sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Funceme prevê chuvas no interior do Ceará


As chuvas isoladas são esperadas para as próximas 72 horas
Por: Redação Web
A chuva alegrou 24 municípios cearenses, na madrugada desta sexta-feira. A maior chuva foi registrada na cidade de Assaré, Região do Cariri, com 36 milímetros. Em segundo lugar ficou Iguatu, na Região Centro-Sul, com 12 milímetros.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirmou que as chuvas são comuns e ocorrem devido a um "forte ciclone de altos níveis".
A previsão é que nas próximas 72 horas ocorram outras chuvas isoladas em todo o estado.
Os municípios de Assaré (10.0), Saboeiro (7.0), Choró (3.0) e Antonina do Norte (2.8) também registraram chuvas isoladas.
Na Região Metropolitana de Fortaleza também choveu. O maior nível foi registrado no Eusébio com 4 milímetros, seguido de Maracanaú com 1.5 milímetros.
FONTE: Ceará Agora

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Justiça Eleitoral aprova contas de campanha dos vereadores eleitos de Independência.


O Juíz Eleitoral da 39ª Zona, já publicou algumas decisões de julgamento de contas dos candidatos a vereadores. Os vereadores eleitos tiveram as contas julgadas e aprovadas pela justiça eleitoral.

Segundo a decisão do Juíz, constante nos editais publicados no Cartório Eleitoral de Independência, as contas foram dos vereadores eleitos entregues tempestivamente, dentro do prazo e procedido, e no final, aprovadas.
O Juiz Eleitoral aprovou as contas, e não há indícios que os vereadores eleitos sejam impedidos de ser diplomados e tomar posse em 1° de Janeiro.

Mortos-vivos invadem Independência.

http://www.youtube.com/watch?v=odgYmp9efpU&list=HL1354208609&feature=mh_lolz

Paulo Andrezio, Magnólia, Marybella Sales  e Fabiana.


Roupas pretas, corpos ensanguentados, fantasias e gritos de terror foram ouvidos hoje (29/11) pela cidade de Independência. De longe, tem-se a impressão de que 'mortos-vivos' invadiram a cidade. Porém, engana-se quem imagina esse cenário. O que aconteceu hoje pela manhã (29/11) foi a 2ª Mostra Cultural da EEFM Profª Maria Júlia Fialho, e os Zumbis fez parte da exibição da Mostra.

O movimento que começou no inicio da semana com os ensaios na escola, todos adoraram, principalmente, o público formado por jovens. A performance foi realizada pelos alunos Paulo Andrezzio (3º ano) - Zumbi, Samylla Martins(3º ano) - Zumbi, Marybelly Sales(9º ano) - Zumbi, Karla Hayanne (3º ano) - Zumbi, Magnólia(1º ano) - Zumbi, Fabiana (2ºano) - Zumbi e Karem Rebeca(8º ano) foi a responsável pela maquiagem.

A brincadeira ficou legal, em que os alunos se vestiram de mortos-vivos e dançaram em pleno pátio da escola. Os fãs do cantor, compositor e dançarino se reuniram no centro da escola para assistir a famosa dança e coreografia do videoclipe de Thriller, de Michael Jackson. A coreografia contou com alunos citados acima.

Entre os jovens vestidos de zumbis e com sangue espalhados pelo corpo, também é possível encontrar alunos dedicados com outros trabalhos magníficos em várias salas como a disciplina de História, Matemática, Física e Português.

Diferente para uns, estranho para outros. Seja como for, a dança dos alunos mortos-vivos seguiu atraindo olhares dos alunos das outras escolas que visitaram a Feira. Alguns riam juntos e entravam na brincadeira, outros que estavam assombrados simplesmente se escondiam atrás das colunas. O inusitado também pode acontecer como alguns alunos se sentiram mortos-vivos e até dançaram.

Foi um sucesso a dança e apresentação dos alunos mortos-vivos que estão de parabéns pelo esforço e dedicação.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diplomação dos eleitos em Independência está marcada para dia 18 de dezembro

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Independência

A Justiça Eleitoral de Independência marcou para o dia 18 de dezembro a solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no  município. A cerimônia ocorrerá às 10h no Fórum Ministro Cláudio Santos. Rua Santa Terezinha, 510, Centro. Telefax: (88) 36751204 3675 1167   CEP 63640 000.

O evento de diplomação consta de lei federal e é a entrega dos títulos que confirmam os eleitos, ou seja, o documento comprova a validade da eleição, atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse. A diplomação dos eleitos é feita mediante a entrega das prestações de contas da campanha, dentro do prazo estipulado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Diplomação é o ato solene por intermédio do qual a Justiça Eleitoral oficialmente declara quem são os eleitos e os suplentes, entregando a eles os respectivos  diplomas devidamente assinados pela autoridade competente. Diploma pode ser conceituado como o documento que, depois de terminado o processamento dos resultados do pleito e das impugnações possíveis, é emitido pela Justiça Eleitoral para reconhecer que a pessoa indicada em seu corpo possui legitimidade para assumir o cargo para o qual se elegeu.
Prefeito, vice-prefeito e Vereadores eleitos para a legislatura 2013-2016


Prefeito ELEITO
100,00% 8.323 votos 
PSB Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Inovar com Atitude e Superação

6,88% 1.149 votos 
PSD Partido Social Democrático 
Coligação: Independência para todos

6,49% 1.084 votos 
PSD Partido Social Democrático 
Coligação: Independência para todos

5,59% 933 votos 
PSD Partido Social Democrático 
Coligação: Independência para todos

5,57% 930 votos 
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Inovar com Atitude e Superação

5,34% 892 votos 
PSD Partido Social Democrático 
Coligação: Independência para todos

5,23% 874 votos
PSD Partido Social Democrático 
Coligação: Independência para todos

5,16% 862 votos
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Inovar com Atitude e Superação

5,09% 850 votos
PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Inovar com Atitude e Superação

4,84% 809 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Inovar com Atitude e Superação

4,82% 805 votos
PSD Partido Social Democrático
Coligação: Independência para todos

4,65% 777 votos
DEM Democratas
Coligação: Independência para todos

Mais detalhes:
39ª Zona Eleitoral
Endereço:
Rua Santos Dumont 166
Bairro:
Centro
CEP:
63640-000
Cidade:
Independência (Ceará, CE)
Telefone principal:
(88) 3675 1380

Petróleo em Independência?


Subsolo do Ceará é alvo de pesquisas.

Objetivo da empresa americana é identificar existência de petróleo, gás natural, minérios e água debaixo da terra.

FOTO: JÚNIOR SÁ/ DIVULGAÇÃO

A rotina de duas cidades do Interior cearense tem sido modificada por conta da grande quantidade de máquinas e o tamanho delas. Os moradores de Crateús, localizado a 350 Km de Fortaleza, e de Independência, que fica a 310 Km de distância da Capital, tiveram contato com o maquinário e os funcionários de uma companhia estrangeira que está realizando um estudo do subsolo no território daqueles dois municípios.
Tamanho das máquinas assustou moradores de Crateús. Equipamento passou no último sábado pela cidade. Resultados dos estudos sobre a existência ou não de petróleo, minérios, água e gás natural não foram revelados.

 O objetivo da empresa Global Geophysical Services é mapear os locais onde possam existir minérios, gás natural, petróleo e água. Trabalho semelhante foi concluído recentemente no Piauí. Desde o fim de 2010, quando a Global fechou parceria com a Petra Energia S.A, houve uma intensificação de estudos dessa natureza no Brasil.

O contrato entre ambas as empresas engloba a aquisição de um projeto de dados em terra sísmica, localizado na Bacia do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais.

Pesquisa necessária
Os resultados do levantamento são úteis para as concessionárias que tiverem o interesse em explorar as áreas pesquisadas.


De acordo com o secretário de finanças da Prefeitura de Independência, Coutinho Neto, os primeiros equipamentos e caminhões passaram por Independência na manhã de hoje (ontem). "Eu pessoalmente não vi. Mas os caminhões passaram na área urbana da cidade e os moradores presenciaram a chegada", contou. No sábado passado, a empresa esteve em Crateús. Segundo o secretário adjunto da prefeitura do município, Deoclídes Bezerra Machado, a Global já tinha realizado estudos similares no Piauí. "Eles provocam um pequeno tremor na terra. O trabalho não é demorado, mas o aparato de maquinário impressiona. Estão mapeando o subsolo da região através dessas ondas sísmicas. Querem saber se há gás, água ou petróleo", disse.

Terra treme

Conforme Deoclídes, os abalos causam um estrondo e o tremor pode danificar paredes de casas. "Ainda não houve nenhum caso desse tipo porque eles são muito profissionais. Avisam todos da comunidade ao redor da área que vai ser alvo dos estudos", acrescentou.

Ele adiantou que as informações coletadas pelo levantamento da empresa poderão ser enviadas para a Petrobras.

"Não há nada oficial, mas temos informações que esses mapas no subsolo vão ser encaminhados para Petrobras com intuito de contactar empresas por licitação de contrato de risco interessadas em explorar a área. Pelo que contam na cidade, mas não há nada oficial, é que encontraram gás e tem possibilidade de haver petróleo", contou.

A Petrobras foi contactada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Conforme a Prefeitura de Crateús, a Global presta serviços a vencedora do leilão dos lotes de terras com potencial para extração de petróleo e gás natural, que foi promovido pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

"Estão sendo usados oito caminhões vibradores, que acham o minério em uma profundidade de 10 mil metros pelo som. Cada minério tem um som e os técnicos e engenheiros contratados pela Petrobras estão detectando a qualidade e a quantidade do minério", informa a Prefeitura no seu site oficial.

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER 
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

domingo, 25 de novembro de 2012

Câmara Municipal de Independência realiza a última sessão antes do recesso.



A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Independência antes do recesso de dezembro foi realizada no dia 23 de novembro, sexta-feira, e contou com um público bastante pequeno, que esteve acompanhando os trabalhos dos Vereadores. Foi sem dúvida a  reunião mais tranquila, com a presença de todos os vereadores.
A reunião também serviu para a despedida de alguns vereadores, já que alguns não conseguiram uma nova chance na câmara. O certo é que no próximo ano teremos muitos novatos na Câmara Municipal.
Somente em fevereiro é que iniciara as sessões. Agora fica a expectativa para saber quem será o novo presidente da Câmara Municipal. Pois, conquistar a Mesa Executiva significa ter o comando administrativo e político da Casa, mas também a difícil missão de superar alguns entraves como a falta de estrutura e de cargos comissionados para atender a demanda dos parlamentares.

Passadas as eleições municipais que definiram os 11 nomes para compor o Poder Legislativo, o assunto agora nos bastidores é a eleição da Mesa Executiva, que terá a incumbência de gerenciar as ações no biênio 2013-2014. Trata-se de uma eleição que pode ser ainda mais difícil de vencer, a se considerar o número restrito de votos e os interesses envolvidos.

 Assim, muitos dos vereadores já tiveram conversas com as bases políticas de seus partidos, com o intuito de formar um grupo forte, que garanta pelo menos os 6 votos necessários para ganhar a eleição.

No momento é esperar para o mês de dezembro, onde as conversas irão avançar até definir os nomes dos candidatos à presidência.

Dr. Joel Martins – O Salvador


No sertão de Nova Russas, nascia no dia 30 de novembro de 1942 um menino que iria mudar a história de Independência, filho de José Hermenegildo Martins e Laura Torres Martins. O menino tornou-se uma das mais importantes personalidades de Independência, Dr. Francisco Joel Martins - O Salvador.

Começou os estudos no Ginásio Monsenhor Tabosa em Nova Russas, tempos depois, transferiu-se para cidade de Sobral, onde concluiu os estudos no Colégio Sobralense. Mudou-se para Fortaleza estudou nos colégios Cearense e Lourenço Filho onde terminou o antigo segundo grau.
Logo passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal do Ceará, Formou-se no dia 16 de dezembro de 1968. 

Na data de 9 de julho de 1968 casou-se com Maria Cavalcante Martins na cidade de Fortaleza, teve três filhas : Joelma Cavalcante Martins, Maria Clara Cavalcante Martins e Iara Cavalcante Martins.

Durante sua vida profissional salvou varias vidas em seu hospital Santa Maria. Ocupou vários cargos públicos importantes, foi Diretor do Hospital São Rafael em Altamira - Pará, Diretor do Hospital Santa Maria em São Bento - Ma., Chefe de Postos de Saúde Pública em Ipueiras e Independência, Diretor do Hospital Santa Maria em Independência, Presidente do Clube Rutiro Esporte Clube, Fundador e Presidente do Lion’s Clube de Independência.

Na vida politica foi vice-prefeito por dois mandados, de 1982 a 1988 e 1991 a 1995, como Deputado Estadual realizou varias obras nos municípios de Inhamuns, foi o principal realizador do asfaltamento da BR de Independência a Cruzeta, ajudou na aparelhamento da Policia Militar em Independência.

Dr. Joel Martins, homem público e honesto com mais de 30 anos de serviços prestados a comunidade de Independência, muitas vezes injustiçado por alguns políticos locais, nunca guardou mágoas, sempre disposto a ajudar as comunidades mais humildes.

sábado, 24 de novembro de 2012

Carlos Eduardo e Thaslane Elias: Exemplos a serem seguidos

Por Ricardo Assis



Excelentes alunos Carlos Eduardo e Thaslane Elias.

 Amigos e amigas, na condição de professor, como não poderia ser diferente, quero externar minha felicidade e testemunho sobre dois excelentes alunos que nos orgulha e nos faz acreditar na educação pública. Carlos Eduardo e Thaslane Elias são provas vivas de que a educação é a única saída para o bem social.

Carlos Eduardo, aluno exemplar sempre dedicado aos estudos. Foi vencedor do Spaece 2011 e a Thaslane Elias também é uma excelente aluna e foi vencedora do Spaece por três anos(2009,2010 e 2011).

Ambos jamais tiveram problemas com notas e comportamento.  Estão sempre com novas informações sobre o conteúdo que o professor expõe e proporciona uma grande colaboração em sala de aula. Estão sempre de bem com a vida, alegre e bem humorados, contagia os colegas e são úteis nos grupos de trabalho, tem perfil de líder.

Os dois são talentosos e apresentam o melhor currículo escolar, tem competência é são capazes de se sair bem nas situações práticas do cotidiano. São comportados dentro dos padrões escolares, são capazes de ter iniciativas próprias e tomar decisões com agilidade, caso seja necessária.

Carlos Eduardo e Thaslane Elias são orgulhos dos professores, diretores, coordenadores, PCas e de todos que fazem a escola. Carlos Eduardo é aluno da EEFM Profª Maria Júlia Fialho, já Thaslane Elias é aluna na EEF Dep. Jerônimo Alves de Araújo, ambos foram vencedores do SPAECE 2011 e ganharam um notebook.

Certamente, ambos serão futuros Doutores e serão orgulho de Independência, são estudantes questionadores, e sempre impulsiona a buscar de novas informações. Devemos também parabenizar os professores, acredito que é possível dimensionar melhor o papel da escola e do professor como agentes facilitadores desse processo de aprendizagem de qualidade. O professore, consciente da sua nova função na sala de aula, pode tornar-se guia e valorizar sempre a ação, reflexão e tomada de consciência do aluno.

Ao ver esse garoto e essa garota que são exemplos para todos os alunos e escolas de nosso município, devemos acreditar que é possível e devemos fazer algo para buscar mais alunos para serem exemplos. Os bons alunos estão em todos os lugares - a questão principal é como o educador pode motivá-los.

É bom lembrar que estamos vivendo numa sociedade extremamente competitiva. As escolas estão sendo pressionadas a mostrar resultados imediatos, estatísticas de aprovação em Enem e Spaece, Dessa forma, é preciso pensar que tipo de valores estamos passando com nossa prática de ensino.

O certo é que Carlos Eduardo e Thaslane Elias terão ética e ação humana em seu campo de formatura e serão bons exemplos de profissionais.

Parabéns a todos os Professores, Diretores, Coordenadores, PCAs e Profissionais da Educação das escolas Profª Maria Júlia Fialho e Dep. Jerônimo Alves de Araújo.

Parabéns também para vocês menino(a)s guerreiro(a)s Carlos Eduardo e Thaslane Elias que são nosso orgulho.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO

Por Klésia Pimentel

          A X Bienal Internacional do Livro, chega ao fim.  Com um público recorde diário de aproximadamente cinqüenta mil pessoas e mais de cem mil obras que sedutoramente estiveram ao alcance dos olhos, bolsos e das mãos de diversas gerações que durante os dias oito a dezoito de novembro se fizeram leitores no Novo Centro de Eventos de Fortaleza. E dicotomicamente falando, e difícil dizer quem impressionou mais, se a variedade literária ou a perfeita arquitetura recém inaugurada.

          A Padaria Espiritual do Século XXI: ratificou a literatura como o pão de espírito para o mundo. Os imortais padeiros como Rodolfo Teofilo, entre outros(em tamanho ampliado),  receptivamente saudavam como aperitivo o sabor que saciaria a ânsia pela magia das letras, através do imenso labirinto da curiosidade, shows, palestras, exposições, cordéis, teatros, oficinas...

          No hall de entrada, folders informativos com a programação e mapa de localização das estandes e respectivos autores, livros e editoras, facilitando  o prazeroso encontro entre leitores e literários.

          Biombos gigantes reforçavam na memória(como cartão de visita) dos freqüentadores da Bienal, os noventa anos da Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo e telas dos artistas da época e como não podia faltar a de Tarsila do Amaral. Muitos outros cearenses também foram retratados através da vida e obra para atrair olhares dos curiosos tais como- Francisca Clotilde, (nascida em Taua), Adolfo Caminha(obra A Normalista).

          Ate mesmo Maria Bonita desafiou Lampião, comparecendo sem o companheiro e desacompanhada dos demais jagunços ou cangaceiros, vestida com seu traje característico, (peixeira, chapéu de couro, badulao, cabaca...), com espelho a mostra da roupa caqui, sem desprezar a vaidade feminina. Por um instante pensei que a mesma tivesse se perdido do bando, pois da forma rápida e assustada como passou por perto de mim, pensei que estivesse se preparando para uma nova fuga ou uma emboscada atrás das moitas do semi-árido nordestino. Talvez sob a proteção do Padim Cícero Romão Batista que estava sempre por perto para acalmar a pressa do povo afobado que corria de um lado para outro, como se estivessem procurando encontrar com a Beata Maria de Araujo ou temendo esbarrar com o grupo de Virgulino. E tal como camaleão, os cenários mudavam de cor, tamanho, forma e espessura. Tudo para mostrar a arte e literatura do ceara e do mundo.

          E bastava subir as inúmeras e disputadíssimas escadas rolantes para que cada andar fosse um momento impar de pura informação, saber, conhecimento, lazer, cultura, curiosidade e descoberta... E ate mesmo a confuso e congestionado estacionamento foi incapaz de minimizar a grandiosidade do evento.

          Parabéns aos incentivos do Governo Estadual(através de ações e Programas Federais) pela organização patrimonial e humana por proporcionar que pessoas X livros interagissem indissociavelmente como protagonistas imaginárias e reais do fantástico mundo literário. Disponibilizados para todos acervos gerais e acervos especiais, (publicações seriadas, informação documental, iconografia, manuscritos, obras raras, cartografia, musica e arquivo sonoro...)

          E como não podia faltar um espaço reservado para que pudéssemos viajar em uma
          Maite Proença, escritora e conferencista veio especialmente para a abertura. Entre flashes, aplausos e holofotes embolidos em doses de emoções, anuncia a cantora Gal Costa que através de sua sutileza vocal, inspira aos cearenses a alegria de viver ao som de seus grandes e inesquecíveis sucessos

          Muito bate-papo, palavra cantada e shows com Humberto Gessinger, Thalita Rebouças, Zeca Balero, Márcia Tiburi, Sanzio de Azevedo, Tony Belotto, Luiz Tatit, Flavio Paiva, participação do Nobel de Literatura Wole Soyinka e diversos artistas e escritores locais e regionais.

          Dos quatro dias que estive vivenciando a X Bienal com minha família, um foi o diferencial, principalmente para meus filhos. O Show de Flavio Paiva, ocorrido no segundo andar, auditório sala nove, em seguida o Lançamento do Livro- A Casa do Meu Melhor Amigo. Ambiente repleto de amigos, profissionais da mídia televisiva, literários, professores, acadêmicos, crianças...sua esposa Andrea muito cordial para com todos.
          Das muitas caravanas escolares, a de Independência e Crateús foram especiais, pois revi amigos e ex professores...Alunos contemplados com cartão bônus  para compras de livros e estimulados pelo fascínio inerente a idade propicia a curiosidade, descobertas e sonhos...
          Um momento único para quem pode conferir o evento que já começa a ser ansiosamente aguardado pelas novidades da próxima. E a cada Bienal, a certeza de que tudo torna-se inesquecível para quem a vivencia e desejável fonte de descoberta para quem deseja na próxima estar.

          Senti falta dos tios Eduardo e Elias Bigode, para fazerem par com as cantorias de Lucas Evangelista e Geraldo Amâncio...relembrar as tertúlias no terreiro, ou alpendre da Casa Grande da Várzea da Cacimba, que nem Gilberto Freyre foi capaz de retratar. Uma moda de viola, proseada no palco com o Painel de Luis Gonzaga, o Rei do Baião.  E tirei do Livro O Baú da Gaiatice 2, historia para morrer de rir. Esbarrei com o Seu Lunga em prosa e verso. Conheci os causos do cumpade Quintino Cunha, e com dois contos de reis fiz a sacizada pular com uma perna só e fiz Iracema calcar alparcatas de pneu antes de correr de volta pra se banhar na Lagoa de Messejana. Depois de me perder nas Ruas Gal Bezerril e Pe Mororo, não consegui mais contato Chico Anísio, me apareceu Chico Xavier, que estava escrevendo de cabeça baixa e deixei passar pra não incomodar o homem bom.

          E como no mundo da fantasia tudo e possível, desde a interação literária em 3 D, obras musicais e em braile, contracenar com o incrível HUCK, criar caricaturas diversas, massagem relaxante, medicina holística, teatro de bonecos, contacao de historias, confecção de livros infantis, apresentação de trabalhos escolares(particulares, estaduais e municipais) exposição dos menores livros do mundo, artesanato cearense, oficinas de origami(Sesc) pipoca doce, xurros... Agora e a sua vez, quem quiser que conte outra, pois na X Bienal Internacional do Livro em Fortaleza, todos foram felizes para sempre.


Educadora Klésia Pimentel

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Independência está em situação de Emergência

Cid Gomes decreta situação de emergência em quase todo o Ceará





O governador Cid Gomes assinou na última terça-feira (20) decreto em que declara situação de emergência em 174 municípios cearenses afetados pela estiagem. Segundo o documento, apenas 10 cidades, entre elas Fortaleza, não estão sofrendo em plenitude os efeitos da seca.
De acordo com Decreto nº 31053, a declaração tem como objetivo combater e minimizar os efeitos da estiagem que tem ocasionado perdas de pastagens e lavouras no Ceará. Cid assinou os termos com base em relatório técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Segundo o documento, está garantida a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio aos municípios em situação de emergência com articulação em todas as Setoriais do Governo Estadual e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O decreto tem prazo de vigência de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por até, no máximo, 180 dias.
Situação 'dramática'
Em reunião com prefeitos eleitos e reeleitos na tarde da última terça-feira, o governador Cid Gomes definiu como "dramática" a situação financeira de muitos municípios do Estado. "Como a atividade econômica no Brasil não anda tão aquecida como foi há cinco, seis anos, isso está impactando obviamente a receita do Imposto de Renda e do IPI", disse Cid Gomes.
Segundo o governador, com a economia nacional menos aquecida, o repasse do Governo Federal para o Estado e Municípios sofreu redução. No entanto, Cid fez durante o encontro várias promessas aos futuros governantes municipais, entre elas, a construção de Escolas Profissionalizantes em todos os municípios com mais de 25 mil habitantes.

Confira a lista de cidades atingidas pelos efeitos da estiagem:
1. ABAIARA
2. ACARAPE
3. ACARAU
4. ACOPIARA
5. AIUABA
6. ALCÂNTARAS
7. ALTANEIRA
8. ALTO SANTO
9. AMONTADA
10. ANTONINA DO NORTE
11. APUIARÉS
12. ARACATI
13. ARACOIABA
14. ARARENDÁ
15. ARARIPE
16. ARATUBA
17. ARNEIROZ
18. ASSARÉ
19. AURORA
20. BAIXIO
21. BANABUIÚ
22. BARREIRA
23. BARRO
24. BARROQUINHA
25. BATURITÉ
26. BEBERIBE
27. BELA CRUZ
28. BOA VIAGEM
29. BREJO SANTO
30. CAMOCIM
31. CAMPOS SALES
32. CANINDÉ
33. CAPISTRANO
34. CARIDADE
35. CARIRÉ
36. CARIRIAÇU
37. CARIÚS
38. CARNAUBAL
39. CASCAVEL
40. CATARINA
41. CATUNDA
42. CAUCAIA
43. CEDRO
44. CHAVAL
45. CHORÓ
46. CHOROZINHO
47. COREAÚ
48. CRATEÚS
49. CRATO
50. CROATÁ
51. CRUZ
52. DEP. IRAPUAN PINHEIRO
53. ERERÊ
54. FARIAS BRITO
55. FORQUILHA
56. FORTIM
57. FRECHEIRINHA
58. GENERAL SAMPAIO
59. GRAÇA
60. GRANJA
61. GRANJEIRO
62. GROAÍRAS
63. GUAIUBA
64. GUARACIABA DO NORTE
65. HIDROLÂNDIA
66. IBARETAMA
67. IBIAPINA
68. IBICUITINGA
69. ICAPUÍ
70. ICÓ
71. IGUATU
72. INDEPENDÊNCIA
73. IPAPORANGA
74. IPAUMIRIM
75. IPU
76. IPUEIRAS
77. IRACEMA
78. IRAUÇUBA
79. ITAIÇABA
80. ITAPAJÉ
81. ITAPIPOCA
82. ITAPIÚNA
83. ITAREMA
84. ITATIRA
85. JAGUARETAMA
86. JAGUARIBARA
87. JAGUARIBE
88. JAGUARUANA
89. JARDIM
90. JATI
91. JIJOCA DE JERICOACOARA
92. JUCÁS
93. LAVRAS DA MANGABEIRA
94. LIMOEIRO DO NORTE
95. MADALENA
96. MARACANAÚ
97. MARANGUAPE
98. MARCO
99. MARTINÓPOLE
100. MASSAPÊ
101. MAURITI
102. MERUOCA
103. MILAGRES
104. MILHÃ
105. MIRAÍMA
106. MISSÃO VELHA
107. MOMBAÇA
108. MONSENHOR TABOSA
109. MORADA NOVA
110. MORAUJO
111. MORRINHOS
112. MUCAMBO
113. MULUNGU
114. NOVA OLINDA
115. NOVA RUSSAS
116. NOVO ORIENTE
117. OCARA
118. ORÓS
119. PACAJUS
120. PACOTI
121. PACUJÁ
122. PALHANO
123. PALMÁCIA
124. PARACURU
125. PARAIPABA
126. PARAMBU
127. PARAMOTI
128. PEDRA BRANCA
129. PENAFORTE
130. PENTECOSTE
131. PEREIRO
132. PINDORETAMA
133. PORANGA
134. PIQUET CARNEIRO
135. PIRES FERREIRA
136. PORTEIRAS
137. POTENGI
138. POTIRETAMA
139. QUITERIANÓPOLIS
140. QUIXADÁ
141. QUIXELÔ
142. QUIXERAMOBIM
143. QUIXERÉ
144. REDENÇÃO
145. RERIUTABA
146. RUSSAS
147. SABOEIRO
148. SALITRE
149. SANTA QUITÉRIA
150. SANTANA DO ACARAÚ
151. SANTANA DO CARIRI
152. SÃO BENEDITO
153. SÃO GONÇALO DO AMARANTE
154. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
155. SÃO LUÍS DO CURU
156. SENADOR POMPEU
157. SENADOR SÁ
158. SOBRAL
159. SOLONÓPOLE
160. TABULEIRO DO NORTE
161. TAMBORIL
162. TARRAFAS
163. TAUÁ
164. TEJUÇUOCA
165. TIANGUÁ
166. TRAIRI
167. TURURU
168. UBAJARA
169. UMARI
170. UMIRIM
171. URUOCA
172. VARJOTA
173. VÁRZEA ALEGRE
174. VIÇOSA DO CEARÁ
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE