. Jeronimo Alves de Araújo
19,8



O Primeiro colocado ganhou um Notebook, o segundo colocado ganhou um Tablet e terceiro colocado uma caixa de som com pendrive.

Os prêmios serão entregues aos três primeiros colocados no dia 10 de agosto às 18h30min – Espaço Cultural História Viva – Casa da Memória & Estação Leitura, antiga RFFSA com a presença do Escritor Flávio Paiva.