terça-feira, 31 de julho de 2012

FESTEJOS DE INDEPENDÊNCIA - AMOR AS TRADIÇÕES - Por Klesia Pimentel de Araujo


Onze municípios cearenses celebram a festa da Padroeira Senhora Sant Ana, são eles: Independência, Tiangua, Santana do Acarau, Santana do Cariri, Iguatu, Mucambo, Jati, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti, Varjota.

O Tema deste ano, em Independência foi: Com Santana adultos na fé, fiéis as raízes comprometidos com a realidade.  Ratificando a importância do fortalecimento da fé, espiritualidade, palavra de Deus, doação, caridade, amor ao próximo e reencontro familiar.
Julho é obrigatoriamente roteiro de férias como turismo religioso em nossa cidade.

Como é emocionante rever familiares, amigos, parentes, pessoas que por convite de terceiros e ou curiosidade participam de missas, novenas, confissões.

Quantos casamentos, pessoas vindas de tão longe, somente para batizarem seus filhos. Outros que lembravam de quando moravam nas regiões Sul e Sudeste, ligavam ansiosos para os velhos telefones públicos na esperança de alguém atende-los para ouvir o Hino de Nossa Padroeira.

Quantas promessas alcançadas, vestimenta em tecido de algodão, os pés descalços, a procissão acompanhando a imagem de Sant Ana até a residência contemplada com a presença de nossa avó.

Cada novena, um tema, um público especifico para os mesmos corações que ano, após ano, retornam a cidade amada com novas gerações, dando continuidade o amadurecimento de nossa fé.

Há alguns anos era dentro da Igreja, que aos poucos foi ficando pequena para o tamanho da fé e o aumento dos fiéis.

Dentre idas e vindas para a terrinha amada.

Cada um leva em sua mala: emoções, lembranças, saudades...e o pedido a Deus e nossa Senhora para o retorno no próximo ano.

Como foi importante conhecer e relembrar a cada dia uma árvore da caatinga, sua importância nativa e medicinal como bem imaterial. A valorização as nossas raízes, nossos valores culturais, nossas riquezas naturais.

Quantos anos temos de paróquia e a mesma dedicação.

Especificamente, neste ano, lembrei muito do Pe Miguel e suas celebrações às 7h da manha de domingo, para as crianças, igreja lotada com cânticos como: só entra no céu, quem for como criança...o evangelho, aprendíamos a rezar o terço... e a preparação na Casa Paroquial, onde nos incentivou ao habito da leitura, desenvoltura e reflexão da palavra de Deus.

Aos sábados íamos ao catecismo na casa de D Mocinha, a partir das 14h. Lá no primeiro dia de catequese aprendi a reza: Eu Pecador(aos 10 anos de idade). Senhora tão calma, voz mansa, e sempre com gentileza e sorriso nos lábios a nos receber. Cordial até na hora de exigir disciplina e bons hábitos de todas aquelas crianças que sozinha andavam pelas ruas(Cruzeiro, Santos Dumont, João Facundes...) tranquilamente. Aprendemos com ela: os 10 Mandamentos da Lei de Deus, 7 Sacramentos da Igreja, Pai Nosso, Ave Maria, Salve Rainha, Credo, Ato de Contrição...

Café da manha na horta, com as crianças

Os cuidados de limpeza de zelo do Sr Antonio Rita e sua esposa. Sempre que íamos para lá havia, sobre o chão de cimento bem limpo e encerado, muito arroz para ser descascado, quintal bem varrido e muita manga no pé, sendo nossa hora do recreio, indo finalizar nos algarobas perto do batalhão, juntando vagens...

No ano de seca íamos para os cacimbões buscar água para nossas casas...

As 18h éramos convidados a rezar o terço na Igreja e sempre com as mesma pessoas que já tinham seus mistérios divididos por cada família: D Genilson e Mampu, Dr Rosa e D Hozana, D Expedita, Tia Maria do Carmo, D Alfra(que também cantava ), D Iracema, Fifia, D Rimunda Moura, D Hozanira, D Beta...sem esquecer o cantar solitário da Sr Alzira Rita que nos festejos de Julho acompanhava diariamente a Banda de Musica da cidade. Animando: alvorada, queima de fogos...

D Elza rezava em casa, pela dificuldade de locomoção em sua cadeira de rodas, com D Terezinha, D.Izabel, D.Sinhazinha, D.Zilmã, Branca, D Fatima...e para animar a rua, surgia o barulho da buzina do jipe do seu Jari.

Eu e meus quatro irmãos ficavamos brincando nas calçadas esperando meu pai, que era caminhoneiro chegar para poder com ele compartilhar todos aqueles momentos. De longe reconhecia a buzina da mercedez azul dele, que diferenciava, dos outros carros: Chiquinho Viana, Seu Abdias, Ze Wilson, Ivan...

Ele pouco participava das missas conosco, era mais minha mãe. Que dedicou 11 anos de sua vida indo conosco para festinhas infantis.

Hoje temos a benção do terço dos homens.

A D Maria Ines Pires de Sabóia, vinha todos os anos do Maranhão para Independencia, trazendo grandes ofertas e contribuições para nossa paróquia, desde os folhetins e livros da novena, a jóias, colares de pérolas a serem leiloados...tudo em prol da Igreja. E seu amigos e convidados ilustres que a gentil senhora os traziam para conhecerem nosso município e para ele poder contribuir de alguma maneira. Levou muitas pessoas oportunizando melhores condições de vida, com estudo, excelentes empregos, bons casamentos... Até hoje é lembrada como exemplo de caridade, dedicação e amor ao próximo. Proporcionava excursões para o MA, muitos puderam conhecer seu orfanato, seleto ciclo social, o governador da época Lobão, fábrica de alumínio, melhores restaurantes e muito mais...

Acontecia as rifas de galinha caipira, bolos...por trás da Igreja.

Seu Amorim, com andar compassado e puxando de uma perna tocava pontualmente o sino que ainda hoje eco em mim com doces recordações de uma infância feliz, inocente, com um caminhar na fé e espiritualidade. Cada batida do sino diferenciava o chamado para as missas e o convite a velar os falecidos na Igreja Matriz. Uma espécie de código que toda a população atenta as badaladas entendiam o chamado

E o som do Violão do Seu Berto, hoje dedilhado pela animada entonação de seu neto Bruno, que continua com face de menino meigo.

Cada missa com a coragem de criança, ia até a fila na hora da comunhão na vontade de receber a hóstia e o Pe perguntava se já havia feito a 1Eucaristia, colocando a mão sobre minha cabeça eu voltava para meu lugar, no segundo banco defronte ao altar, do lado esquerdo do Pe. Até que enfim, chegou o grande dia. Minha primeira Eucaristia, das mãos do Pe machado, recebia a esperada hóstia molhada no vinho, simbolizando corpo e sangue de cristo, em coletividade na rua São Vicente, eu com vestido branco igualzinho de minha irma caçula Keuma, como a chamo. Daquele dia em diante o Pe falou para todos que não se ausentassem de Deus, da missa e permanecesse Igreja em cada um de nós. Muitas crianças deixavam de participar das missas depois da 1 Eucaristia e pediu para levantar a mão quem não iria ficar distante de Deus e todos os ali presente levantaram o braço.

Ouvia muito falar na irmã Lucinda e religiosidade das família do Sr Joaquim Mota e Joaquim Augusto.

Todo fim das férias, as professoras das Escolas Reunida e Ginásio nos pediam para descrever sobre os festejos. Cada um tinha uma novidade para contar e em todas elas era mencionadas: as brincadeiras no parque, sorvete do seu Criança e os brinquedos recebidos, quem mais participou da celebração das crianças, novenas e missas...O mais ousado participou como iniciante de escoteiro com o Sr Garrincha e todos iam após a missa comer o delicioso pão de coco, da padaria do seu Badeco. Era uma curiosidade natural da época e uma pergunta que não queria calar: quem ganhou mais presentes nos festejos, dos parentes que moravam fora da cidade, estado e traziam roupas, calçados que na cidade não tinha para vender. E o campeã era respeitado e chegava a ser líder de sala e mandava nos demais porque tinha um relógio ou tênis diferente.

Hoje a tecnogia, moda, acesso a informações é universal e não precisamos ir a capital para adquirir vestimentas, acessórios...nossa cidade tem o bom e o melhor para todos.

Cada independenciano tem uma historia peculiar, uma recordação, um bom motivo para a cidade retornar, principalmente para saudar nossa Padroeira Senhora Sant Ana. Muitos nem se sentem visitantes, pelo amor e forte  elo de ligação entre família, espiritualidade, passado, amigos e vida presente.

E no desfecho das novenas, todos levam na bagagem um mesmo desejo: o de retornar no próximo ano, sob as bênçãos de nossa avó.

Que possamos continuar amadurecendo na fé, espiritualidade, caridade, palavra de Deus, fazendo o bem ao próximo.

Que o ano de 2013 seja o melhor para nós, para sermos melhores no mundo.

domingo, 29 de julho de 2012

Padre JACQUES MOURA - O Educador


Nasceu na cidade de Ipueiras no dia 7 de março de 1924, filho do Sr. José Rodrigues Moura e Srª. Luzia Cavalcante Moura fez o nível médio no seminário São José na cidade de Sobral, foi para a cidade de Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia.

Ordenou-se sacerdote no dia 7 de novembro de 1948, de inicio foi nomeado vigário da cidade de Cariré, pertencente a diocese de Sobral, permaneceu da paróquia de Cariré até o ano de 1951.

Chegou à cidade de Independência, no dia 6 de janeiro de 1952, cidade que iria mudar seu destino e sua vida, ao chegar ao município já encontrou um desafio árduo e um sofrimento inclemente.

No centro de Ciências Religiosas da prainha terminou seu Curso de teologia no ano de 1970 e no dia 20 de fevereiro de 1971 obteve sua licenciatura de Filosofia. Na Escola de administração do Ceara formou-se no ano de 1980 em Administração Pública.

Era um ano de uma severidade seca, a sede havia uma barafunda incontrolável, na realidade a zona urbana de Independência havia menos de mil pessoas morando na sede, mais a confusão estava devido êxodo dos moradores na zona rural para a zona urbana, pois, a seca assolava o interior.

Os moradores da zona rural viam a cidade atrás de um emprego, na época estavam construindo a estrada vicinal entre a cidade de Independência a Crateús. Sempre procurando o beneficio a população mais humilde da paróquia independenciana.

Em 1954 trabalhou pela elevação da capela de Novo Oriente a categoria paróquia. Tornou-se reitor do Seminário São José de Sobral em janeiro de 1955 e em 1956 deu inicio a sua maior obra educacional de sua vida e da História do município de Independência.

Foi a fundação do Instituto Senhora Santana com nível de 1º grau, posteriormente iniciou a grande campanha que mobilizou toda sociedade civil de Independência.

Logo, a sociedade correspondeu ao pedido do pároco, em 1959 foi o ano da criação do Ginásio Santana, foi nomeado diretor do ginásio, o colégio contava com curso de 1º grau, varias turmas terminaram o 1º grau. Foi quando o Pe. Jacques Moura percebeu outro problema que deveria solucionar o mais rápido possível.

Os alunos do Ginásio Santana terminavam o 1º grau e não tinham para onde ir para fazer o 2º grau. Ficavam sem fazer o restante dos estudos ou que tinham condições financeiras iam a Fortaleza para terminar os estudos.

O Educador Pe. Jacques Moura foi até Fortaleza para consegui uma nova entidade de ensino para o município. Junto com algumas personalidades que fizeram da educação sua meta de vida, conseguiram trazer para o município um estabelecimento de 2º grau, Campanha Nacional de Escola da Comunidade – CNEC.

De inicio recebeu o nome de Colégio Técnico Comercial de Independência, que posteriormente chamou de Centro Educacional Pe. Elício Mota e hoje chama – se E.E.F. Abigail Marques.

Foi capelão do Instituto Bom Pastor (1972 / 1973).

Vigário da paróquia Senhor do Bonfim (1973 / 1974).

Após dezoito anos de serviços religiosos na pastoral de Independência, mudou-se para a cidade de Fortaleza. No dia 7 de fevereiro de 1975 solicitou ao Bispo e obteve a dispensa das obrigações sagradas ordens.

sábado, 28 de julho de 2012

Em breve a Comissão Julgadora do 4º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva 2012 divulgará o resultado.

Educadora Cacilda Sales, Professora Érica Sobreira e Escritor Meneses. 


Em breve será divulgado o resultado do 4º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva. Os julgadores já estão na fase final da pontuação dos alunos, agora inicia a fase do somatório das notas. São três julgadores, portanto, cada aluno têm três notas, somando as três notas o aluno que tirar a maior nota vence o prêmio.  O resultado ainda não foi divulgado em virtude de um julgador não ter entregue os trabalhos, segundo o julgador, os trabalhos serão entregue até quarta-feira.   

O objetivo do prêmio é incentivar a leitura e, principalmente, a valorização de novos escritores, serão aceitos trabalhos nas categorias: Crônica,ContoPoesia e Literatura de Cordel, como forma de estímulo à liberdade criativa, podendo a premiação do 1º, 2º e 3º lugares ser em uma só categoria ou em categorias variadas, de acordo com a decisão irrevogável do Júri.

O incentivo e a pratica da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a entender o mundo em nossa volta. Em busca de interpretar o sentido das coisas que estão ao nosso redor, sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade com a que vivemos. Em contato com um livro, enfim, em todos estes casos sempre estamos de certa forma, lendo. Embora, muitas vezes, não percebemos.

A ONG História Viva tem em sua missão incentivar o hábito de ler. Este hábito deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo muito importante e acima de tudo prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Somente através da leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

O tema do 4º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva - 2012 é “Vantagens e desvantagens da tecnologia na nossa vida”, podendo ser ficção ou não ficção, desde que aborde aspectos da cultura ou da memória de familiares. Serão valorizados os trabalhos que apresentem melhor distinção autoral e que demonstrem maior coerência com o tema proposto.

A entrega do prêmio será no dia 11 de agosto, com a presença do Escritor Flávio Paiva, e para o primeiro colocado um notebook, para o segundo um DVD e o terceiro um Mp3.

Maiores detalhes :
ONG História Viva e Biblioteca Comunitária Estação Leitura
Rua Cícero Justino, 140 – Batalhão
Independência /CE – fone: (88) 92479550




sexta-feira, 27 de julho de 2012

Independenciano tem novo artigo científico publicado em revista internacional na Europa.

Dr. Roger Martins, natural de Ematuba.

Francisco Rogerlândio Martins de Melo (natural do distrito de Ematuba) doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, tem novamente artigo publicado em revista científica internacional na área de Doenças Tropicais.

Em novo trabalho conjunto com seu orientador de doutorado, o professor Dr. Jorg Heukelbach(alemão), em parceria com os pesquisadores, Dr. Alberto Novaes, Dr. Carlos Henrique e Dr. Wolfram Lange, resultou na publicação do artigo intitulado “Mortality of Chagas’ disease in Brazil: spatial patterns and definition of high-risk areas” na edição da revista europeia Tropical Medicine & International Health, especializada em doenças infecciosas e parasitárias. Tropical Medicine & International Health é a revista oficial da Federation of European Societies for Tropical Medicine and International Health (FESTMIH).

O artigo faz parte de sua dissertação de mestrado em Saúde Pública e aborda os padrões de distribuição geográfica e identificação de áreas de risco para a mortalidade relacionada à doença de Chagas no Brasil, um importante problema de Saúde Pública nos países da América Latina.

O artigo está disponível no link:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-3156.2012.03043.x/abstract

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Último dia de festa de Santana.

Último dia de festa de Santana.

Ontem foi o último dia de novena da festa de Santana, a novena foi dedicada aos motoristas, à festa de Santana acontece em todo mês de julho, e este ano compareceu poucas pessoas em virtude da seca que o nordeste está passando. Essa festa veio se transformando num evento de rara beleza, com levantamento do mastro, celebrações, missas solenes, procissões, apresentação de banda de música e divertimentos populares.

É preciso empenho para que seja realizada, a Festa de Freguesia de Santana, requer um enorme e incansável esforço de organização, mobilizando as bases nas comunidades, diversos segmentos da comunidade. Todos unidos para que tão importante festa aconteça com brilhantismo e grande expressão de fé.


A festa que acontece na antiga Igreja da Matriz de freguesia de Santana, começou no último dia 16 com a cerimônia de levantamento do mastro com emblema da padroeira. Sempre com alvorada festiva, solene missa cantada e procissão. No geral a festa de Santana foi um sucesso e ocorreu em paz.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alunos de Independência ganham computadores pela SPAECE


E.E,F.M Prof ª Maria Júlia Fialho e Dep. Jeronimo Alves de Araújo, escolas premiadas.

Independência foi destaque na educação a nível estadual, dessa vez várioS estudantes foram premiados com computadores do Governo do Estado pelo bom desempenho no SPAECE.  A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou os nomes dos alunos do ensino médio da rede estadual que vão receber computadores pelo desempenho acadêmico alcançado em 2011. Os dados têm como base o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Um total de 6.107 estudantes vai ganhar um equipamento. Esse número tem crescido desde a implantação do prêmio, em 2008. Na primeira edição, 813 alunos foram agraciados. No ano seguinte, em 2009, 3.033 estudantes conquistaram a premiação e, em 2010, essa iniciativa chegou a 4.320 jovens. 

As escolas E.E.F Profª Maria Júlia Fialho e Dep. Jerônimo Alves de Araújo estão de parabéns pelo belo trabalho e dedicação. Esses resultados têm como referência o Spaece 2011 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda.

A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi regulamentada pelas Leis 14.483, de 08 de outubro de 2009 e 14.691, de 30 de abril de 2012.

SPAECE

O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o  Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries). 


terça-feira, 24 de julho de 2012

Missa do Vaqueiro reúne fé e tradição em Independência


 A Missa do Vaqueiro é um evento religioso e tradicional na cultura popular do sertão e na cidade de Independência, a missa é celebrada a céu aberto, onde quase 100 vaqueiros desfilam nos seus cavalos em procissão, levando oferendas ao altar. A missa oferece atrações musicais da região, como os aboiadores. A Missa do Vaqueiro tem sua origem no assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó que foi morto no dia 09 de julho de 1954, nas caatingas do Sítio Lages. A primeira missa foi celebrada em 1971.



Montados em seus cavalos, preparados como se estivessem na lida diária da caatinga – com seus gibões, chapéus de couro, botas, luvas, couraças – os vaqueiros do sertão de Independência se encontraram ontem ( 23/07) em frente a Horta Pastoral para mais uma edição da Missa dos Vaqueiros.

O evento, que acontece há vários anos, representa um momento de homenagens, reflexões, ao mesmo tempo em que desempenha um papel fundamental na conscientização social sobre as dificuldades enfrentadas por esse representante legítimo dos sertões, principalmente, neste ano de seca. A missa foi às 9h desse a celebração foi conduzida pelo padre Machado e  contou com a participação de aboiadores.
 Antes de se encontrarem para missa, a vaqueirama tomou um café da manhã reforçado e depois desfilou pelas principais vias centrais da cidade. No caminho, fé e emoção tomaram conta dos sertanejos. Na missa, o ofertório chega ser um dos momentos mais marcantes, quando colocam diante do altar, todo o material alusivo ao seu dia a dia no campo.


domingo, 22 de julho de 2012

Ematuba: Comunidade não tem água encanada e sofre com a falta de infraestrutura.

 Nosso BLOG visitou o distrito de Ematuba e constatou o sofrimento dos moradores da localidade com a falta d’água. Não bastasse o problema da falta de água encanada, os moradores de Ematuba carecem de pavimentação de algumas ruas, área de lazer para os jovens e crianças. Segundo os moradores (que pediram para não se identificarem com medo de “perseguições”)  quando chove a situação piora, pois alguns pontos do distrito enchem de água e impossibilita a passagem dos pedestres. E bom ressaltar que há anos o distrito sofre com os problemas de melhoria sociais. São muitos moradores e todos clamam pela falta de apoio político e do poder público.

Também é bom ressaltar que os problemas da localidade da Ematuba não são da administração atual, o problema vem desde a criação do distrito.

Nossa equipe do BLOG identificou o problema da falta de água encanada que ainda não foi solucionada. Para a moradora esse é o principal problema da localidade. “É um absurdo ficarmos sem água”.
 O BLOG entrevistou uma senhora que diariamente, tem que se deslocar de sua casa até um poço instalado na comunidade de São José e Cacimbinha. Seu esposo trabalha durante o dia todo, e ela acaba sendo obrigada a abastecer a casa. Segundo a dona de casa “aqui é muito sofrimento, a gente não aguenta mais, precisa ficar dando várias viagens, subindo e descendo se quiser ter água, por isso esse problema tem que se resolver é agora”, contou”.


Para o consumo diário de água quem tem condições financeiras compram água dos carros pipas que custam cada carrada em torno de R$ 70,00 ou R$ 80,00 reias. Os moradores vão diariamente as localidades de Cacimbinha e São José em busca de água para suas casas em bicicletas, motos, a pé, jumento e até em Mané magro.


Nossa equipe do BLOG identificou o problema da falta de água encanada que ainda não foi solucionada. Para a moradora esse é o principal problema da localidade. “É um absurdo ficarmos sem água”.

O poço artesiano é uma das poucas fontes de água que dispõem os moradores, mas, segundo eles, a quantidade é insuficiente para atender à demanda e às necessidades. Encontramos uma garotinha de apenas 10 anos, nos relatou com detalhes que a sua primeira atividade de todos os dias (é que ao invés de brincar com os amigos) é busca água no poço.  A garota conta que “a gente pega o balde e vai para o poço, depois leva a água pra casa. Outro dia fiquei até com febre e dor de cabeça de tanto carregar”, relatou a criança.

Nossa equipe do BLOG identificou o problema da falta de água encanada que ainda não foi solucionada. Para a moradora esse é o principal problema da localidade. “É um absurdo ficarmos sem água”.

sábado, 21 de julho de 2012

Chamado de Deus - Pastor Sóstenes Fernandes


Sempre é bom ouvir os ensinos e atitude humilde do Pastor Sóstenes Fernandes, em minha opinião, um dos maiores eruditos das Assembleias de Deus que já apareceu em nosso município. Em minhas conversas com o pastor tenho aprendido muito com esse homem santo. Sempre com a mansidão e doçura que são próprias à sua personalidade e formação, tem dedicado todo seu trabalho para o progresso da igreja dentro do município.

Esse homem de Deus teme os holofotes terrenais. Nunca se deixou levar pelos elogios dos seus feitos e jamais declamou suas realizações, olha que ele revolucionou a igreja, deu uma nova visão do que é ser evangélico.Essa postura ministerial e de vida, tem servido de exemplo para muitos jovens e para própria sociedade independenciana. A Assembleia de Deus em Independencia mudou com a entrada do pastor Sóstenes, o número de evangélicos tem aumentado em nossa cidade.

Não é fácil ser pastor em Independência, o município é enorme e as estradas estão péssimas, têm que dar assistência às igrejas na zona rural.. Mas "Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja" (1Tm 3.1) A palavra-chave nesse versículo é "obra". O ministério pastoral é uma obra árdua. Paulo comparou a vida do pastor à do soldado e à do lavrador. Ele encorajou o jovem Timóteo a participar "dos sofrimentos" no ministério. (2 Tm 2.3,6).

Quero deixar o testemunho que o Pastor Sóstenes tem sido um conselheiro para aqueles que necessitam de orientação, um encorajador para aqueles que estão desanimados, e um confortador para os que estão angustiados. Além de ser um administrador da vida e do ministério de uma igreja local, e um líder que dirige a igreja nos caminhos adequados. Porém, dentre todas essas e outras responsabilidades, e, principalmente e acima de todas as demais coisas, um pregado


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sede da OAB foi inaugurada em Crateús.

FOTO: oabce.org.br

Nova sede da OAB/Crateús.
 A Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Ceará (OAB-CE), foi inaugurada ontem (19/07) as 19:00 em Crateús. O evento aconteceu com a presença de várias autoridades e advogados, a inauguração contou com a presença do presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante. Já pela manhã houve um almoço com a presença do prefeito de Crateús, Dr. Carlos Felipe.


A Subseção de Crateús, que funcionava no Fórum da Comarca, agora passará a ter sede própria. O espaço conta com auditório, salas da presidência, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CACCE), da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (Fesac), espaço para reunião, e uma sala de apoio aos advogados. A sede fica na Rua Francisca Rua das Flores, 230, Planalto.
Dr. Marcio Grecky (independência) e Dr. Ophir Cavalcante(OAB/Nacional)
Na ocasião, foram homenageados os advogados José Almir Claudino Sales, José Eudes Soares de Oliveira e a advogada Rozária Neta Bonfim Lacerda, por seus relevantes serviços prestados à advocacia cearense.
 O presidente da Subseção de Crateús, Ismael Pedrosa, “Estávamos necessitando de um espaço físico não só para ter uma referência arquitetônica, mas também para dar apoio aos advogados que não têm condições de ter um escritório ou aqueles que vêm de fora”, comenta. Ismael Pedrosa acrescenta que agora será possível realizar cursos de aperfeiçoamento que não aconteciam por falta de local.
A antiga sede, localizada em um shopping da cidade, contava com espaço restrito, o que prejudicava a realização de reuniões. “Toda região agora está muito feliz com a chegada desse novo equipamento”, comemora.  O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, destaca que este é mais um compromisso assumido pela gestão que se consolida.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Independência fica fora do Programa Primeiro Passo que capacita 4.000 jovens em 63 municípios do Ceará.




O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Projeto Primeiro Passo, celebra nesta quinta-feira (19), às 14h, Auditório da STDS (Rua Soriano Albuquerque, 230 - Joaquim Távora) convênio com 120 entidades, entre prefeituras e associações, para capacitação de 4.000 jovens em 63 municípios do Estado. O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos.

Serão qualificados estudantes de 8º e 9º séries do Ensino Fundamental, 1º ou 2º ano do Ensino Médio ou EJA III e IV. Os jovens participarão de cursos de iniciação profissional por um período de cinco meses, por meio da linha de ação Jovem Bolsista, e receberão da STDS bolsa-capacitação no valor de R$ 100,00, fardamento, lanche e material didático.

Celebram convênios com a STDS os municípios de Altaneira, Amontada, Aquiraz, Aracati, Aratuba, Acopiara, Arneiroz, Barbalha, Barreira, Barro, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Cascavél, Caucaia, Carnaubal, Chorozinho, Coreaú, Crato, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Icapuí, Iguatu, Ipaumirim, Itaiçaba, Itaitinga, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Pacajús, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Salitre, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tejuçuoca, Varjota e Viçosa do Ceará.

Portas abertas

Na última quinta-feira, 12, a STDS também celebrou convênio com 60 empresas para engajamento de 500 jovens nos segmentos da indústria, comércio e serviços, em Fortaleza. Para o secretário Evandro Leitão, a qualificação prática é o mais importante. “Esperamos que os jovens aproveitem a oportunidade de ter um real contato com o mercado de trabalho. É uma nova porta que abrimos para que nossa juventude siga em frente. Só com educação e capacitação iremos conseguir isso”, declarou Evandro Leitão.

Qualificação cidadã

Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do projeto Primeiro Passo, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o programa, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Programação
Data: 19 de julho (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

Assessoria de Comunicação da STDS
Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 - 2099)
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Situação do Barra Velha preocupa a Comissão Gestora do açude.

Comissão Gestora do Barra Velha em reunião no último dia 16.

Em mais uma reunião realizada na segunda(16/07), a Comissão Gestora do Barra Velha teve um recorrente problema que voltou a estar em pauta. A Comissão Gestora formada por várias entidades, discutia a questão da liberação da água do Barra Velha, visando amenizar, ainda que provisoriamente, a falta de água em várias localidades. Mais o que chamou a atenção na reunião foi a necessidade de manter as compostas abertas para liberação de água para algumas localidades.

Na reunião estavam presentes os representantes de algumas das instituições que compõem a Comissão Gestora, entre elas a Associação dos Pescadores, COGERH, ONG História Viva, Associação dos Criadores e a Cagece.

Com a escassez de chuvas nos últimos meses a situação do município de Independência se tornou insustentável, principalmente, na zona rural. Por esse motivo justificou os que defendiam a liberação das comportas do Barra Velha para que amenizasse o problema.

Alguns produtores comentaram que é compreensível que utilizem a água do Barra Velha para salvar seus gados. Segundo a COGERH o Barra Velha tem hoje a capacidade de abaixo de 44% podendo chegar em dezembro com somente 16% de sua capacidade.

Durante as discussões vários pontos foram colocados, tanto pelo grupo favorável quanto pelos contrários á liberação da água, como também pelos representantes da COGERH e da Cagece.

 Também por falta de chuvas em nossa região, não está satisfatória e que a liberação da água poderia, num futuro próximo, causar problemas para as localidades e até a sede do município caso as chuvas não ocorram. No entanto, ressaltou-se também que a situação em que município encontra é de urgência.

Após as discussões, onde cada grupo tentou justificar o seu ponto de vista com opiniões divergentes sobre os prós e contras da liberação. No entanto a liberação ficou mantida.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Assembleia de Deus inaugura a belíssima reforma da igreja em Independência.

Passado e Presente da Assembleia de Deus em Independência.
A Assembleia de Deus/Templo Central inaugurou nos dias 13,14 e 15 de Julho uma nova ampla reforma da congregação na cidade de Independência, localizada no bairro Liberdade. A igreja é a primeira casa do ministério na cidade, que já conta com uma congregação no bairro Cohab.

A inauguração contou com a presença do Pr. Gilmar Fiuzza ( São Paulo) juntamente com o Pastor Mário César (AD Meruoca) e dos cantores: Vilmário Vieira (Salvador – BA) e Alexandre Augusto (Fortaleza) além de uma comitiva incluindo pastores, auxiliares e simpatizantes, que vieram até a cidade celebrar a nova casa. 


Belíssimo Templo Central
 A programação foi um sucesso e contou com a presença de mais de 300 pessoas e autoridades de Independência e região, o Templo Central ficou todo reformado e aconchegante a atitude e o trabalho se tem do brilhante e humilde Pastor Sóstenes Fernandes Paulino que teve a visão e a coragem de reforma toda a igreja. O culto festivo aconteceu no período da noite, e reuniu um grande número de evangélicos e não evangélicos da cidade e de outros municípios vizinhos. 

Os visitantes foram recepcionados pelo pastor local, Sóstenes Fernandes, que com alegria abriu o culto festivo agradecendo a Deus e aos irmãos pelo esforço recompensado pelo resultado final da obra “Deus é fiel, passamos por provas neste lugar, mas o Senhor nos deu a vitória!” comemorou ele, antes de passar a direção do trabalho ao pastor presidente que o deu liberdade para dirigir a reunião.

Pastores de várias cidades do Ceará e do Brasil.
 A benção de consagração do templo foi impetrada pelo Pr. Sóstenes Fernandes, que ministrou rapidamente sobre a importância da igreja como ferramenta de transformação de vidas “ Que essa casa, seja um templo para restaurar pessoas aflitas e necessitadas, que elas venham em busca de vida e achem aqui a paz e segurança do nosso forte Deus”, disse o pastor durante a benção.