quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Sonho que virou realidade...

Nova sede do Sindicato dos Servidores publicos municiapis.

O Sindicato dos servidores públicos de Independência realizou um grande sonho, a sede própria. Desde ultima semana já esta em funcionamento a nova sede do sindicato. A sede fica localizada na Rua Pres. Vargas próxima a Ematerce, a nova sede foi um sonho de todos os associados que reuniram esforços financeiros para, em primeiro momento, a comprar do prédio e em seguida foi a compra de toda a mobília de escritório e computadores.

A Sede dispõe de uma sala de recepção, outra para o presidente, além dos banheiros e uma sala para reuniões, a sede tem todo o conforto que os associados necessitam. Tudo isso só foi possível graça a contribuição dos associados. “ Agora temos a nossa própria sede, todos os servidores são bem vindos a nossa casa.” Comentou o presidente em tom de emoção, João Faustino.

O sindicato começou depois da luta incansável de dois ex-presidentes o Sr. Assis e Sr. Evandro (Peninha) que lutaram por melhores condições de trabalho e os direitos dos servidores. Hoje o sindicato tem aprovação de todos os associados e, principalmente, o respeito da sociedade.

“Iremos fazer uma grande festa para todos os servidores públicos de Independência” disse João Faustino.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grande final da VII Copa Chim 2011.

Localidade do Pajeú foi local de orgulho dos Independencianos, a localidade foi palco da grande decisão.

A grande final da Copa Chim de Futebol 2011, com toda técnica e vontade que há, em cada equipe: do lado a equipe do Brilhante, a expectativa de, novamente, ser apreciado com uma vitoria, diante de sua torcida, no intuito de fazer brilhar semblantes dos torcedores que aguardavam pelo título; do lado o desconhecido Verdão, a esperança de ser campeão pela primeira, no Campo do Pajeú. O Verdão colocou em pratica o ditado que diz “que valeu apena persistir, e não desistir”.

A bola rolando no Pajeú, e a equipe do Brilhante pressionando o Verdão. Mas a equipe do Verdão sempre conseguindo administrar o marcador, reagia somente nos contra-ataques.

Mas o ataque do Brilhante era insistente, sempre com a posse de bola a equipe do Brilhante que tem vários jogadores já consagrados como o Maninho, Abelardo, Goleiro Cid, Goleiro Junior Torres, não souberam aproveitar as oportunidades de gols.

Era tudo que o Verdão queria. A equipe do Verdão, com isso, partiu para cima do Brilhante, sufocando a defesa, e, cinco minutos do segundo tempo conseguiu marcar seu primeiro gol. A decepção da torcida do Brilhante foi inevitável, o Brilhante ficou abalado, não conseguiu durante todo o segundo tempo empatar a partida. Então a partida terminou Verdão 1 X 0 Brillhante.

Verdão se consagrou Campeão da VII Copa Chim 2011.




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Câmara aprova projeto que aumenta o número de vereadores .

A Câmara Municipal de Independência aprovou em o aumento do número de vagas para vereadores. Em Sessão Ordinária realizada setembro foi aprovado com nove votos, o aumento de 9, para 11 vereadores no Poder Legislativo Municipal. Com isso, a partir de janeiro de 2013, a Câmara Municipal de João Monlevade volta a ter 11 vereadores.

Embora a população de Independência não aprove o aumento dos vereadores, como foi comprovado na enquete realizada pelo BLOG, no período de setembro que demonstrou a insatisfação do povo com 21 votos(80%) para NÃO e somente 5 votos(19%) para SIM.

O projeto é de iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal e leva em consideração Lei Federal que permite o aumento do número de vereadores, de acordo com a população de cada município. A lei em questão estabelece a criação de 24 faixas populacionais para definir a quantidade de vereadores de um município.

Independência possui cerca de 25 mil habitantes, e se enquadra entre os municípios que, de acordo com a lei, podem ter 11 vereadores. Entretanto, para que o aumento seja efetivado, cada Câmara Municipal deve efetivar a modificação na sua Lei Orgânica, modificação essa que foi realizada pelos vereadores com a aprovação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Independência fica fora do Projeto Agentes de Leitura 2011 que contemplará 41 municípios de Estado do Ceará


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria do a Secretaria da Educação, lançou hoje, 19, o Edital Bolsas Agentes de Leitura do Ceará 2011, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento humano por meio do acesso ao conhecimento pela difusão do livro e do fomento à leitura nos municípios do estado do Ceará. A novidade é que este ano serão contemplados 188 localidades de 41 municípios de estado. Os interessados podem se inscrever entre os dias 15 de setembro e 17 de outubro de 2011, das 08h às 12h e das 13h às 17h no Setor de Protocolo da Secult.


Segundo o secretario da Cultura do Ceará, Professor Pinheiro, este ano a escolha dos municípios ficou a cargo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, com base nos critérios técnicos definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – IPECE., Cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias selecionadas pelas secretarias de educação dos municípios com base no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura - IFAL desenvolvido pelo IPECE., A Secult entregará ao Agente de Leitura equipamentos e materiais de apoio como bicicleta, mochila acervo bibliográfico, fichas matrizes de acompanhamento e blusa.


Os municípios contemplados serão Potiretama, Jaguaretama, Beberibe, Dep. Irapuan Pinheiro, Mombaça, Boa Viagem, São G. Do Amarante, Miraíma, Uruoca, Granja, Barroquinha, Chaval, Caucaia, Quiterianópolis, Parambu, Novo Oriente, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Graça, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Croatá, Salitre, Tarrafas , Araripe, Saboeiro, Potengi, Antonina do Norte, Santana do Cariri, Mauriti, Granjeiro, Altaneira, Porteiras, Assaré, Nova Olinda, Quixelô., Poderão inscrever-se no presente edital somente pessoas físicas, civilmente capazes, que possuam residência física em um dos municípios do interior do estado.


Os interessados devem ser brasileiro nato ou naturalizado, civilmente capaz; comprovar através de documentos válidos residência fixa em municípios beneficiado por este edital, haver concluído o ensino médio até a data de inscrição e ter 18 anos completos até a data de encerramento das inscrições.


Projeto Agentes de Leitura


O Projeto Agentes de Leitura do Ceará é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização da leitura por meio de atividades ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, simultaneamente com os agentes, serão integrados às bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.


domingo, 18 de setembro de 2011

UM EXEMPLO DE VIDA - DONA MUNDOCA DA CACHOEIRA DO FOGO

FONTE: www.independenciano.com.br

Nome: Raimunda Tavares de Melo (popularmente conhecida por Dona Mundoca da cachoeira) Nasceu em 16 de Dezembro de 1922, na Localidade de Cachoeira do Fogo/Independência – Ceará, no final do ano se Deus quiser comemora 89 anos de vida dedicados a plantar e colher bons frutos da vida.

Inicio da caminhada com Tia Mundoca

Com o seu consentimento

Quero sua liberdade

Pra falar de uma pessoa

De uma avançada idade

Que dedicou sua vida

Em prol da comunidade

Conhecida por Mundoca

Seu nome certo é Raimunda

A família Tavares de Melo

Da qual é oriunda

Raimunda Tavares de Melo

Para que ninguém confunda

Dona Mundoca é Raimunda

De família tradicional

De tudo faz um pouco

Em programa social

Do tempo da L.B.A

Atendia o pessoal

Na casa paroquial

Tinha ótima participação

Influenciava as crianças

Na primeira comunhão

Seus maiores aparatos

Era no ponto religioso

Catequizava crianças

Com um jeito bondoso

Sempre tinha os encontros

Com o Bispo Dom Fragoso

Autor: Luiz Alves da Maia

Nota do site: essa homenagem a Dona Mundoca encontra-se no livro da festa religiosa de São Raimundo Nonato, padroeiro da Localidade de Cachoeira do Fogo, que aconteceu no período de 21 a 31 de agosto de 2011. Paróquia de Senhora Sant’Ana , Independência – Ceará.